Durante a última década a expectativa dos motociclistas
foi se modificando no que diz respeito ao tipo de motocicleta desejada. Do
ponto de vista da performance, um patamar de excelência foi atingido. No
entanto, em relação ao design, restou ainda muito campo para inovações.
A Honda nunca teve receio de aplicar sua vasta tecnologia
e criatividade para propor motocicletas com personalidade inédita, que se
destaquem na paisagem, oferecendo a seus usuários sensações únicas tanto do
ponto de vista estético como em termos de funcionalidade técnica.
A CB 1000R é um exemplo desta busca pelo novo, associando
às conhecidas características dasnaked streetfighter – potência bruta e
vocação esportiva – o charme do estilo café racer,reinterpretado de
maneira exclusiva e original.
Nascida a partir de um projeto 100% inédito, a Honda CB
1000R foi idealizada para oferecer uma pilotagem que exalta as sensações dos
amantes da tocada esportiva como também é capaz de satisfazer aqueles que buscam
uma motocicleta para ser levada de maneira tranquila. Esta dupla identidade
está na raiz do conceito Neo Sports Café inaugurado pela CB 1000R,
que sob qualquer perspectiva – estética, emocional, tecnológica ou de
desempenho – é um modelo destinado a entrar para a história.
O comando do acelerador do tipo TBW (Throttle By Wire)
oferece ao piloto um controle exato da potência. Os quatro Riding Modes possibilitam
alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de
tração. Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em RAIN a
potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o
controle de tração em nível elevado. No modo STANDARD o nível de
potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três
parâmetros. No modo SPORT a potência é ajustada em nível pleno, e
tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O
quarto e último modo é o USER, que permite determinar o nível de cada um
dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de
tração.
O peso a seco é de apenas 199 kg, e a elevada potência de
141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à
de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atrás. Tal realidade
justifica escolha de componentes de alta especificação para a parte ciclística
– suspensões e freios – que, em conjunto com o chassi monotrave de aço,
oferecem a dirigibilidade esperada para uma naked de última geração.
Conceito Neo Sports Café valoriza detalhes em metal
Silhueta trapezoidal e ultracompacta
Chassi monotrave de aço, de baixo peso
Suspensões totalmente reguláveis Showa
Freios dianteiros com cálipers de quatro pistões e
fixação radial
O design da Honda CB 1000R procurou seguir uma nova
direção para se diferenciar das naked tradicionais. Cada detalhe foi
particularmente cuidado, do motor aos componentes que o circundam, com a
intenção de transmitir um minimalismo retrô mas que não deixasse de evidenciar
a elevada performance do motor e ciclística.
Proporções compactas exaltam a silhueta trapezoidal.
Elementos como o farol Full LED e o suporte de placa, fixado à
balança da suspensão monobraço traseira, permitiram evidenciar a curta rabeta
de alumínio que incorpora a lanterna traseira em LED e alças para o
garupa.
A iluminação Full LED da CB 1000R tem uma
característica "assinatura" das DRL (Daytime Running
Light) na dianteira e traseira. O painel de instrumentos, totalmente
digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de
combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do
motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante)
indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração
selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta,
sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tração,
pressão do óleo do motor, injeção. A CB 1000R conta com o HISS (Honda
Ignition Security System), sistema de proteção eletrônica que garante o
acionamento do motor apenas pela chave original
A posição de pilotagem resultante do triângulo formado
por guidão, assento e pedaleiras é confortável e natural. A altura do guidão em
relação ao nível do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado
encaixe dos joelhos no tanque.
Motor de quatro cilindros em linha é derivado da
Fireblade
Emissão de torque privilegia as médias rotações
Acelerador eletrônico, três Riding Modes predefinidos e
um personalizável
Três níveis de potência, freio-motor e controle de tração
Sistema de escape 4x2
Embreagem deslizante com comando hidráulico
O motor DOHC de 998 cm3 de quatro cilindros em linha
e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu
ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil
rpm, onde praticamente a totalidade dos 10,2 kgf.m já está à disposição.
Outro dispositivo personalizável é o shift light,
luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha superior.
Situada no canto superior esquerdo do painel de instrumentos, o shift
light pode piscar com frequência cada vez maior quando a rotação do motor
se aproxima de um valor predefinido como pode variar a coloração de amarelo ao
âmbar e rosa. Também está presente o indicador de marcha engatada e a luz ECO
de pilotagem econômica.
Preço, cores, garantia
A Honda CB 1000R tem preço público sugerido de R$
58.690,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o vermelho
metálico e o preto perolizado. A garantia é de três anos sem limite de
quilometragem, além do Honda Assistance que em caso de necessidade garante a
assistência 24 horas em países da América do Sul.
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