Há 25 anos a rede de concessionárias da Volkswagen
Caminhões assumia um novo desafio: apresentar ao cliente os ônibus Volkswagen,
que nasciam sob medida para o transporte coletivo de passageiros e inauguravam
a presença da marca nesse segmento.
Heitor Tosi Neto, concessionário da marca, lembra-se bem desse momento.
“Tínhamos a missão de ser uma opção competitiva e concreta aos
empresários, provar que o nosso produto era bom e estaríamos ao lado do cliente
no pós-vendas para todo e qualquer auxílio. E isso foi muito bem feito pela
rede, com irrestrito apoio da VW.”
O projeto junto à rede de concessionários começou anos antes do lançamento e
envolveu o preparo para o ingresso nesse novo negócio, que trouxe uma série de
novidades em todos os âmbitos. “Era uma nova cultura: nova marca, novo modo de
oferecer veículos, novo modelo no negócio de ônibus”, destaca o empresário,
hoje também presidente da ACAV (Associação dos Concessionários MAN Latin
America).
Tosi exemplifica que os investimentos na representação da nova marca já
deixavam bem clara a premissa dos ônibus Volkswagen. “Adquirimos peças,
ferramental específico, treinamos o pessoal de pós-vendas, mas não foi
necessário fazer grandes mudanças na estrutura das concessionárias. Compramos,
sim, uma oficina móvel, um caminhão VW 7.100 que ia às garagens dos clientes
para manutenção e acompanhamento próximo. Ou seja: estávamos onde o cliente
estivesse.”
A fórmula deu certo: a função de monitores de ônibus, criada com pioneirismo
pela VW Caminhões e Ônibus, continua com força na rede em todo país. São 80
profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma mais de
550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história.
A rede de concessionárias
também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao cliente de ônibus,
o que representa a maior capilaridade do Brasil.
Para Tosi, o legado dos 25 anos de Volksbus é bastante comentado pelos clientes
em toda a rede. “Trata-se de um produto desenvolvido nas garagens, junto com os
frotistas, quebrando paradigmas e abrindo o mercado. Valorizamos os clientes
com suas opiniões”.
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