terça-feira, 1 de novembro de 2011

COLUNA DO WELLINGTON MALTA - PNEUS – Tudo o que você precisa saber.

Wellington Malta

Você  já se acostumou a trocar o pneu do seu carro, afinal é um dos mais importantes itens de segurança do veículo. Muita gente tem curiosidade para saber o que significa aquele monte de números e siglas que vem escrito no corpo do pneu, veja abaixo a tradução e a partir de hoje passe a dominar o assunto.

Peguei estes números no pneu do meu carro :

175/70 R 13 82S M+S TUBELESS  DOT XL FH XXJS 401  TWI

Vamos decifrar :

175/70 – Indica  a largura do pneu, ele tem 175mm de largura e 70% dessa medida é a distancia entre o chão e a roda. Quanto mais baixa esta porcentagem, mais estável ficará o carro.


R – Indica que pneu é Radial, a sua estrutura é feita com fios metálicos, se o pneu não tiver a letra  R indica que é do tipo convencional.

13 – Tamanho do aro em polegadas, que vai de 12 a 17. Os de maior tamanho são usados em veículos de alto desempenho, e facilitam a frenagem .

82S – O numero 82 indica o peso suportado, neste caso ele é de 475 quilos, a letra S indica a velocidade suportada, que é de 180 Km /h. se fosse H por exemplo seria 210 Km/h.

M+S - Indica que pode ser usado na lama, e também no asfalto,


TUBELESS – Indica que é pneu sem câmara. Quando é com câmara aparece a palavra Tube Type.

DOT XL FH XXJS 401 – Código de identificação, indicam o fabricante e a data de fabricação, o número 401 indica que foi produzido na quarta semana de 2001.

TWI – São os indicadores de desgaste do pneu, há vários espalhados pela banda de rodagem, quando aparecem, é hora de trocar imediatamente o pneu.

Alguns cuidados são essenciais para manter a vida  útil do pneu:

Nunca rode com pressão abaixo ou acima da recomendada pelo fabricante.
O uso de aros maiores ou menores, pode prejudicar a suspensão do veículo, lembre-se que o engenheiro levou meses projetando um carro, e o aro foi dimensionado para  o veículo rodar com segurança.
Faca rodízio  a cada 10.000  Kms., cada vez que fizer isto, será  necessário balancear e alinhar também.
O estepe deve sempre estar em boas condições de uso

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