Na década de 1970, a Pirelli
e o 124 Rally estavam na vanguarda do esporte. Meio século depois, as duas
marcas italianas ainda estão ganhando juntas tanto no asfalto quanto no
cascalho. Pirelli e Abarth estão, agora, comemorando sua associação histórica no
evento Abarth Days em Milão, o maior encontro europeu para os fãs da
marca, que este ano celebra o seu 70º aniversário.
A colaboração entre Pirelli e
Abarth em ralis tem suas raízes na década de 1970, quando o fabricante de pneus
italiano começou a fornecer para o Abarth 124 Rally os seus pneus Pirelli
Cinturato CN36, que na época estava começando no campeonato italiano de rali
com Alcide Paganelli e Ninni Russo. Cinquenta anos mais tarde, o Abarth 124
Rally 2019 tripulado por Enrico Brazzoli e Manuel Fenoli ganhou o FIA R-GT
CUP, um campeonato internacional de rali composto por oito etapas, três das
quais parte do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Além disso, o moderno Abarth
124 Rally é, também, a estrela exclusiva do campeonato monomarca Abarth
Rally Cup, disputado em mais de seis rodadas de rali europeus. Os pneus P Zero
feitos para o Rally 124 vêm nos seguintes tamanhos: 235/440 R18 RA (no asfalto)
e 205/65 R15 K (no cascalho).
Estes pneus foram
desenvolvidos diretamente a partir da valiosa experiência que a Pirelli
adquiriu como fornecedor único de pneus para o WRC entre 2008 e 2010. Durante
o Abarth Days, o Abarth 12 Rally vai correr em um circuito de três
quilômetros construído dentro do novo parque Science, Innovation, e Knowledge
Park, em Milão, na Itália, com os pilotos Enrico Brazzoli e Andrea Nucita.
Para aqueles que ainda
dirigem o muito amado Abarth 124 Spider da década de 1970 hoje, existem novos
pneus Pirelli Cinturato CN36 disponíveis na gama Pirelli Collezione, para pneus
clássicos e vintage. Estes pneus combinam visual clássico com tecnologia
moderna. A dirigibilidade destes pneus CN36 mais recentes, tal como a do
original montado no primeiro modelo de 1970, foi descrita como "suave a
baixas velocidades e precisa em altas velocidades". Isto é alcançado
graças aos elementos longitudinais e diagonais inovadores dentro do projeto do
pneu que permitem que os obstáculos sejam absorvidos e, sobretudo, mantêm a
aquaplanagem sob controle.
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