O caminho para a liderança global da Nissan na venda de
carros elétricos – são mais de 300 mil unidades comercializadas do Nissan LEAF
em todo o mundo – foi construído com a crença da empresa que a eletrificação é
uma alternativa viável para a propulsão de veículos em uma sociedade sem
emissões. Para chegar ao topo do ranking desses veículos, a Nissan vem
desenvolvendo a tecnologia ao longo das últimas décadas. E a experimentação foi
uma das vertentes desse desenvolvimento.
Um dos estudos da Nissan nesse tema foi apresentado na
25ª edição do Tokyo Motor Show, realizada em 1983. Era o Nissan March EV, o
primeiro protótipo totalmente elétrico a adotar um motor de indução.
O projeto desse carro-conceito apresentou um inovador sistema
de propulsão elétrica e tecnologias no Japão, com um motor de indução e uma
transmissão eletromagnética de duas velocidades. Como resultado, o alcance da
bateria gerava uma autonomia de 160 km a uma velocidade constante de 40 km/h.
Era a semente que resultaria no primeiro veículo 100% elétrico de produção em
massa, o Nissan LEAF, 27 anos antes do seu lançamento mundial. No Salão de
Tóquio de 1987, a Nissan apresentou o EV-2 (foto).
Lançado em 2010, a primeira geração do Nissan LEAF foi o primeiro veículo de
produção em massa totalmente elétrico do mundo, equipado com baterias de íon de
lítio. Revelado no Japão em setembro de 2017, a segunda geração oferece uma
autonomia de quase 400 km com uma única carga.
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