quarta-feira, 4 de julho de 2012

Veleiros Mitsubishi/Energisa e Pajero Gol confirmam participação na Rolex Ilhabela Sailing Week



Os veleiros monotipos de oceano estão confirmando, cada vez mais, seu sucesso na vela mundial. Prova disso foi a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup 2012, que contou com nada menos que 13 barcos na classe S40, três na novíssima classe C30 e outros 21 na classe HPE 25. Entre os dias 07 e 14 de julho, as tripulações dos S40 Pajero/Gol e Mitsubishi/Energisa voltam às raias do litoral paulista para a disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week.Campeão da competição em 2010, o Pajero/Gol espera voltar ao lugar mais alto do pódio na edição 2012. "Sempre existe uma pressão para boas colocações, mesmo porque nós fomos campeões no Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2012. Mas estamos com uma tripulação forte e que tem sido mantida há um bom tempo. Sem dúvida, isso é um fato a nosso favor", comenta tático André Fonseca, o Bochecha.


André é um dos atletas de maior experiência no veleiro. Ao todo, são 18 títulos brasileiros, quatro sul-americanos e ainda dois campeonatos mundiais. "A vela é um esporte no qual o conhecimento é muito mais importante do que o preparo físico. Tendo essa experiência, você consegue ver as mudanças da natureza, as condições climáticas de vento, onda e correnteza para tirar proveito. Então, quanto mais você vive e compete, sua sabedoria aumenta e isso se torna um fator determinante numa regata", explica Bochecha.Essa mesma experiência não faltará no Mitsubishi/ Energisa. O veleiro terá no comando ninguém menos que o maior medalhista olímpico da vela mundial, Torben Grael, com medalhas de ouro em Atenas/04 e Atlanta/96, prata em Los Angeles/84, e bronze em Sidney/00 e Seul/88. "Nós temos um histórico de boas colocações na Rolex Ilhabela Sailing Week, que eu pretendo trabalhar para manter. Nessas horas, toda sua vivência ajuda e muito", comenta o hexacampeão mundial de vela.


Torben Grael
Considerada uma das classes de mais alto nível, a S40 reserva sempre surpresas e, para isso, Torben terá tripulação completa no barco Mitsubishi / Energisa. Um dos destaques, mais uma vez, será a presença de seu irmão, Lars Grael, campeão Mundial de Snipe, octacampeão Sul-americano de Tornado e duas vezes medalha de bronze nas Olimpíadas."As regatas da classe S40 são sempre muito disputadas e teremos uma tripulação com integrantes que não puderam competir na Mitsubishi Sailing Cup. E, mais uma vez, o meu irmão Lars levará seu conhecimento para o veleiro", lembra Torben, que também é vencedor da Regata Volta ao Mundo e do prêmio ISAF de Velejador do Ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário