Passo importante no futuro
dos veículos elétricos, o Centro Técnico Hyundai-Kia America (HATCI) e a
empresa de tecnologia Mojo Mobility (Mojo) completaram, após três anos, um
projeto para desenvolver um sistema de transferência de energia sem fio de
carregamento rápido em uma frota de teste de Kia Soul EV. O projeto, em
colaboração com o Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável do
Departamento de Energia dos Estados Unidos, abre o caminho para o futuro dos
veículos elétricos nos quais as tomadas não serão mais necessárias.
O HATCI e a Mojo, uma empresa de tecnologia sem fio,
trabalharam juntas para desenvolver um sistema de carregamento sem fio compacto
capaz de transferir mais de 10 kW ao veículo para carregamento rápido, visando
uma eficiência de 85%. O projeto instalou o sistema em cinco Soul EV e os
testou em aplicações reais para durabilidade, segurança e desempenho.
O sistema funciona por meio de um campo eletromagnético que
transfere energia entre duas bobinas: um transmissor no solo e um receptor na
parte inferior do veículo. O motorista simplesmente estaciona o carro acima do
transmissor para começar o carregamento e, então, a energia é enviada por meio
de um acoplamento indutivo para um dispositivo elétrico, que utiliza essa
energia para carregar a bateria dos veículos. O sistema é tão eficiente que
permitirá até certo desalinhamento entre transmissor e receptor, tornando-o
mais simples e conveniente para o uso diário do proprietário.
Não há plano atual para oferecer o sistema de carregamento
sem fio em veículos em produção para venda aos consumidores. Entretanto, o
sucesso deste projeto indica que sistemas semelhantes serão possíveis nos
futuros veículos elétricos da Kia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário