segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mercedes-Benz entrega 15 unidades do Unimog U20 para corpo de bombeiros da Suiça



O Unimog U 20, o veículo mais compacto da legendária linha Unimog da Mercedes-Benz está atraindo cada vez mais a atenção dos bombeiros. Um lote de 15 unidades do Unimog U 20 foi entregue para o corpo de bombeiros do Cantão de Ticino, na Suíça. Eles foram fornecidos na versão caminhão pipa Rosenbauer, desenvolvido para atender às normas do país.Com círculo de viragem similar ao de um automóvel (12,6 metros), altura de 2,7 metros, largura de 2,2 metros e baixo peso bruto total, o Unimog U 20 foi desenvolvido para uso em vias íngremes e estreitas.Tração permanente em todas as rodas, rodado simples, bloqueio de diferencial e eixos portantes, que garantem distância em relação ao solo, são características que contribuem para a excelente capacidade off-road do Unimog. A isso, somam-se alta potência, unidades de tomada de força e hidráulica de alto desempenho. Este veículo destaca-se ainda pela tecnologia de ponta em segurança, operação e respeito ao meio ambiente. Dessa forma, o U 20 posiciona-se como um veículo de elevado desempenho e grande robustez para trabalhos de emergência, reafirmando exatamente o mesmo estilo das duas séries de modelos maiores do Unimog.

As séries maiores incluem os veículos especiais Unimog U 300, U 400, U 500, além dos modelos U 4000 e U 5000 com capacidade superior "off-road". O motor de 4 cilindros do U 20 gera 130 kW (177 hp) de potência, e conta com uma transmissão de 8 marchas à frente e 6 marchas à ré e velocidade máxima de 90 km/h. Com diversos elementos de elevado conforto e sofisticada ergonomia, a moderna cabina do Unimog torna o trabalho muito mais fácil para os membros da equipe do corpo de bombeiros. Com a carroçaria Rosenbauer, o Unimog U 20 disponibiliza 1.600 litros de água. O tanque é produzido em fibra de vidro. No coração da unidade de combate a incêndios está uma bomba centrífuga, com capacidade de 2.000 l/min a 10 bar. Ela também pode ser usada como bomba de sucção para obter água, contando com um tubo de 10 metros de comprimento. O agente extintor é expelido por meio de duas bobinas de baixa pressão com alcance de 60 metros. A estrutura compacta do veículo facilita a carga e descarga de várias alturas aos diversos equipamentos, como por exemplo, o aparelho móvel de respiração.O uso do Unimog por corpos de bombeiros tem uma longa tradição, que data dos seus primeiros anos e inclui o combate e proteção contra incêndios.

Mais de 380.000 veículos Unimog foram fabricados pela Mercedes-Benz desde 1951, incluindo-se mais de 10.000 unidades da série U 300, U 400 e U 500, lançada em 2000. O Unimog era fabricado na planta de Gaggenau, na Alemanha, até 2002, quando sua produção passou a ser realizada pela planta de Wörth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário