Para os ônibus urbanos que vão de 7 até 27
metros de comprimento, a Allison Transmission está apresentando sua família de
transmissões totalmente automáticas Torqmatic, além das novas tecnologias xFE e
FuelSense, durante a Transpúblico 2017 que se realizará no Transamérica Expo
Center, em São Paulo, de 29 a 31 de agosto (stand nº 71 localizado na rua F).
As transmissões Torqmatic Allison da Série 1000 e
Série 2000 permitem um desempenho mais ágil para os micro-ônibus que são
utilizados em países da América do Sul como alimentadores de sistemas de
trânsito rápido de ônibus (BRT). Eles operam em áreas sem grande infraestrutura
viária e, apesar de estarem em áreas populosas, não oferecem transbordos
convencionais. Os micro-ônibus também vêm ganhando espaço significativo no
transporte de fretamento de turismo e para o transporte executivo, onde o
conforto é fator primordial para o passageiro.
As Torqmatic da Série 3000, especialmente concebidas
para o uso nos transportes públicos, podem equipar veículos de maior porte,
tanto com motor dianteiro quanto traseiro, que atendem a um maior número de
viajantes. Já as transmissões Torqmatic da Série 4000 estão voltadas para
os ônibus biarticulados que trafegam em rotas com maior densidade de
passageiros.
Outra grande vantagem das automáticas Allison no
transporte público quando comparadas às manuais ou automatizadas (AMT), está no
fato de que elas contam com o Continuous Power Technology. Equipadas com
conversor de torque, as Allison multiplicam suavemente o torque do motor e
transmitem maior potência para as rodas do veículo. Com a multiplicação de
potência, os motoristas obtêm melhor desempenho, acelerações mais rápidas e
maior flexibilidade operacional. Enquanto uma automática Allison aumenta a
potência, as manuais e as automatizadas (AMT) perdem potência a cada mudança de
marcha. Eliminando a interrupção de potência, as Allison proporcionam maior
desempenho, mesmo com um motor de menor potência.
Outro destaque das automáticas Allison é a
disponibilidade de um retardador de saída, dispositivo que permite que o ônibus
tenha paradas suaves e progressivas. A transição ininterrupta entre o
retardador e o freio de serviço garante maior controle do veículo em baixas
velocidades e menor desgaste dos freios.
Com a xFE, a Allison elevou a economia de combustível a
patamares superiores. A xFE é apenas mais uma solução entre uma série de ideias
inovadoras e econômicas da Allison, líder na tecnologia de transmissões para
ônibus. As novas relações de marchas permitem que o conversor de torque seja
bloqueado a velocidades mais baixas, melhorando a economia de combustível em
até 7%.
Esta melhoria de 7% no consumo de combustível vai além da
já comprovada eficiência produzida pelo FuelSense, um pacote exclusivo de
software e controles eletrônicos que suportam uma gama avançada de recursos. A
combinação desses pacotes oferece uma economia substancial de combustível.
Anunciado em março, o FuelSense 2.0 com DynActive
Shifting oferece até 6% mais de economia de combustível em comparação com a
versão anterior. O sistema, disponível em três diferentes pacotes, permite a
otimização do consumo de combustível e do desempenho nas frotas de acordo com
as características específicas de cada operação.
Os pacotes disponíveis são:
FuelSense 2.0, FuelSense 2.0 Plus e FuelSense 2.0 Max. Todos com a tecnologia
DynActive Shifting. Todos os pacotes incluem a função otimizada Auto Neutro
(seleção automática da posição Neutro nas paradas), já o FuelSense 2.0 Max
também integra nas trocas de marchas o gerenciamento da taxa de aceleração do
veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário