Em uma pequena fábrica no interior do Japão, começava em
agosto de 1917 um feito que se tornaria histórico. Há exatos 100 anos, surgia o
primeiro veículo de passeio da Mitsubishi, o Model A.
No estaleiro Kobe, da Mitsubishi Shipbuilding Co,
iniciava-se a tímida produção do Model A, um carro projetado para transportar
passageiros e produzido inteiramente no Japão.
O motor foi construído em ferro fundido. Tinha 4
cilindros, a gasolina, 35 cavalos e atingia a velocidade máxima de 30 km/h.
Curiosamente, o interior foi projetado por construtores com experiência em
carruagens, que utilizaram cipreste branco no acabamento.
O veículo era equipado com faróis com lâmpadas a gás e
usava uma buzina de acionamento manual movida a ar. Sua estrutura era formada
por painéis de aço envernizado montados em molduras de madeira. O seu
interior continha materiais luxuosos para a época, como lã especial de
fabricação inglesa.
Apesar de sua pequena produção, o Modelo-A tornou-se
revolucionário tanto para o Japão quanto à Mitsubishi, mostrando que o
pioneirismo e tecnologia de ponta fazem parte do DNA da Mitsubishi Motors até
os dias de hoje.
Pioneirismo 4x4
Algum tempo depois, em 1937, a Mitsubishi produziria o que se tornaria seu
legado até os dias de hoje, o PX-33, o primeiro automóvel de passeio no Japão
com tração nas quatro rodas.
Em uma época em que esse tipo de tração só era
usado em veículos pesados e de carga, o modelo de quatro portas da marca dos
três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do
governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso. Nascia ali o embrião do
Pajero Full, que une a resistência para encarar terrenos acidentados com
conforto e sofisticação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário