Ícone entre os
veículos fora de estrada de alta performance, o Mercedes-AMG G 63 acaba de
passar pela maior mudança em sua história. Um dos destaques da marca na 30ª
edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 8 e 18
de novembro, o modelo manteve suas formas clássicas, marcadas pelas linhas
retas, que o caracterizam desde seu lançamento em 1979, mas se distingue ainda
mais pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda
mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico e de rodagem. O novo
Mercedes-AMG G 63 chega ao Brasil acompanhado de uma edição especial de
lançamento, G 63 Edition 1, com acabamento especial.
Mantendo suas
proporções claramente funcionais, o visual do lançamento é dominado pela grade
Panamericana, inspirada nos veículos de competição da Mercedes-Benz da década
de 1950. Ao mesmo tempo, o modelo reforça sua posição única, combinando
sofisticação e requinte com alto desempenho fora de estrada e também no asfalto
graças ao seu sistema de tração, à suspensão AMG RIDE CONTROL com novo
desenvolvimento, aos modos de condução específicos da AMG e ao novo interior,
com o “widescreen cockpit”.
A base para a
característica AMG Driving Performance, tanto em estradas pavimentadas como
fora delas, é garantida pelo novo motor 4,0 litros V8 biturbo de 585 cv,
em conjunto com a tração integral privilegiando a traseira (40:60) com três
bloqueios de diferencial. Outros destaques do modelo que contribuem para esse
cenário são a transmissão automática de nove velocidades extremamente rápida, a
suspensão dianteira independente com braços em V e a suspensão ajustável
adaptativa.
A
reinterpretação do inconfundível design criou fortes diferenciais, como a
adoção da grade do radiador Panamericana, exclusiva da AMG, os arcos de rodas
salientes, as marcantes ponteiras laterais do sistema de escapamento e as
rodas, agora com até 22 polegadas de diâmetro.
Mais leve e
compacto, o motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros, substitui o anterior V8 biturbo
de 5,5 litros. Neste modelo, ele gera 585 cv de potência e entrega um torque
máximo de 850 Nm. Isso acontece ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre
2.500 e 3.500 rpm, proporcionando uma sensação de superioridade natural. O
Mercedes-AMG G 63 dispara de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 segundos. O
desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima, limitada eletronicamente
a 220 km/h.
Os dois
turbocompressores do motor são posicionados no interior do "V"
formado pelas bancadas dos cilindros. A união do design mais compacto com
respostas mais imediatas dos turbocompressores - graças à otimização do fluxo
de ar em direção dos catalizadores próximos ao motor – proporciona um
comportamento ainda mais dinâmico para o veículo. O motor V8 entrega potência
com torque muscular em todas as faixas de rotação, sempre mantendo o baixo
consumo de combustível e emissões reduzidas.
A transmissão AMG
SPEEDSHIFT TCT 9G utilizada no Mercedes-AMG G 63 ganhou uma programação
especial para o modelo que resulta em tempos de troca de marcha muito curtos. A
função de redução múltipla, “pulando” marchas, permite elevações de velocidade
ainda mais rápidas, enquanto a função de dupla debreagem nos modos de
transmissão "Sport" e "Sport+" contribui para uma
experiência de pilotagem ainda mais emocionante.
A tração integral
AMG Performance 4MATIC apresenta no novo G 63 uma distribuição de torque
favorecendo a traseira, com divisão entre os eixos de 40 a 60 por cento. Essa
configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a
aceleração. No modelo anterior, a distribuição era neutra, 50:50.
A caixa de redução
para off-road foi aperfeiçoada para operação em terrenos difíceis e ajuda a
assegurar que o automóvel possa enfrentar os trechos fora de estrada mais
exigentes. A redução da caixa de transferência agora é de 2,93,
consideravelmente mais alta que no modelo anterior (2,1). Isso ajuda
especialmente nas arrancadas em subidas com inclinações extremas, já que o
torque nas rodas é significativamente aumentado.
A caixa de redução
pode ser acionada por meio do comando LOW RANGE, em velocidades de até 40 km/h.
A redução da caixa de transferência é alterada dessa forma de 1,00, em HIGH
RANGE, para 2,93. É possível trocar de LOW RANGE para HIGH RANGE em velocidades
de até 70 km/h.
A nova embreagem
multidiscos inteligente se comporta como um diferencial blocante controlado
automaticamente. Isso garante que o novo Mercedes-AMG G 63 permaneça manobrável
por mais tempo quando fora de estrada. A vantagem é que o condutor tem uma
folga maior antes de ter que acionar as travas de diferenciais manualmente.
O novo modelo tem
desempenho fora da estrada ainda melhor e, no asfalto, é mais dinâmico e
confortável que seu antecessor. A agilidade ao dirigir se deve em grande parte
ao sistema de suspensão, que foi completamente reprojetado pela Mercedes-AMG e
utiliza molas helicoidais nas quatro rodas. Pela primeira vez, o eixo dianteiro
traz uma suspensão independente, com braços duplos em V. Na traseira, é usado
um eixo rígido e uma suspensão com cinco braços.
Os componentes da
suspensão dianteira são montados diretamente no chassi, sem utilização de uma
subestrutura. Os pontos de ligação do braço em V inferior são posicionados com
a maior separação possível. Essa configuração garante boa dirigibilidade tanto
na estrada como no off-road. Uma barra de ligação estrutural conecta agora as
torres de amortecedores dianteiras, aumentando a rigidez torcional do chassi.
Na traseira, o novo
eixo é movimentado por quatro braços de controle longitudinais e uma barra
Panhard. Isso torna a rodagem normal, na estrada, ainda mais confortável. Fora
da estrada, a compressão das molas de 82 mm e abertura total de 142 mm, mais a
distância do solo de 241 mm até o diferencial do eixo traseiro, ajudam a
garantir uma condução segura, mesmo em condições extremas. Para diminuir a
rolagem da carroceria, o Mercedes-AMG G 63 tem estabilizadores
transversais nos eixos dianteiro e traseiro.
A suspensão AMG
RIDE CONTROL com amortecimento ajustável adaptativo, é equipamento de série.
Esse sistema totalmente automático e controlado eletronicamente ajusta o
amortecimento de cada roda às necessidades do momento, aumentando a segurança
da condução e o conforto de rodagem. O amortecimento é ajustado individualmente
para cada roda de acordo com o estilo de condução, superfície da estrada e o
ajuste de suspensão selecionado. O ponto de operação ideal pode ser modificado
a qualquer momento com base em uma ampla variedade de informações
relacionadas à aceleração, altura do veículo e velocidade, por exemplo.
Por meio de
um comando no console central, o condutor pode escolher entre três diferentes
conjuntos de características de amortecimento: "Comfort",
"Sport" e "Sport+", influenciando dessa maneira a
experiência de condução, que pode ser desde muito confortável até mais rígida e
esportiva.
Pela primeira
vez na história do Classe G, as características de dirigibilidade podem ser
individualizadas ao toque de uma tecla, com cinco modos on-road e três para
off-road.
Com os cincos
modos on-road do DYNAMIC SELECT, "Slippery" (escorregadio),
"Comfort", "Sport", "Sport+" e
"Individual", as características variam entre eficiente e confortável
a muito esportivo. Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a
resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção.
Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o condutor tem a
opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo
manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando
as aletas do câmbio posicionadas no volante. Se for preciso, os estágios da
suspensão ajustável adaptativa também podem ser selecionados.
Três modos
off-road - "Sand" (areia), "Trail" (trilha) e
"Rock" (pedra) - estão disponíveis para rodagem fora da estrada. Eles
são acessados pelo comando no console central para ativação do bloqueio do
diferencial central e podem ser selecionados por meio da tecla DYNAMIC SELECT.
O modo "Trail" permite máximo desempenho em superfícies
escorregadias, macias, ou na lama. Já o modo "Sand" modifica os parâmetros
para um comportamento esportivo e a melhor aderência e dirigibilidade possíveis
em trechos de areia ou nas dunas. "Rock" é o modo para terrenos
rochosos extremamente exigentes, com articulação severa dos eixos e frequente
elevação de uma ou mais rodas.
Itens de design
inconfundíveis dão ao novo Mercedes-AMG G 63 uma aparência única: a tradicional
silhueta em forma de caixa, o capô imponente, as dobradiças externas das
portas, faróis redondos, indicadores de direção destacados, maçanetas robustas,
faixas protetoras musculares em preto com alto brilho e emblema AMG prateado, o
estepe exposto na porta traseira com uma cobertura de aço inoxidável e a
estrela da Mercedes-Benz tridimensional.
Cada um dos faróis MULTIBEAM LED usa 84 módulos LED de alta
performance para iluminar a superfície da estrada automaticamente com um facho
de luz extremamente forte e preciso, sem ofuscar outros usuários da via. O
controle individual permite que a distribuição da luz nos faróis esquerdo e
direito seja adaptada individualmente, rápida e dinamicamente para se adaptar
às situações mutantes da estrada. Isso aumenta a segurança para todos os
usuários da via.
O sistema Adaptive
Highbeam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) também é beneficiado
pela atuação da tecnologia MULTIBEAM LED: graças ao maior número de pixels, as
áreas mais escuras na distribuição de luz são mais precisas e dinâmicas do que
nunca e o farol alto pode ser usado por mais tempo que antes. Uma vez ligado, o
sistema sempre proporciona o maior alcance luminoso possível.
O novo modelo
ganhou um interior moderno, totalmente recriado, que reflete suas
características externas exclusivas. O formato dos faróis redondos é replicado
nas saídas de ar laterais e o dos piscas nos tweeters do painel. As marcas
registradas do Mercedes-AMG G 63 também incluem a grande alça no painel, em
destaque frente ao passageiro dianteiro, e os interruptores para os três
bloqueios de diferencial destacados em cromo.
O novo Widescreen
Cockpit (cockpit panorâmico) totalmente digital, com instrumentos virtuais,
fica diretamente no campo de visão do condutor e tem um mostrador central sobre
o console. As duas telas de 12,3 polegadas se fundem visualmente em uma única
unidade, sob uma cobertura de vidro. O motorista pode escolher entre três
diferentes formatos de exibição - "Classic", "Sporty" e
"Progressive" - e acessar as informações desejadas individualmente.
O novo conceito
dimensional do interior beneficia todos os ocupantes. O aumento do comprimento
(+ 101 milímetros), largura (+ 121 milímetros) e altura (+ 40 milímetros) cria
uma base para uma impressão de maior espaço e arejamento do que a do modelo
anterior.
No lançamento ao
mercado, o novo Mercedes-AMG G 63 será oferecido também na versão especial
"Edition 1". As combinações de detalhes de equipamento transformam
esse modelo especial em topo de linha. As pinturas disponíveis são preto
obsidiana e cinza selenita metálico. Com um discreto contraste, as faixas
esportivas laterais são em cinza grafite fosco. As carenagens dos espelhos
externos têm uma faixa decorativa vermelha. O pacote AMG Night, com detalhes em
preto de alto brilho, reforça a impressão muscular. As rodas de 22 polegadas em
preto fosco e com raios cruzados tem as bordas dos aros pintadas de vermelho.
Os destaques em
vermelho continuam no interior: eles podem ser encontrados em vários itens
internos, como nas costuras contrastantes no suporte do painel, console
central, painéis das portas e bancos traseiros. Os bancos esportivos dianteiros
em couro napa preto e vermelho também mostram essa cor impactante. Os bancos
esportivos trazem uma dinâmica padronagem diamante, com costuras vermelhas
contrastantes de série. O acabamento em fibra de carbono tem destaques em
vermelho pimenta e o volante Performance em microfibra DINAMICA com a parte
inferior plana é decorado com costura contrastante vermelha e uma marca
vermelha de 12 horas.
*Peso líquido DIN,
sem motorista; ** Peso liquido EC, com motorista (75 kg)
Preço Público
Sugerido
Mercedes-AMG G63 R$ 1.049.900,00
Mercedes-AMG G63 Edition 1 R$ 1.179.900,00
Mercedes-AMG G63 R$ 1.049.900,00
Mercedes-AMG G63 Edition 1 R$ 1.179.900,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário