Wagner Gonzalez |
F-1 revela o futuro
Impossível não analisar o recente GP do Bahrein (Foto de abertura,
Ferrari) sem enxergar que o futuro da F-1 já não é tão desconhecido assim,
cortesia de Charles Leclerc, Lando Norris e Alex Albon, para citar apenas uma
categoria de profissionais. Sem esquecer que estamos apenas na segunda etapa de
uma série de 21 corridas, nota-se que a McLaren mostra potencial para renascer
das cinzas após anos marcados por resultados decepcionantes e alguns nomes
consagrados deixam claro que estão usando o cheque especial no que diz respeito
ao que venderam e ao que andam entregando.
Historicamente a F-1 inicia novos ciclos, ora com o domínio de uma
equipe, determinada tecnologia ou com o surgimento de pilotos de ponta, como
aconteceu nos anos 1980. Naquela época havia uma safra de novos valores que
garantiu por bom tempo a diversidade de equipes disputando a ponta; a clássica
foto de Ayrton Senna com o macacão da Lotus, Alain Prost com o da McLaren e
Nelson Piquet e Nigel Mansell com as cores da Williams, sentados no muro dos
boxes do autódromo de Estoril ilustra bem esse capítulo da história.
Gradativamente eles foram substituídos por Fernando Alonso, Michael Schumacher,
Mika Häkkinen e, mais recentemente, por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, mas
jamais viu-se uma constelação tão grande e variada quanto naqueles dias.
Verdade que vários pilotos tentaram, mas não deixaram marcas tão fortes
quanto Mansell, Piquet, Prost e Senna. Nem mesmo campeões como Kimi Räikkönen e
Jenson Button consolidaram seus títulos com a grife de seres fora de série:
foram, isto sim, eficientes à sua maneira. Button sequer é mencionado como um
dos “top ten” apesar das seis vitórias em 17 etapas de 2009 e 15 nas 247 largadas
que contabilizou em sua carreira; nomes como Juan Pablo Montoya vencedor de
sete GPs entre as temporadas de 2001 a 2005 deixaram muito mais saudades.
Comunidade que concentra a maior parte do negócio Fórmula 1, a
Grã-Bretanha tende a favorecer seus filhos e não são poucos os casos de
promessas que tiveram grandes chances e nunca vingaram. Se você pensou nos
escoceses David Coulthard e Paul Di Resta, nos ingleses Derek Warwick, Mark
Blundell e Martin Brundle, até mesmo no irlandês Eddie Irvine, estamos
sintonizados. Não se pode coloca-los em qualquer lista de “braços-duros” (como
os pilotos mais lentos são chamados no jargão do esporte), mas jamais
corresponderam ao que a imprensa britânica alardeou ao mundo.
Dito isso podemos olhar a três nomes desta temporada com algum parâmetro
para prever onde poderão chegar. O primeiro deles é Charles Leclérc, terceiro
monegasco a brilhar na F-1; os outros dois foram Louis Chiron e André Teslut.
Leclerc vive sua segunda temporada em uma equipe de ponta, onde chegou amparado
tanto politicamente quanto pelo potencial demonstrado em seus anos de formação.
Alçado a escudeiro de ninguém menos que o tetracampeão Sebastian Vettel,
Leclérc não se intimidou e em sua segunda apresentação pela Scuderia superou o
companheiro de equipe em plena pista e à vista do público que acompanhou a
prova pela TV. Foi uma ultrapassagem para deixar claro que veio para ficar. A
já longa e desgastante fase de erros e resultados instáveis do alemão ajuda a
consolidar o recém-chegado como aposta segura. No fim de semana Leclerc obteve
sua primeira pole position e liderou a prova até que um problema na unidade de
potência do seu Ferrari o fez perder posições para o vencedor Lewis Hamilton e
o segundo colocado Valtteri Bottas, que segue líder do campeonato. O resultado
completo do GP do Bahrein você encontra aqui.
Passemos a Lando Norris, outro
jovem que vinha em uma carreira de títulos consecutivos até ser batido pelo
compatriota George Russell na temporada passada de F-2. Tanto Norris quanto
Russell também exibem capital político: o primeiro é bancado por Zak Brown,
homem de marketing e diretor do grupo McLaren, e o segundo por Toto Wolff, o
bam-bam-bam da Mercedes na F-1. Filho de um dos homens mais ricos da
Inglaterra, Norris ameaça virar o algoz de Carlos Sainz Júnior e para isso
conta com as bençãos de Brown, da sorte que o acompanha e da timidez de
resultados que caracteriza a carreira ainda incubada do espanhol.
George Russell, por seu lado,
vem de dois títulos importantes, na GP3 (2017) e na F-2 (2018). No ano passado
Lando Norris era o favorito disparado ao título, mas Russell presenteou o
compatriota como uma ducha de água ainda mais fria que os banhos gelados que
Jim Clark relatou como rotina dos seus tempos de estudante. A Inglaterra é
famosa por ter uma das gastronomias mais indecentes do mundo e não será
surpresa se a vingança será saboreada igualmente fria se Toto Wolff deixar
claro que escolheu um novo Pascoal Wehrlein, jovem alemão que conquistou a DTM
e decepcionou a F-1.
Por enquanto, Norris leva
vantagem sobre Russell: enquanto o primeiro vê planetas alinhados em torno do
seu McLaren, o segundo amarga uma temporada de estreia em uma equipe Williams
que vive a pior fase de sua história. Ter sido escolhido para testar pneus no
Bahrain pela equipe Mercedes pode ser uma injeção de ânimo importante para um
jovem em formação e ameaçador para um Valteri Bottas próximo do ápice de sua
ascensão.
Já formado, o australiano Daniel Ricciardo amenizou no GP Bahrain a
decepção com a qual brindou seus fãs na estreia pela equipe Renault, duas
semanas atrás, na sua terra natal. O que coloca o sorridente Ricciardo na
berlinda é o fato que seu companheiro de equipe e parâmetro de comparação é um
piloto que já disputou 160 GPs e ainda não conseguiu um único lugar ao pódio,
Nico Hulkenberg. Como Ricciardo tem no currículo 152 largadas e sete vitórias,
ter andado atrás do alemão nas duas primeiras corridas do ano, sugere que seu
cartão de crédito já não permite gastos irracionais.
Outros nomes que caminham turbinados para a lista dos que jamais
chegaram onde esperavam são Romain Grosjean, Kevin Magnussen e Sérgio Pérez.
Todos arrojados em graus próximos, eles são candidatos a ter seus postos
cobiçados por valores a caminho, em especial o franco-suíço e o dinamarquês; o
mexicano ainda se garante graças a bom apoio de patrocinadores e à economia
ainda estável do México.
Por outro lado, quem dá mostras
de superação é o anglo-tailandês Alexander Albon: ele brilhou nos testes de
inverno e acabou marcando os primeiros pontos da Toro Rosso, onde o outro
piloto é Daniil Kvyat. A sorte ajudou Albon - quem apostaria numa
desistência estilo jogral dos dois pilotos da Renault, em Sakhir? -, mas existe
vencedor azarado? Seu cacife anda tão alto que ele treinar nos dois dias de
testes que acontecem hoje e amanhã, em Sakhir (veja abaixo), usando seu carro
atual, Daniil Kvyat testará os novos pneus.
Passando a borracha em Sakhir
Hoje e amanhã as dez equipes inscritas no Campeonato Mundial de F-1 fazem
testes no traçado usado no fim de semana e entre os pilotos escalados aparece
uma boa mistura de monstros sagrados, nomes consolidados e novatos com
potencial de fazer parte do grid no futuro próximo. Na primeira categoria está
o espanhol Fernando Alonso, que vai pilotar um McLaren
equipado com pneus de
aro 18”, alternativa que a Pirelli espera utilizar em 2020 ou 2021. No último
caso estão o brasileiro Pietro Fittipaldi e o alemão Mick Schumacher;
Fittipaldi é o piloto de testes e primeiro reserva da equipe Haas enquanto
Schumacher vê seu potencial valorizar como se fosse uma cripto-moeda: ele vai
andar com carros da Ferrari e da Alfa Romeo (ex-Sauber).
Outros nomes pouco
familiarizados com a F-1 que estarão em ação são Dan Ticktum (Red Bull), Callum
Illott (Alfa Romeo) e Jack Aitken (Renault). Veja abaixo a lista completa dos
pilotos que estarão em ação hoje e amanhã:
Mercedes: Lewis Hamilton
(terça-feira), George Russell (quarta-feira)
Ferrari: Mick Schumacher
(terça-feira), Sebastian Vettel (quarta-feira)
Red Bull: Max Verstappen
(terça-feira), Dan Ticktum (quarta-feira)
Renault: Daniel
Ricciardo (terça-feira), Jack Aitken (quarta-feira)
Anglo-coreano Jack Aitken faz
parte da Academia Renault (Renaullt Sport)
Haas: Romain
Grosjean (terça-feira), Pietro Fittipaldi (quarta-feira)
McLaren: Carlos Sainz
(terça-feira), Lando Norris (terça-feira à tarde e quarta-feira)
Racing Point: Lance
Stroll (terça-feira), Sergio Perez (Quarta-feira)
Toro Rosso: Alexander Albon
(terça-feira and Quarta-feira)
Canadense Nicolas Latifi,
vice-líder da F-2 2019, vai andar com um WIlliams (Williams)
Williams: George Russell
(terça-feira AM), Robert
Kubica (Terça-feira PM), Nicholas Latifi
(Quarta-feira)
Teste Pirelli com McLaren:
Fernando Alonso (Terça-feira e quarta-feira à tarde), e Carlos Sainz
(quarta-feira de manhã)
Teste Pirelli com Toro Rosso:
Daniil Kvyat (terça e quarta-feiras)
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