quinta-feira, 11 de abril de 2019

Honda CB 1000R 2019, a pioneira do conceito Neo Sports Café já está disponível nas concessionárias



Durante a última década a expectativa dos motociclistas foi se modificando no que diz respeito ao tipo de motocicleta desejada. Do ponto de vista da performance, um patamar de excelência foi atingido. No entanto, em relação ao design, restou ainda muito campo para inovações.

A Honda nunca teve receio de aplicar sua vasta tecnologia e criatividade para propor motocicletas com personalidade inédita, que se destaquem na paisagem, oferecendo a seus usuários sensações únicas tanto do ponto de vista estético como em termos de funcionalidade técnica.

A CB 1000R é um exemplo desta busca pelo novo, associando às conhecidas características dasnaked streetfighter – potência bruta e vocação esportiva – o charme do estilo café racer,reinterpretado de maneira exclusiva e original.

Nascida a partir de um projeto 100% inédito, a Honda CB 1000R foi idealizada para oferecer uma pilotagem que exalta as sensações dos amantes da tocada esportiva como também é capaz de satisfazer aqueles que buscam uma motocicleta para ser levada de maneira tranquila. Esta dupla identidade está na raiz do conceito Neo Sports Café inaugurado pela CB 1000R, que sob qualquer perspectiva – estética, emocional, tecnológica ou de desempenho – é um modelo destinado a entrar para a história.

O comando do acelerador do tipo TBW (Throttle By Wire) oferece ao piloto um controle exato da potência. Os quatro Riding Modes possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração. Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em RAIN a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado. No modo STANDARD o nível de potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três parâmetros. No modo SPORT a potência é ajustada em nível pleno, e tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O quarto e último modo é o USER, que permite determinar o nível de cada um dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de tração.

O peso a seco é de apenas 199 kg, e a elevada potência de 141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atrás. Tal realidade justifica escolha de componentes de alta especificação para a parte ciclística – suspensões e freios – que, em conjunto com o chassi monotrave de aço, oferecem a dirigibilidade esperada para uma naked de última geração.

Conceito Neo Sports Café valoriza detalhes em metal
Silhueta trapezoidal e ultracompacta
Chassi monotrave de aço, de baixo peso
Suspensões totalmente reguláveis Showa
Freios dianteiros com cálipers de quatro pistões e fixação radial

O design da Honda CB 1000R procurou seguir uma nova direção para se diferenciar das naked tradicionais. Cada detalhe foi particularmente cuidado, do motor aos componentes que o circundam, com a intenção de transmitir um minimalismo retrô mas que não deixasse de evidenciar a elevada performance do motor e ciclística.

Proporções compactas exaltam a silhueta trapezoidal. Elementos como o farol Full LED e o suporte de placa, fixado à balança da suspensão monobraço traseira, permitiram evidenciar a curta rabeta de alumínio que incorpora a lanterna traseira em LED e alças para o garupa.

A iluminação Full LED da CB 1000R tem uma característica "assinatura" das DRL (Daytime Running Light) na dianteira e traseira. O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante) indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta, sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tração, pressão do óleo do motor, injeção. A CB 1000R conta com o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de proteção eletrônica que garante o acionamento do motor apenas pela chave original

A posição de pilotagem resultante do triângulo formado por guidão, assento e pedaleiras é confortável e natural. A altura do guidão em relação ao nível do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado encaixe dos joelhos no tanque.

Motor de quatro cilindros em linha é derivado da Fireblade
Emissão de torque privilegia as médias rotações
Acelerador eletrônico, três Riding Modes predefinidos e um personalizável
Três níveis de potência, freio-motor e controle de tração
Sistema de escape 4x2
Embreagem deslizante com comando hidráulico

O motor DOHC de 998 cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil rpm, onde praticamente a totalidade dos 10,2 kgf.m já está à disposição.

Outro dispositivo personalizável é o shift light, luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha superior. Situada no canto superior esquerdo do painel de instrumentos, o shift light pode piscar com frequência cada vez maior quando a rotação do motor se aproxima de um valor predefinido como pode variar a coloração de amarelo ao âmbar e rosa. Também está presente o indicador de marcha engatada e a luz ECO de pilotagem econômica.
Preço, cores, garantia

A Honda CB 1000R tem preço público sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o vermelho metálico e o preto perolizado. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance que em caso de necessidade garante a assistência 24 horas em países da América do Sul.

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