Imagine um
mundo em que você viaja longas distâncias sem a necessidade de aeroportos. Um
mundo no qual as pessoas podem evitar a segurança burocrática do embarque,
horas de filas de espera e aviões ruidosos e apertados. E se, em vez disso,
você pudesse ter sua própria cabine privada de primeira classe que te busca
em casa e o leva de um ponto ao outro?
Essa é a visão
para as futuras viagens que a Volvo Cars revela com seu novo conceito 360c,
uma visão holística de um futuro autônomo, elétrico, conectado e seguro. Esse
cenário pode abrir novos mercados em crescimento para a fabricante sueca, por
exemplo, na indústria multibilionária de viagens domésticas de avião.
A base do 360c
é de um carro totalmente elétrico, autônomo e sem motorista. O conceito
aproveita a liberdade de design proporcionada pela ausência do volante e do
motor a combustão, proporcionando a capacidade de reinventar a tradicional
posição dos passageiros em filas de dois ou três.
O 360c
apresenta quatro usos potenciais de veículos de condução autônoma – um
ambiente de descanso, escritório móvel, sala de estar e espaço de
entretenimento – no qual todos repensem a forma como as pessoas viajam. Ele
também oferece uma proposta para um padrão global de como os veículos
autônomos podem se comunicar de maneira segura com todos os outros usuários
nas estradas.
O 360c
representa um concorrente potencial da indústria multibilionária de
companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros provedores de serviços
em viagens de curta distância. Rotas especialmente menores, na qual a
distância entre a origem e o destino seja de cerca de 300 quilômetros, são os
principais impactados nessa disrupção por um modo de viagem alternativa.
Por exemplo,
nos Estados Unidos, mais de 740 milhões de viajantes embarcaram em voos
domésticos no ano passado, e essa indústria de viagens aéreas vale bilhões de
dólares em receita. Diversas rotas domésticas movimentadas, como Nova York a
Washington DC, Houston a Dallas e Los Angeles a San Diego, consomem mais
tempo de avião do que de carro, ao incluir itens como deslocamento ao
aeroporto, verificações de segurança e espera.
Além de novos
grupos de potenciais clientes para os negócios da Volvo Cars, o 360c também
traz implicações para o futuro das viagens, planejamento urbano,
infraestrutura e impacto ambiental da sociedade moderna. O conceito não
apenas repensa como as pessoas viajam, mas também analisa como elas se
envolvem com amigos e familiares enquanto estão em trânsito, e como podem
recuperar seu tempo enquanto viajam nas cidades do futuro.
O 360c é o
primeiro passo, ainda que deliberado, de uma ampla discussão sobre o
potencial da tecnologia de condução autônoma para mudar fundamentalmente a
sociedade de muitas maneiras.
|
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Volvo Cars apresenta o conceito autônomo 360c: por que voar quando você pode ser conduzido?
Marcadores:
CARRO AUTÔNOMO,
CARRO CONCEITO,
CARRO ELÉTRICO,
CONDUÇÃO AUTÔNOMA,
ESTUDO DE VIABILIDADE,
VILVO CARS,
VISÃO HOLÍSTICA,
VOLVO 360c
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário