Alta Roda nº 955/305 – 24 /08 /2017
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Dez fatos que marcaram essa jornada
Uma piada conhecida precisa ser levada com bom
humor. Velhice é a fase da vida em que as pessoas descobrem já ter aprendido
tudo, mas aí começam a esquecer. Aprender tudo não passa de força de expressão,
mas memória falhar é inexorável. Por isso, depois de 50 anos escrevendo sobre
automóveis, colocaram uma proposta a este colunista: lembrar-se de dez fatos
vivenciados mais importantes. Até que ainda dá, mas é difícil elegê-los. A
seguir, uma tentativa, sem colocar hierarquia factual.
1) Três lançamentos em sequência nos tempos difíceis de uma indústria jovem no
País que começara em 1956. No último trimestre de 1968, surgiram Chevrolet
Opala, Ford Corcel (chegou aqui antes de ser apresentado na Europa como Renault
12) e Volkswagen 1600 4-portas.
2) Emerson Fittipaldi campeão mundial em 10 de setembro de 1972, em Monza, e a
“chuva” de pequenos panfletos com a inscrição “World Champion”. Ao volante do Lotus
72D, um dos mais belos monopostos de F-1 já desenhados e sua inesquecível
pintura preta e dourada. Graças a esse título construíram-se vários autódromos
e o automobilismo cresceu no País.
3) Ford T eleito Carro do Século, em 1999. Um dos ícones da chamada Indústria
2.0 (iniciada com eletricidade e linha de montagem) colocou o mundo sobre rodas
e motor. Antes a Indústria 1.0 dependia de máquinas a vapor e produção
desordenada.
4) Depois da Indústria 3.0 que teve ajuda da computação e robotização, começa
agora a era da Indústria 4.0. A Internet das Coisas (IoT, em inglês) está
mudando os conceitos de produção seriada, em especial ritmo e customização de
produtos. Sem esquecer a impressão 3D.
5) Morte de Ayrton Senna, em Imola, em 1º de maio de 1994, ao volante do
Williams FW16. Além de consternação mundial e ainda maior no Brasil, o
brasileiro foi o piloto mais rápido de todos os tempos. Automobilismo aqui
declinou bastante depois disso.
6) Início da era do carro autônomo (nível 3). Pedidos do Audi A8 serão aceitos
a partir de 1º de setembro próximo na Alemanha. Funções de condução autônoma
serão gradualmente incorporadas à produção em 2018.
7) Os 50 anos de fabricação contínua do Porsche 911 comemorados em 2013. Um
carro esporte único por manter silhueta e arquitetura básica (motor atrás do
eixo traseiro) intocadas. A potência subiu de 130 cv para 700 cv: ícone da
tecnologia automobilística.
8) Fusca, outro ícone por ter sido o automóvel mais produzido da história da
indústria mundial com o mesmo conceito básico de estilo e mecânica,
protagonizou um fato mais do que curioso. Parou aqui em 1986 e voltou por três
anos entre 1994 e 1996 em razão de circunstâncias políticas.
9) Grandes fusões na indústria automobilística mundial. Uma não deu certo e foi
desfeita (DaimlerChrysler). Mas a consolidação continua e será o meio de
sobrevivência nos novos tempos de mobilidade, direção autônoma e propulsão
alternativa.
10) Criamos o maior programa de combustível renovável (etanol) do mundo, em
1975, em resposta à insuficiência de produção de petróleo e ao alto preço de
importação. Hoje deveria se colocar como compensação aos combustíveis de origem
fóssil, mas o Brasil parece perder oportunidades.
RODA VIVA
HYUNDAI acaba de confirmar que lançará nos EUA sua
primeira picape, batizada de Santa Cruz. Foi exibida como veículo conceitual no
Salão de Detroit de 2015. Se houve sinal verde para a marca coreana entrar no
segmento, tudo indica que a picape Creta STC, também um “conceito” no Salão do
Automóvel de São Paulo (novembro 2016), será bem real em pouco tempo.
SEGUNDA geração do Audi Q5 agora vem do México e
perdeu 50 kg de massa. Capô estendendo-se sobre os para-lamas cria estilo
próprio e atraente. Nova tração integral de série permite ter até 100% de torque
nas rodas traseiras de forma automática, o que assegura grande prazer ao
dirigir. Mesmo sem imposto de importação, preço é salgado: R$ 244.990 a
292.900.
SANDERO tem subido entre os mais vendidos em razão
do motor de 1 litro e três cilindros. Nível de vibração não está entre os
melhores, porém suas respostas em baixas rotações são superiores ao antigo
quatro-cilindros e a economia de combustível é patente. Comando de câmbio
também melhorou, mas há parafusos aparentes em demasia diante dos concorrentes.
VOLVO XC60 chegará ao Brasil no próximo mês com
preços entre R$ 235.950 e 266.950. Espaço interno é um ponto alto, mas o
refinamento na direção ainda fica aquém dos rivais. Muito interessante o
sistema capaz de desviar de outro veículo que saia da faixa oposta, evitando
colisões frontais. Afinal, maioria das rodovias no mundo tem pista
simples.
ENTRE especificações de ponta dos novos pneus
Michelin, da série de alta performance Pilot Sport4 S, um pormenor de projeto
traz solução simples e eficiente. Trata-se de um anel protetor no costado do
pneu para evitar arranhões nos aros. Afinal, ninguém gosta de ter uma roda
danificada pelo meio-fio (guia) no simples ato de estacionar. Mais ainda em
carros caros.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista
especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
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