sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil em versão renovada

Ícone entre os veículos fora de estrada de alta performance, o Mercedes-AMG G 63 acaba de passar pela maior mudança em sua história. Um dos destaques da marca na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 8 e 18 de novembro, o modelo manteve suas formas clássicas, marcadas pelas linhas retas, que o caracterizam desde seu lançamento em 1979, mas se distingue ainda mais pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico e de rodagem. O novo Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil acompanhado de uma edição especial de lançamento, G 63 Edition 1, com acabamento especial.

Mantendo suas proporções claramente funcionais, o visual do lançamento é dominado pela grade Panamericana, inspirada nos veículos de competição da Mercedes-Benz da década de 1950. Ao mesmo tempo, o modelo reforça sua posição única, combinando sofisticação e requinte com alto desempenho fora de estrada e também no asfalto graças ao seu sistema de tração, à suspensão AMG RIDE CONTROL com novo desenvolvimento, aos modos de condução específicos da AMG e ao novo interior, com o “widescreen cockpit”.

A base para a característica AMG Driving Performance, tanto em estradas pavimentadas como fora delas, é garantida pelo novo motor 4,0 litros V8 biturbo de 585 cv, em conjunto com a tração integral privilegiando a traseira (40:60) com três bloqueios de diferencial. Outros destaques do modelo que contribuem para esse cenário são a transmissão automática de nove velocidades extremamente rápida, a suspensão dianteira independente com braços em V e a suspensão ajustável adaptativa.

A reinterpretação do inconfundível design criou fortes diferenciais, como a adoção da grade do radiador Panamericana, exclusiva da AMG, os arcos de rodas salientes, as marcantes ponteiras laterais do sistema de escapamento e as rodas, agora com até 22 polegadas de diâmetro.

Mais leve e compacto, o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros, substitui o anterior V8 biturbo de 5,5 litros. Neste modelo, ele gera 585 cv de potência e entrega um torque máximo de 850 Nm. Isso acontece ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 2.500 e 3.500 rpm, proporcionando uma sensação de superioridade natural. O Mercedes-AMG G 63 dispara de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 segundos. O desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima, limitada eletronicamente a 220 km/h.

Os dois turbocompressores do motor são posicionados no interior do "V" formado pelas bancadas dos cilindros. A união do design mais compacto com respostas mais imediatas dos turbocompressores - graças à otimização do fluxo de ar em direção dos catalizadores próximos ao motor – proporciona um comportamento ainda mais dinâmico para o veículo. O motor V8 entrega potência com torque muscular em todas as faixas de rotação, sempre mantendo o baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.

A transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G utilizada no Mercedes-AMG G 63 ganhou uma programação especial para o modelo que resulta em tempos de troca de marcha muito curtos. A função de redução múltipla, “pulando” marchas, permite elevações de velocidade ainda mais rápidas, enquanto a função de dupla debreagem nos modos de transmissão "Sport" e "Sport+" contribui para uma experiência de pilotagem ainda mais emocionante.

A tração integral AMG Performance 4MATIC apresenta no novo G 63 uma distribuição de torque favorecendo a traseira, com divisão entre os eixos de 40 a 60 por cento. Essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração. No modelo anterior, a distribuição era neutra, 50:50.

A caixa de redução para off-road foi aperfeiçoada para operação em terrenos difíceis e ajuda a assegurar que o automóvel possa enfrentar os trechos fora de estrada mais exigentes. A redução da caixa de transferência agora é de 2,93, consideravelmente mais alta que no modelo anterior (2,1). Isso ajuda especialmente nas arrancadas em subidas com inclinações extremas, já que o torque nas rodas é significativamente aumentado.

A caixa de redução pode ser acionada por meio do comando LOW RANGE, em velocidades de até 40 km/h. A redução da caixa de transferência é alterada dessa forma de 1,00, em HIGH RANGE, para 2,93. É possível trocar de LOW RANGE para HIGH RANGE em velocidades de até 70 km/h.

A nova embreagem multidiscos inteligente se comporta como um diferencial blocante controlado automaticamente. Isso garante que o novo Mercedes-AMG G 63 permaneça manobrável por mais tempo quando fora de estrada. A vantagem é que o condutor tem uma folga maior antes de ter que acionar as travas de diferenciais manualmente.

O novo modelo tem desempenho fora da estrada ainda melhor e, no asfalto, é mais dinâmico e confortável que seu antecessor. A agilidade ao dirigir se deve em grande parte ao sistema de suspensão, que foi completamente reprojetado pela Mercedes-AMG e utiliza molas helicoidais nas quatro rodas. Pela primeira vez, o eixo dianteiro traz uma suspensão independente, com braços duplos em V. Na traseira, é usado um eixo rígido e uma suspensão com cinco braços.

Os componentes da suspensão dianteira são montados diretamente no chassi, sem utilização de uma subestrutura. Os pontos de ligação do braço em V inferior são posicionados com a maior separação possível. Essa configuração garante boa dirigibilidade tanto na estrada como no off-road. Uma barra de ligação estrutural conecta agora as torres de amortecedores dianteiras, aumentando a rigidez torcional do chassi.

Na traseira, o novo eixo é movimentado por quatro braços de controle longitudinais e uma barra Panhard. Isso torna a rodagem normal, na estrada, ainda mais confortável. Fora da estrada, a compressão das molas de 82 mm e abertura total de 142 mm, mais a distância do solo de 241 mm até o diferencial do eixo traseiro, ajudam a garantir uma condução segura, mesmo em condições extremas. Para diminuir a rolagem da carroceria, o Mercedes-AMG G 63 tem estabilizadores transversais nos eixos dianteiro e traseiro.

A suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento ajustável adaptativo, é equipamento de série. Esse sistema totalmente automático e controlado eletronicamente ajusta o amortecimento de cada roda às necessidades do momento, aumentando a segurança da condução e o conforto de rodagem. O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda de acordo com o estilo de condução, superfície da estrada e o ajuste de suspensão selecionado. O ponto de operação ideal pode ser modificado a qualquer momento com base   em uma ampla variedade de informações relacionadas à aceleração, altura do veículo e velocidade, por exemplo.

Por meio de um comando no console central, o condutor pode escolher entre três diferentes conjuntos de características de amortecimento: "Comfort", "Sport" e "Sport+", influenciando dessa maneira a experiência de condução, que pode ser desde muito confortável até mais rígida e esportiva.

Pela primeira vez na história do Classe G, as características de dirigibilidade podem ser individualizadas ao toque de uma tecla, com cinco modos on-road e três para off-road.

Com os cincos modos on-road do DYNAMIC SELECT, "Slippery" (escorregadio), "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", as características variam entre eficiente e confortável a muito esportivo. Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção. Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o condutor tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Se for preciso, os estágios da suspensão ajustável adaptativa também podem ser selecionados.

Três modos off-road - "Sand" (areia), "Trail" (trilha) e "Rock" (pedra) - estão disponíveis para rodagem fora da estrada. Eles são acessados pelo comando no console central para ativação do bloqueio do diferencial central e podem ser selecionados por meio da tecla DYNAMIC SELECT. O modo "Trail" permite máximo desempenho em superfícies escorregadias, macias, ou na lama. Já o modo "Sand" modifica os parâmetros para um comportamento esportivo e a melhor aderência e dirigibilidade possíveis em trechos de areia ou nas dunas.  "Rock" é o modo para terrenos rochosos extremamente exigentes, com articulação severa dos eixos e frequente elevação de uma ou mais rodas.

Itens de design inconfundíveis dão ao novo Mercedes-AMG G 63 uma aparência única: a tradicional silhueta em forma de caixa, o capô imponente, as dobradiças externas das portas, faróis redondos, indicadores de direção destacados, maçanetas robustas, faixas protetoras musculares em preto com alto brilho e emblema AMG prateado, o estepe exposto na porta traseira com uma cobertura de aço inoxidável e a estrela da Mercedes-Benz tridimensional.

Cada um dos faróis MULTIBEAM LED usa 84 módulos LED de alta performance para iluminar a superfície da estrada automaticamente com um facho de luz extremamente forte e preciso, sem ofuscar outros usuários da via. O controle individual permite que a distribuição da luz nos faróis esquerdo e direito seja adaptada individualmente, rápida e dinamicamente para se adaptar às situações mutantes da estrada. Isso aumenta a segurança para todos os usuários da via.

O sistema Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) também é beneficiado pela atuação da tecnologia MULTIBEAM LED: graças ao maior número de pixels, as áreas mais escuras na distribuição de luz são mais precisas e dinâmicas do que nunca e o farol alto pode ser usado por mais tempo que antes. Uma vez ligado, o sistema sempre proporciona o maior alcance luminoso possível.


O novo modelo ganhou um interior moderno, totalmente recriado, que reflete suas características externas exclusivas. O formato dos faróis redondos é replicado nas saídas de ar laterais e o dos piscas nos tweeters do painel. As marcas registradas do Mercedes-AMG G 63 também incluem a grande alça no painel, em destaque frente ao passageiro dianteiro, e os interruptores para os três bloqueios de diferencial destacados em cromo.

O novo Widescreen Cockpit (cockpit panorâmico) totalmente digital, com instrumentos virtuais, fica diretamente no campo de visão do condutor e tem um mostrador central sobre o console. As duas telas de 12,3 polegadas se fundem visualmente em uma única unidade, sob uma cobertura de vidro. O motorista pode escolher entre três diferentes formatos de exibição - "Classic", "Sporty" e "Progressive" - e acessar as informações desejadas individualmente.
O novo conceito dimensional do interior beneficia todos os ocupantes. O aumento do comprimento (+ 101 milímetros), largura (+ 121 milímetros) e altura (+ 40 milímetros) cria uma base para uma impressão de maior espaço e arejamento do que a do modelo anterior.

No lançamento ao mercado, o novo Mercedes-AMG G 63 será oferecido também na versão especial "Edition 1". As combinações de detalhes de equipamento transformam esse modelo especial em topo de linha. As pinturas disponíveis são preto obsidiana e cinza selenita metálico. Com um discreto contraste, as faixas esportivas laterais são em cinza grafite fosco. As carenagens dos espelhos externos têm uma faixa decorativa vermelha. O pacote AMG Night, com detalhes em preto de alto brilho, reforça a impressão muscular. As rodas de 22 polegadas em preto fosco e com raios cruzados tem as bordas dos aros pintadas de vermelho.

Os destaques em vermelho continuam no interior: eles podem ser encontrados em vários itens internos, como nas costuras contrastantes no suporte do painel, console central, painéis das portas e bancos traseiros. Os bancos esportivos dianteiros em couro napa preto e vermelho também mostram essa cor impactante. Os bancos esportivos trazem uma dinâmica padronagem diamante, com costuras vermelhas contrastantes de série. O acabamento em fibra de carbono tem destaques em vermelho pimenta e o volante Performance em microfibra DINAMICA com a parte inferior plana é decorado com costura contrastante vermelha e uma marca vermelha de 12 horas.

*Peso líquido DIN, sem motorista; ** Peso liquido EC, com motorista (75 kg)

Preço Público Sugerido
Mercedes-AMG G63                       R$ 1.049.900,00
Mercedes-AMG G63 Edition 1         R$ 1.179.900,00

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