Ícone da marca Jeep, o novo Wrangler chega ao mercado
brasileiro combinando sua história lendária – com origem no pioneiro Jeep
Willys MB de 1941 – com uma inigualável combinação de capacidade off-road,
design autêntico da Jeep, liberdade ao ar livre, motorizações avançadas e
eficientes, comportamento dinâmico superior no asfalto e uma série de recursos
inovadores de segurança e tecnologia.
Orgulhosamente produzido na fábrica original da Jeep, em
Toledo, Ohio (EUA), a nova geração do Jeep Wrangler está disponível na versão
de acabamento Sahara em duas carrocerias, de duas e quatro portas (Unlimited),
sempre com capota rígida removível e dividida em três partes. Os preços
sugeridos são de R$ 259.990 (2p) e R$ 274.990 (4p).
Inédita no país, a versão Rubicon está prevista para o
próximo semestre, com todos os diferenciais que o tornam ainda mais apto para o
fora de estrada. Mas vale ressaltar que todo Wrangler já nasce com o selo Trail
Rated que comprova seu potencial off-road, ao atender as exigências da Jeep em
cinco quesitos: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e
capacidade de submersão.
O Jeep Wrangler 2019 reforça uma capacidade off-road
lendária graças a dois sistemas 4x4 avançados e, pela primeira vez na história
do Wrangler, uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral
permanente e uma relação reduzida de 2,72:1 na versão Sahara. Chamada de
Selec-Trac, essa nova caixa de transferência é intuitiva e permite que o
condutor o configure e esqueça, enquanto a força é constantemente entregue às
rodas dianteiras e traseiras. Entretanto, continuam existindo as posições
específicas para off-road, com a tração 4x4 dividida igualmente entre os dois
eixos e a 4x4 reduzida. Tudo sempre selecionado pelo robusto seletor ao lado da
alavanca de câmbio.
No Wrangler Rubicon, o sistema Rock-Trac 4x4 terá eixos
Dana 44 de última geração e alto desempenho com relação reduzida de 4:1. Os
outros recursos exclusivos serão: diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok,
barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5 cm mais
alta, pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas e mais proteção sob a
carroceria.
A equipe de design do Jeep deu à lendária grade de sete
fendas um olhar atualizado que agora mostra as duas fendas nas pontas se
cruzando com os faróis, homenageando os Jeep CJ (como o CJ-5 feito no Brasil
entre 1957 e 1982). A parte superior da grade foi suavemente inclinada para
melhorar a aerodinâmica. Os novos faróis de LED e as luzes de neblina aumentam
a distinção do Wrangler. As luzes diurnas formam um aura em torno do perímetro
exterior dos faróis e as setas de direção em LED estão posicionados na frente
dos para-lamas trapezoidais. Atrás, as tradicionais lanternas quadradas são de
LED.
O novo motor turbo do Wrangler de 2 litros de gasolina,
de 4 cilindros em linha e injeção direta oferece 272 cv de potência e 40,8 kgfm
de torque. Juntamente com um novo câmbio automático de 8 marchas (três a mais
que antes), seu torque supera o do propulsor da geração anterior, o Pentastar
V6. A maior eficiência energética é auxiliada ainda pelo sistema Stop/Start e
até pela assistência da direção, que agora é eletro-hidráulica.
O novo câmbio de oito marchas entrega melhor desempenho
em trilhas off-road e mais suavidade no asfalto. Um conjunto único com dois
níveis de overdrive melhoram a economia de combustível em rodovia, gerando
reduções em ruído, vibração e aspereza (NVH).
A segurança e proteção dos ocupantes tem sido primordial
ao desenvolver o novo Jeep Wrangler, que se reflete nas dezenas de componentes
de segurança ativos e passivos. Como por exemplo: quatro air bags sendo dois
frontais e dois laterais, controles de tração, de estabilidade (ESC) e
oscilação da carroceria (ERM), assistente de partida em rampa (HSA), assistente
de descida (HDC), monitoramento de pontos cegos (BSM), coluna de direção
ajustável em altura e profundidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS,
pontos Isofix para fixação de assentos infantis, monitoramento de pressão dos
pneus, repetidores de direção nos retrovisores, nivelamento automático dos
faróis, câmera traseira ParkView com linhas dinâmicas, sensores traseiros de
estacionamento ParkSense, sistema de entrada e partida sem chave, entre outros.
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