O helicóptero Bell 47, popularmente conhecido por bolha, em virtude da visão panorâmica da bolha que recobre o seu cokpite. Foi o primeiro helicóptero fabricado em linha de série pela fabricante Norte americana BELL. Este modelo foi o pré - cursor dos atuais e modernos helicópteros fabricados ao redor do mundo. A partir dele houve o desenvolvimento das novas tecnologias. O Bell 47 diferente dos helicópteros modernos NÃO possui dois itens básicos e muito importantes para facilitar a pilotagem de um helicóptero; item adotado em todos os helicópteros em todo o mundo: hidráulico no coletivo e governador de potência (ajustador / calibrador automático de potência conjugado com a rotação) estes dois itens citados anteriormente são essenciais para se ter um bom conforto na manobrabilidade de um helicóptero.
O Bell 47G -2 de prefixo PT-HJC, é uma aeronave da década de final dos anos de 1950 início da década de 1960. Porém foi reconstituído no ano de 1977, levando quase quatro anos para a finalização da sua restauração.
Este modelo de helicóptero chegou ao Brasil pela primeira vez nos anos de cinqüenta, trazido (comprado) inicialmente pela marinha brasileira. Aqui aproveitamos para citar que este tipo de helicóptero foi muito utilizado na época da guerra da coréia.
Hoje em dia até onde temos conhecimento / informação. Só existem três unidades / modelos deste ainda voando aqui no Brasil, e segundo o fabricante (BELL) que deixou de fabricar este modelo especifico no final dos anos de 1973, após ter fabricado mais de 5.000 (cinco mil) unidades em toda a sua história, não restam mais que 84 (oitenta e quatro) unidades hábeis, voando no mundo.
Outro fato curioso é que também só existem poucos (menos de seis) pilotos ainda com suas licenças válidas em dia para pilotar este tipo de helicóptero; devido à nuancias, sensibilidades requeridas para este tipo de equipamento levando-se em consideração que devido às tecnologias aplicadas nas novas aeronaves /helicópteros, os mesmos vieram a facilitar o trabalho dentro da cabine do helicóptero.
Com relação a sua motorização o mesmo possui um motor LYCOMING de seis cilindros e 250HP. Este motor usa gasolina de aviação AVGAS-100, consumindo em média 54 (cinquenta e quatro) litros hora.
No painel de instrumentos cito aqui alguns: liquidrometro, altímetro, velocímetro, cronometro, pressão do óleo, temperatura da cabeça dos cilitros, temperatura do ar que vai para a tubulação da mistura do carburador, temperatura do motor e da transmissão principal, percentual do gerador e tacômetro do motor e do rotor, complementando temos ainda bussola , transponder e radio comunicação VHF para comunicação com os órgãos de controle.
Bom dia, meu nome e Eduardo Ramos e sou produtor de filmes, estou procurando uma aeronave dessas. VocE6 poderia me ajudar informando onde se encontra essas 3 existentes no brasil em condições de voar e os 6 pilotos habilitados ?
ResponderExcluirClaro se ainda existir.
Obrigado
Eduardo Ramos
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