Após anunciar a nova Unidade de Negócios dedicada à
eletrificação e adquirir duas divisões de sistema de baterias elétricas
automotivas, a Cummins Inc. estreia na Intermat – Feira Internacional de
Construção de Infraestrutura, que acontece entre os dias 23 e 28 de abril, em
Paris, na França, um novo conceito de powertrain eletrificado para aplicações
fora de estrada.
Batizada de REEV - Range Extended Electric Driveline ou ainda Linha de
Transmissão Elétrica Estendida na tradução em português, a novidade é destinada
para uma ampla gama de equipamentos, incluindo carregadeiras, guindastes,
caminhões de mina, tratores, escavadeiras, entre outros.
“A Cummins está
desenvolvendo um portfólio de energia alternativa para o setor industrial,
incluindo linhas de transmissão totalmente elétricas e de extensão. Isso
complementa o nosso Diesel limpo e nos permite oferecer as melhores soluções
para nossos clientes, sejam quais forem suas necessidades ”, disse Julie
Furber, diretora executiva da Cummins Electrified Power Business.
O Cummins REEV combina a energia da bateria com um
motor-gerador compacto. O sistema funciona da mesma maneira que o Cummins
Battery Electric (BEV), capaz de fornecer energia elétrica com zero emissões em
uma única carga no ponto de uso. No entanto, possui um gerador F3.8 Stage V
como opções plug-in para carregamento, oferecendo mais flexibilidade onde a
infraestrutura de carregamento não está disponível.
O gerador usa um motor de tração de alta eficiência que fornece torque contínuo
de 1.850 Nm, eliminando a necessidade de troca de marchas e reduzindo
drasticamente o ruído do trem de força. Um torque instantâneo de até 3.400 Nm
está disponível quando a máquina atinge condições de trabalho difíceis.
“Com nossas recentes aquisições da Brammo e da Johnson Matthey Battery Systems,
estamos construindo capacidade em toda a gama de armazenamento elétrico.
Durante o evento, lançaremos ainda a nossa inédira bateria de 35 kWh que pode
ser instalada individualmente ou conjunto para atender às necessidades de
operação e ciclo de trabalho do equipamento ”, acrescentou Furber.
Em demonstração durante a Intermat, o Cummins REEV alimenta um equipamento com
capacidade de cerca de 20 toneladas. Carregada durante a noite, permite 2 horas
de operação com a bateria de 35 kWh. Quanto maior a necessidade de operação com
zero emissão, mais baterias serão necessárias. “A capacidade da bateria de alta
densidade e o motor podem ser dimensionados para oferecer o melhor equilíbrio
entre a emissão extremamente baixa e a emissão zero”, conclui Furber.
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