A Audi apresenta mais um modelo de sucesso: as vendas da
segunda geração do Q5 começaram no início deste mês no país. O SUV combina a
esportividade dos sedãs da marca com versatilidade e um interior altamente
flexível. Seja em termos de conectividade, eficiência ou sistemas de
assistência ao motorista, o novo Q5 mais uma vez estabelece os padrões do
segmento.
O novo SUV da Audi leva para as ruas um perfil mais
esportivo. A ampla grade Singleframe com sólida moldura domina a dianteira
aerodinamicamente plana. O modelo está disponível com faróis Full LED com luzes
de setas dinâmicas.
Com 4,66 metros de
comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de
2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso
em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 kg. Uma mistura
inteligente de aços de alta resistência e alumínio forma a carroceria.
O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes,
e ultrapassa os seus competidores em dimensões essenciais. Suas linhas
horizontais destacam a impressão de largura e conforto, e uma tira
tridimensional atravessa toda a largura do painel de instrumentos. Um novo
conceito de linha de equipamentos oferece aos clientes uma vasta seleção de
cores e materiais.
A operação do novo Q5 é
intuitiva, marcada por três novidades. O Audi virtual cockpit, de série nas
versões Ambiente e Ambition, apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta
resolução com 12,3 polegadas. O motorista pode escolher dois pontos de vista –
uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão
progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.
O terminal MMI no console
central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de
entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas
e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão ,
bem como gestos familiares para consumidores familiarizados com eletrônicos,
como o gesto para dar zoom.
A lógica de operação do sistema MMI é baseada na
hierarquia linear usada nos smartphones atualmente, oferecendo características
como busca inteligente de texto. A nova função de controle de voz também
reconhece aspectos usados na linguagem coloquial. Como terceiro nível
operacional está o volante multifuncional. Para se conectar à internet, o usuário deve inserir um
cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street
View, por exemplo, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de
importar os resultados de buscas para o veículo.
Com seus sistemas de
assistência ao motorista, o novo Q5 também se mantém no topo de seu segmento
com uma ampla variedade de recursos de alta tecnologia. Em termos de
inteligência, os sistemas representam um passo adiante em termos de condução
autônoma, como o traffic jam assist – disponível no pacote opcional Assistance
Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65
km/h.
Já o Active lane assist ajuda
a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância
para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita
com segurança. Há ainda Assistente de Tráfego Reverso, side assist, exit
warning assist e pre sense traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.
Em todas as versões, o novo
Q5 é equipado com o potente e eficiente motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm3 de
cilindrada. Seus principais refinamentos técnicos são o
coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico
com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de
válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a
dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor
de admissão suplementa a injeção direta FSI.
O propulsor desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de
torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o SUV
chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.
As três versões contam com transmissão S tronic de sete
velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. O
motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás
do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função
roda-livre, além de o modelo também contar com o sistema Start-Stop 2.0.
Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro
com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme
a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o
reativa automaticamente quando exigido. Esse novo conceito aumenta a eficiência
sem reduzir a dinâmica do veículo, mantendo a mesma aderência, controle,
estabilidade e segurança.
Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz uma
extensa lista de equipamentos de série. Entre os destaques estão sistema Audi
drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar,
computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de
velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de
monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold,
sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone
Interface, Audi connect e sistema de navegação.
A versão Ambiente acrescenta a esse pacote
ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para
o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky,
porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free,
assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry.
Já a Ambition traz ainda pacote de luzes internas
customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica,
assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os
opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos
pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre
sense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active
lane assist e traffic jam assist.
O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction,
19” na Ambiente e 20” na Ambition. As vendas do modelo, fabricado na nova
planta da marca no México, começaram no início deste mês. Os preços são R$
244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition.
Nenhum comentário:
Postar um comentário