A Ford apresenta no Salão de Los Angeles, que abre as portas para o público nesta sexta-feira, a nova geração do Escape, utilitário esportivo mais vendido da América, trazendo uma série de recursos inteligentes. As novidades vão do design e da oferta de motores, incluindo os econômicos EcoBoost 2.0 e 1.6, ao conteúdo de tecnologia, com 11 funcionalidades inéditas.Depois da estreia mundial em Los Angeles, o novo Escape será apresentado no Salão de Genebra, em março, como uma nova versão do Ford Kuga, com motores e equipamentos exclusivos. O novo Kuga também será visto pelos consumidores chineses no primeiro semestre de 2012.
Como acontece no Brasil, os utilitários esportivos vêm ganhando força em grandes mercados mundiais. Na Europa, as vendas do segmento cresceram 200% desde 2001. Já entre os americanos que pretendem comprar um carro novo no ano que vem, 60% devem optar por um utilitário esportivo compacto ou carro médio.
Além de mais bonito, o novo Escape é cerca de 10% mais aerodinâmico que o modelo anterior, o que contribui para a economia de combustível. Suas novas tecnologias incluem a abertura do porta-malas sem as mãos, acionada por um sensor de movimento com o pé (como os usados nos videogames), sistema Sync com comandos de voz, na direção e na tela para telefonia, navegação, entretenimento e climatização, assistente ativo de estacionamento e sistema de monitoramento de pontos cegos (BLIS) com alerta de tráfego cruzado.
O veículo tem também um novo sistema 4WD inteligente, equipado com sensores e um software avançado. Ele analisa os dados de 25 sinais externos, incluindo velocidade das rodas, posição do pedal do acelerador e ângulo de esterçamento da direção, para avaliar as condições da pista e as ações do motorista, 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos. Esses dados são usados para colocar o veículo na direção que o motorista quer e adotar ações preventivas, adicionando ou tirando torque conforme a necessidade por meio de uma embreagem eletromagnética.
O novo Escape é o primeiro a oferecer duas opções de motores EcoBoost, 2.0 e 1.6, que combinam injeção direta de combustível, turbo e duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) para economizar combustível. A linha conta também com a opção do motor 2.5 de quatro cilindros. Todos vêm com transmissão automática de seis velocidades SelecShift, que permite trocas manuais por um botão na alavanca.
Os modelos com motor 2.5 e EcoBoost 1.6 contam ainda com o sistema de fechamento ativo da grade do radiador, que otimiza a aerodinâmica e a economia de combustível em velocidade de cruzeiro na estrada, reduzindo a resistência do vento. A grade permanece aberta apenas quando um volume extra de ar é necessário para a refrigeração.O veículo se destaca ainda pela capacidade de carga e versatilidade. Além de poder rebocar até 1.300 kg, tem assentos traseiros rebatíveis e assoalho com duas configurações para aproveitamento máximo do volume de carga.
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