No dia 16 de abril, o
Porsche 911 GT3 RS estabeleceu um novo marco para carros esportivos aprovados
para uso em estrada, no circuito Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha: O
piloto de fábrica da Porsche, Kévin Estre, completou uma volta com o GT3 RS de
520 cv em 6:56.4 minutos. O tempo de volta do francês foi 24 segundos mais
rápido do que o melhor tempo alcançado com o modelo GT3 RS anterior. O piloto
de desenvolvimento da Porsche Lars Kern compartilhou a tarefa de pilotagem com
Estre. Após o 918 Spyder e o 911 GT2 RS, o novo GT3 RS é o terceiro carro
esportivo de produção da Porsche a ter registrado em cartório um tempo de volta
de menos de sete minutos na mais exigente pista de corridas do mundo, conhecida
como "Inferno Verde". Como é costume em disputas por recordes, o
tempo foi medido ao longo do trecho de 20,6 quilômetros.
Frank Steffen Walliser, vice-presidente de Motorsport e
Carros GT, comentou: "Nenhum outro modelo da Porsche chega tão perto de um
carro de corrida como o novo GT3 RS. Muitas ideias inovadoras do automobilismo
esportivo de alto nível foram transferidas para ele, por exemplo, do 911 GT3 R.
Isto é o que nossa filosofia para modelos GT tem a ver: A mais alta tecnologia
deve ser fascinante, mas tangível. Quanto a isso, não há um teste mais severo
para nossas ideias do que Nordschleife."
Andreas Preuninger, diretor da Linha de Modelos GT,
acrescentou: "Todos os quatro tempos de volta de ambos pilotos ficaram
baixo de sete minutos, com diferenças de apenas décimos de segundos. Isto prova
não apenas a potência diferenciada do GT3 RS, mas também sua extraordinária
dirigibilidade no limite. Um sistema geral perfeitamente composto permite uma
alta performance dinâmica, mesmo com uma potência de motor relativamente
modesta. Para um piloto, cada uma das milhares de peças tem que parecer uma
única - esta é a força imbatível do GT3 RS. E o que me agrada especialmente é
quanta diversão Lars e Kévin tiveram ao dirigir este carro."
Estre, de 29 anos, iniciou a volta recorde as 11h40m em
condições ideais, com temperatura ambiente de 14 graus Celsius e 18 graus de
temperatura da pista. "Para mim, esta volta foi uma experiência
sensacional", revelou o piloto. "Ao longo das curvas rápidas e nas
freadas, em particular, o GT3 RS é inacreditavelmente próximo de nosso carro de
corrida GT3 R. Isso também se deve à nova geração de pneus para carros
esportivos liberados para a estrada. Eu gosto muito do motor do GT3 RS. Ir até
9.000 rpm com um motor de seis cilindros parece fantástico. O som é um sonho e
o torque é enorme."
Desde 2016, Kévin Estre pertence ao esquadrão de pilotos de
fábrica da Porsche. Ele corre com o Porsche 911 RSR no Campeonato Mundial de
Endurance da FIA (WEC), que inclui a corrida 24 Horas de Le Mans. Na ADAC GT
Masters, ele pilota o 911 GT3 R.
Em Nürburgring, o 911 GT3 RS estava equipado com a última
geração dos pneus Michelin Pilot Sport. Otimizados especialmente para uso na
pista, o Michelin Pilot Sport Cup 2 R atende totalmente as legislações da União
Europeia e dos Estados Unidos. Os pneus (265/35 ZR 20 na frente e 325/30 ZR 21
na traseira) poderão em breve ser encomendados em todos os Porsche Centres e
revendedores selecionados ou fornecedores de pneus. Eles estão aprovados para
uso no 911 GT3 RS e no 911 GT2 RS.
O 911 GT3 RS, com chassis com DNA esportivo e motor
naturalmente aspirado de 383 kW (520 cv) com quatro litros, de alta rotação,
teve sua estreia mundial no Salão de Genebra, no início de março deste ano. O
carro esportivo de alta performance acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e
alcance 312 km/h de velocidade máxima.
Na Europa os preços do novo 911 GT3 RS começam em 195.137
euros, incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT) e equipamentos
específicos para o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário