No dia 16 de janeiro de 1973 a Fiat ganhava um novo
projetista. Claudio Demaria, então
estudante do Politécnico de Turim com 19 anos de idade, realizava seu sonho de
criança e ingressava na empresa mais importante do seu país, a Fabbrica
Italiana Automobili Torino.
Hoje, Claudio Demaria é um dos mais respeitados
engenheiros do mundo e, nestes 45 anos de trabalho, acompanhou a evolução do
automóvel em todo o planeta. Como poucos, conhece os veículos com uma visão
completa, desde a Engenharia, passando por Processos, Powertrain, até a
Manufatura.
Demaria participou diretamente do desenvolvimento
dos modelos de maior sucesso do grupo Fiat na Itália e em toda América Latina,
como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato. Liderou
diretamente a Engenharia no maior ciclo de renovação de modelos já visto em
toda a América Latina, movimento que deu origem à nova gama da FCA. Deu
viabilidade técnica a várias ousadias da Fiat, como as versões Adventure, a
Strada cabine estendida, cabine dupla e com porta lateral, além de todas as
variações do Palio e Uno, como Siena, Palio Weekend e Fiorino.
Seu namoro com o Brasil começou em 1995, com o projeto 178, parceria entre
Brasil e Itália e que daria à luz um dos carros mais queridos do Brasil: o Palio. O casamento propriamente dito
data de 4 de julho de 2005, momento em que na engenharia de Betim 400 pessoas
gerenciavam e acompanhavam os carros em produção. Trabalhavam no processo
chamado, na época, de “tropicalização”, ajustando os veículos projetados na
Europa para as exigências do Brasil.
A partir de sua chegada em 2005, a engenharia
brasileira ganhou mais robustez e passou, definitivamente, a desenvolver
automóveis por completo. A geração atual do Uno é exemplo deste salto,
materializando o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil, lançado em
2010. Sob seu comando, a Engenharia Latam chegou a ser uma das maiores equipes
fora da Europa, composta por mais de mil colaboradores de todas as áreas
ligadas ao produto.
Em 2008, Demaria retornou à Itália, contribuindo para o desenvolvimento de
carros de várias marcas do Grupo,
como Fiat, Alfa Romeo e Maserati. Em 2011, voltou ao Brasil para comandar
o desenvolvimento dos carros mais premiados dos últimos anos, como Toro,
Mobi, Argo e Cronos, além de participar de perto do nascimento da planta da
Jeep em Goiana, Pernambuco, e de seus consagrados produtos, como Renegade
e Compass.
Claudio Demaria, a partir de agora, passa a comandar toda a Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e
África), em um momento revolucionário da indústria automobilística mundial, em
que se discutem novas fontes de energia, controles de emissão ainda mais
rigorosos e o carro inserido no novo contexto das grandes cidades.
Demaria deixa como legado vários projetos em andamento e uma equipe de
profissionais ainda mais madura. Um destes frutos é Marcio Henrique Tonani, que assume suas funções na América Latina.
Brasileiro de 44 anos, Tonani ingressou na Fiat/FCA em 1992, ainda como
estagiário e, no percurso de sua carreira, teve Claudio Demaria como líder e
professor.
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