Os clientes
exigem dos veículos comerciais leves elétricos o mesmo que esperam dos modelos
com motores de combustão. Um dos fatores mais importantes é a total
confiabilidade, mesmo em condições severas de uso. Os rigorosos testes de
inverno da eSprinter Mercedes-Benz focaram precisamente nisso. Por várias
semanas, a equipe de Desenvolvimento submeteu a Sprinter totalmente elétrica a
uma verdadeira maratona de resistência em Arjeplog, na Suécia. Em temperaturas
que chegam a menos 30 graus, com estradas congeladas e neve profunda, a
eSprinter demonstrou sua funcionalidade sob condições extremas. Assim, concluiu
seu mais recente marco de progresso rumo ao lançamento no mercado, que deverá
ocorrer no segundo semestre de 2019.
Os veículos
foram submetidos a numerosos testes complexos num campo de provas próximo ao
Círculo Polar Ártico, como por exemplo, condução sobre um lago congelado a fim
de examinar os efeitos do frio extremo na dirigibilidade, na ergonomia e no
conforto, usando tecnologia especial de medição. A função de partida e a
resistência às baixas temperaturas dos componentes de acionamento, softwares e
interfaces foram testados em células especiais a frio.
Como os veículos
respondem às diferentes condições climáticas é uma questão crítica para o
funcionamento dos comerciais leves elétricos em operações de rotina severas,
como para o setor de entregas (courier, expressas e pacotes). Com uma autonomia
de cerca de 150 km, quando configurada com uma bateria com capacidade de 55
kWh, a eSprinter é projetada com perfeição para os serviços de distribuição de
curto percurso, dentro das cidades. Os testes na
Suécia demonstraram: mesmo nas
condições desfavoráveis, uma autonomia de cerca de 100 km ainda é
disponibilizada ao cliente.
Quem dirige
diariamente um veículo comercial leve tem altas exigências quanto ao posto de
trabalho do motorista. É por isso que a qualidade e a segurança são igualmente
importantes para os modelos de propulsão elétrica. Mesmo com temperaturas muito
abaixo do congelamento, é preciso limpar o gelo das janelas tão rápido quanto é
possível aquecer a cabina do motorista de maneira eficaz. Para tanto, a
temperatura dos veículos de teste e de suas baterias foi reduzida a extremos em
células de refrigeração especiais para testar o comportamento de partida e o
gerenciamento térmico durante as chamas "partidas a frio".
Mais um elemento
importante do teste: o comportamento para carregar as baterias. A eSprinter
está equipada com um recurso de carga rápida integrado, com o qual é possível
recarregar cerca de 80% de sua capacidade em 30 minutos – essa é uma grande
vantagem para a rotina diária de um veículo que precisa funcionar com a mesma
eficiência em qualquer temperatura.
Inicialmente a
nova eSprinter será disponibilizada como furgão com teto alto e um PBT (peso
bruto total) de 3.500 kg. Seu volume máximo de carga é de 10,5 m³, exatamente
como a versão Sprinter já conhecida.
Equipada com uma
bateria com capacidade de 55 kWh, sua autonomia é estimada em 150 km, com carga
útil máxima de 900 kg. Com uma segunda
bateria opcional, o cliente pode
priorizar outros parâmetros operacionais. Uma capacidade de 41 kWh permite o
aumento da carga útil em cerca de 140 kg, chegando a 1.040 kg, com autonomia de
cerca de 115 km.
Similar ao motor
diesel de entrada, a propulsão elétrica da eSprinter tem uma potência de 85 kW
e um valor de torque de até 300 Nm. A velocidade máxima pode ser configurada de
acordo com a tarefa a ser executada, entre 80 km/h, 100 km/h ou 120 km/h.
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