O setor de
motocicletas comemora o bom desempenho de produção no primeiro trimestre do
ano. De janeiro a março, as fabricantes de motocicletas instaladas no Polo
Industrial de Manaus (PIM) registraram avanço no volume com 259.537 unidades,
alta de 12,2% sobre o mesmo período de 2017, quando foram fabricadas 231.381
motocicletas. Os dados são da ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes
de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
O avanço da
produção no acumulado dos três primeiros meses de 2018 mostra, mais uma vez,
que o segmento caminha rumo à retomada e reforça a projeção de avanço de 5,9%
no acumulado do ano. “Há tempos não começávamos um ano com um horizonte tão
positivo. Isto nos anima e nos deixa confiantes com relação aos indicadores dos
próximos meses”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. Para o
executivo, o cenário agora é de crescimento sustentável, com os estoques
controlados.
Além dos bons
resultados do trimestre, a produção de motocicletas também apresentou alta na
comparação mensal: em março foram produzidas 94.599 unidades, avanço de 14,8%
sobre o mesmo mês do ano anterior (82.416). Já na comparação com fevereiro
(83.632), o crescimento foi de 13,1%.
Na análise das
vendas para o atacado também houve aumento nos três primeiros meses do ano com
234.003 unidades, alta de 8,4% sobre igual período de 2017 (215.818). Na
verificação isolada de março também houve crescimento. Neste período foram
repassadas às concessionárias 87.243 motocicletas, elevação de 8,5% sobre o
mesmo mês do ano passado (80.372) e de 16,6% na comparação com fevereiro
(74.793).
Entre as
categorias mais comercializadas nos primeiros três meses do ano, destaque para
a Street que aparece no topo do ranking, com 51,2% de participação (119.723
unidades); em segundo lugar está a Trail, com 22,1% (51.624) e em terceiro a
Motoneta, 14,1% (32.948). O Scooter ficou com a quarta posição (15.386), o que
representa participação de 6,6%. Em quinto lugar, aparece a Naked com 5.589
unidades, o que corresponde a 2,4% do mercado.
Já na análise
referente ao mês de março, Street tem 50,6% de participação, com 44.168
unidades, depois aparece Trail com 21,4% (18.666), Motoneta com 15,2% (13.245),
Scooter com 6,6% (5.753) e Naked com 2,5% (2.148).
Características básicas das motocicletas de cada categoria:
Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso
urbano.
Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto,
tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.
Motoneta – motociclo tipo underbone, pilotado com o condutor na
posição sentado, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de
câmbio automático ou semiautomático.
Scooter- Motociclo pilotado com o condutor na posição sentado e dotado de câmbio
automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.
Naked – Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto
desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a
uma motocicleta versão “sport”, sem a carenagem.
Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto
em terrenos pavimentados e não pavimentados.
Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à
utilização em pisos não pavimentados.
Custom – Motocicleta
caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais
longos, chamadas de estradeiras, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.
Sport – Motocicletas
de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica
e o alto desempenho.
Ciclomotor – Veículo
de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja
cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos.
Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para a utilização
em turismo e viagens de grandes distâncias.
Emplacamentos
Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores
(Renavam), as vendas no varejo totalizaram 219.304 unidades no primeiro
trimestre do ano, o que demonstra aumento de 4% sobre as 210.970 motocicletas
emplacadas no mesmo período de 2017. No desempenho isolado de março houve uma
redução de 4,3%: 79.320 unidades sobre as 82.879 licenciadas no mesmo mês do
ano passado. No entanto, na comparação com fevereiro (62.991) houve alta de
25,9%.
As boas perspectivas estão baseadas principalmente no desempenho das
vendas diárias de motocicletas que no mês de março avançaram consideravelmente,
mesmo com menos dias úteis sobre fevereiro – 21 e 18, respectivamente. Foram
3.777 unidades, alta de 7,9% sobre o mês anterior (3.500) e de 4,8% sobre março
de 2017 (3.603) que totalizou 23 dias úteis.
Exportações
As exportações
apresentaram crescimento expressivo no primeiro trimestre. No período foram
enviadas para outros países 23.320 motocicletas, o que representa alta de
45,4% sobre o mesmo período de 2017 (16.732). Os principais destinos foram
Argentina (18.436) e Austrália (1.258). Somente no mês de março foram
embarcadas 9.022 motos, alta de 66,5% sobre o mesmo mês do ano passado (5.420)
e de 31,4% sobre fevereiro (6.866).
Projeções atualizadas
MOTOCICLETAS - PROJEÇÕES 2018
|
||||
2017
|
2018
|
Quantidade
|
Variação %
|
|
Produção
|
882.876
|
935.000
|
52.124
|
5,9
|
Atacado
|
814.573
|
850.000
|
35.427
|
4,3
|
Varejo
|
851.013
|
865.000
|
13.987
|
1,6
|
Exportação
|
81.789
|
85.000
|
3.211
|
3,9
|
Fonte: Abraciclo / Associados
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