A
Mercedes-Benz do Brasil – maior fabricante de veículos comerciais da América
Latina e maior empregadora do setor no Brasil – está convocando para retorno ao
trabalho, até 28 de janeiro de 2013, todos os cerca de 1.500 colaboradores, que
estavam com seus contratos temporariamente suspensos para qualificação –
processo também conhecido por Lay-off. A medida foi adotada pela Empresa,
em maio, por meio de um acordo inovador com o Sindicato dos Metalúrgicos do
ABC, visando a manutenção do nível de emprego e a retenção da mão de obra
qualificada na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.
“Estamos muito
satisfeitos e orgulhosos por termos superado um dos mais difíceis momentos para
a produção de veículos comerciais dos últimos anos, no Brasil, sem diminuir
nosso quadro de funcionários. Além disso, mantivemos inalterado nosso plano de
investimentos, que é o maior do segmento, e ainda iniciamos as atividades em
nossa nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora”, afirma Jürgen Ziegler,
presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina.
O encerramento
do Lay-offé resultado da retomada nas vendas de caminhões e ônibus
no mercado brasileiro, que fez com que a Mercedes-Benz aumentasse seu programa
de produção para 2013. A Empresa também decidiu reestabelecer o segundo turno
de trabalho na área de montagem final de caminhões, a partir de 1º de
fevereiro.
“O retorno desse
grupo de colaboradores ao trabalho mostra que valeu muito a pena todo nosso
esforço em, durante meses, estudar alternativas, negociar soluções e investir
na garantia do nível do emprego. Tomamos as decisões corretas. Vale a pena
acreditar no desenvolvimento do País”, afirma Fernando Fontes Garcia,
vice-presidente de Recursos Humanos da companhia.
Para 2013, a
expectativa da Empresa é que o cenário de negócios para veículos comercias seja
mais favorável. “O anúncio de ferramentas de financiamento adequadas ao setor
com regras definidas para todo o ano de 2013, aliado à espera de safra recorde
e de investimentos em infraestrutura já impactam positivamente nossa indústria.
Além disso, se o crescimento da economia brasileira como um todo for maior do
que em 2012, certamente, teremos um excelente mercado de caminhões e ônibus no
próximo ano”, conclui Ziegler.
Os participantes
do Lay-off, que retornarão ao trabalho em janeiro de 2013, tiveram
seus recebimentos mantidos, além de todos os seus direitos trabalhistas
(férias, 13º salário e reajustes), e benefícios (como plano de saúde)
preservados durante os sete meses em que estiveram afastados. Eles ainda
participaram de um programa especial de formação avançada e qualificação profissional
no SENAI com duração de 300 horas.
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