Desenvolvido sobre a rica herança das robustas picapes da
marca, o novo Jeep Gladiator 2020 entrega uma inigualável combinação de
utilidade e características intrínsecas da marca Jeep.
“Indiscutivelmente uma
picape e imediatamente reconhecível como Jeep, o Gladiator representa o que há
de mais novo em veículos preparados para levar a cabo todo tipo de aventuras ao
ar livre”, afirma Tim Kuniskis, chefe da marca Jeep para América do Norte.
O Jeep Gladiator 2020 estará disponível em quatro
acabamentos: Sport, Sport S+, Overland e Rubicon. Produzido em Toledo (EUA), o
novo Gladiator chegará às concessionárias norte-americanos da Jeep no segundo
trimestre de 2019.
Versão moderna do autêntico design Jeep
O novo Gladiator parte de um robusto e, ao mesmo tempo,
elegante desenho que se mostra imediatamente familiar graças às tradicionais
características de identidade Jeep. A equipe de design manteve a lendária grade
de sete fendas do Wrangler, desta vez mais largas para aumentar o fluxo de ar e
ajudar o motor, aspecto importante com o incremento da capacidade de reboque. A
parte superior da grade está suavemente inclinada para melhorar a aerodinâmica.
As versões Overland e Rubicon oferecem, como opção,
faróis dianteiros e de neblina de LED que proporcionam uma nítida luz branca e
enriquecem o estilo do Gladiator. Os veículos com LED contam também com luzes
de circulação diurna (DRL) que formam uma auréola ao redor dos faróis. Os
indicadores de direção dianteiros estão na frente dos para-lamas trapezoidais.
Atrás, as tradicionais lanternas quadradas, que também podem ser de LED,
ladeiam a tampa traseira, que tem trava elétrica e três posições de abertura.
Ao projetar a caçamba, foi dada atenção especial a
inteligentes soluções funcionais e na racionalização do espaço. A iluminação do
piso, a fonte de alimentação elétrica coberta (400 W, 115 V) e os fortes
ganchos são alguns exemplos. O sistema opcional de gestão de carga Trail Rail
proporciona ainda mais alternativas para organizar e proteger a carga.
O teto de lona premium Sunrider, exclusivo no segmento,
tem mecanismo de abertura intuitivo e ajuda a reduzir o ruído do vento. Com ele
na posição intermediária ou completamente aberta se pode acessar facilmente o
interior. Os pontos de fixação deslizam por um trilho para simplificar a
desmontagem do vidro traseiro.
O interior do novo Jeep Gladiator 2020 combina estilo
exclusivo, versatilidade e conforto. Materiais de alta qualidade e acabamento
preciso proliferam por toda a cabine. O console central inspirado pela
herança da Jeep exibe design limpo e esculpido que complementa o quadro de
instrumentos, com detalhes que variam de acordo com a versão. O painel de
instrumentos revestido a mão, de série na versão Overland e disponível na
Rubicon, apresenta superfícies suaves ao tato com costuras contrastantes. A
partida por botão (que é impermeável!) é item de série em todos os Gladiator.
O sistema de infotenimento Uconnect pode ter telas de 5, 7 ou 8,4 polegadas. E é por meio do monitor
multimídia que se pode controlar um recurso exclusivo da versão Rubicon: a
câmera dianteira off-road, que é instalada na fenda central da grade e permite
visualizar os obstáculos à frente.
Conjuntos mecânicos avançados
No lançamento o novo Jeep Gladiator será impulsionado
por um único motor: o conhecido e premiado Pentastar V6 de 3,6 litros, a
gasolina. Ele entrega 289 cv de potencia, 35,9 kgfm de torque e conta com o
sistema Stop-Start. Ele proporciona ampla escala de torque, com ênfase em
baixas rotações, aspecto crucial no fora de estrada extremo. O câmbio manual de
seis marchas será padrão no Pentastar, com a caixa automática de oito
velocidades como opcional.
Famoso pelo refinamento, força, eficiência e
versatilidade, o motor Pentastar V6 já teve mais de 8,6 milhões de unidades
produzidas desde o lançamento, em 2010. Premiada várias vezes, esta família de
motores é feita atualmente em três fábricas – duas nos Estados Unidos e uma no
México. Um V6 de 3 litros a diesel estará disponível no início de 2020, com 260
cv, 61,1 kgfm e recurso Stop-Start, sempre fazendo par com o câmbio automático
de 8 marchas, adaptado para lidar com o torque maior.
O novo Gladiator 2020 proporciona a lendária capacidade
off-road da Jeep graças a dois avançados sistemas de tração nas quatro rodas. O
Command-Trac 4x4, de série nas configurações Sport e Overland, conta com caixa
de transferência de duas velocidades com relação final de 2,72:1 para a
reduzida e com a terceira geração de eixos rígidos Dana dianteiro e traseiro,
com relação 3,73:1 para o posterior. No Gladiator Rubicon, o sistema Rock-Trac
4x4 incorpora a última geração de eixos de alto rendimento Dana 44 e marcha
reduzida com relação final 4:1. São de série os diferenciais com bloqueio
eletrônico Tru-Lok.
Todo Gladiator exibe orgulhosamente o emblema “Trail
Rated”, por conta da reconhecida capacidade 4x4 de Jeep.
Já no lançamento, a Mopar vai oferecer mais de 200 novos
e redesenhados acessórios da linha Jeep Performance Parts para que os
proprietários personalizem o novo Jeep Gladiator 2020. Entre esses produtos
haverá itens ligados a distintos estilos de vida, além de utilidades típicas de
picapes, como capotas marítimas e revestimento protetor de caçamba. Sem falar
de peças destinadas para usos mais específicos como kits de elevação de
suspensão, luzes off-road, protetores laterais e inferiores de carroceria, entre
outros acessórios desenvolvidos exclusivamente para o Jeep Gladiator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário