O mercado de semipesados do Brasil já conhece as 11
versões da Linha Tector, que atendem diversas demandas do transporte, do varejo
à construção civil. O modelo é reconhecido por transportadores e motoristas
pelo baixo custo operacional, potência e conforto. Agora a IVECO, marca da CNH
Industrial, apresenta o Tector Auto-Shift, com câmbio automatizado de 10
velocidades e motor N67, FPT Industrial, em três versões: 170E30 4x2, 240E30
6x2 e 310E30 8x2.
Foi no Complexo Industrial da IVECO, em Sete Lagoas (MG),
que nasceu o Tector Auto-Shift. O novo produto da montadora, que completa 20
anos no Brasil em 2017, foi projetado para maximizar a operação, aumentando o
conforto do motorista. Ele faz isso graças à sua avançada transmissão, que
evita possíveis erros nas trocas de marcha, que poderiam ocasionar custos
adicionais com combustível ou com o desgaste prematuro de componentes.
O Tector Auto-Shift foi submetido a 63 simulações e
testes funcionais, rodando mais de 350 mil quilômetros para avaliações,
oferecendo ao mercado uma opção de caminhão que une a durabilidade ao custo
operacional. As avaliações foram feitas no Campo de Provas da IVECO, o primeiro
do segmento na América Latina, e em trechos percorridos em rodovias, serras,
vias urbanas, com e sem pavimentação, que colocaram à prova a resistência
estrutural do veículo e o desempenho da transmissão Eaton.
O conjunto foi preparado para aproveitar o melhor da
transmissão, que tem 10 marchas, aproveitando bem o desempenho do motor, além
de possuir uma “super reduzida”, que garante tranquilidade ao motorista para
arrancar em situações adversas, mesmo com o caminhão carregado.
Modos exclusivos
A IVECO ouviu os caminhoneiros e desenvolveu modos
exclusivos para o Tector Auto-Shift, que aumentam a eficiência e a segurança da
rodagem em diferentes operações:
Pedal do acelerador
otimizado: Foi desenvolvido um pedal de acelerador
progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de
torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse
recurso é útil, especialmente em subidas.
Down Hill: Numa
condição de descida suave, sem o uso de freios, o veículo engrena a 10ª marcha
automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador.
Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível.
Power Auto: É
uma espécie de botão “sport”, que permite o veículo aumentar sua velocidade.
Esta função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca
de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra
chegar o mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita
automaticamente, possibilitando redução no consumo de combustível.
Auto Coast: Em
condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver
diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na 5ª marcha a
transmissão aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver
de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas,
por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a
marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance.
O Tector Auto-Shift conta também com outros recursos:
Kick Down: que
ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz uma marcha aumentando o giro
do motor.
Skip Gear: dependendo
da carga, velocidade e inclinação da pista, o veículo faz trocas fora da
sequencia convencional.
Hill Holder: assistente
de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3s, facilitando o engate da
primeira marcha - transição de tirar o pé do freio para o acelerador.
ASR: em
condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas
girem em falso.
Modo Manobra: basta
que o motorista pressione um pouco o acelerador para o veículo começar a se
movimentar com velocidade baixa e constante, sem trancos – útil em diversas
aplicações, como doca e posto de combustível.
Motor
Um dos principais diferenciais da nova versão do Tector
está na integração entre o câmbio automatizado e o motor N67, da FPT
Industrial. Com seis cilindros, 300 cv de potência máxima e 1050 NM de torque
máximo, o propulsor passou por nova calibração que permite trocas de marchas 60%
mais rápidas. Isso evita queda nas quedas de rotações, o que melhora o
desempenho e a média de consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário