Os esforços da Nissan em promover globalmente veículos
elétricos ganharam mais reforços. Hoje, a Nissan do Brasil apresentou seu
balanço parcial da primeira fase do Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São
Paulo, uma parceria entre Nissan, Prefeitura de São Paulo, AES Eletropaulo e a
Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo (Adetax). Foram
entregues mais oito unidades do Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico
comercializado em larga escala no mundo. Além dos oito carros, a empresa parceira
do projeto AES Eletropaulo anunciou a chegada também de cinco postos de carga
rápida (30 minutos), que marcam a segunda fase do projeto e que irão
potencializar o estudo da viabilidade de veículos movidos à eletricidade.
O projeto
conta agora com 10 unidades do Nissan LEAF, que circulam de segunda a
sexta-feira e partem dos pontos dos táxis localizados na Avenida Paulista,
esquina com a Rua da Consolação; na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini e em
frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade.
Nesta
segunda fase do projeto, os taxistas poderão abastecer os veículos durante o
dia nos postos de carga rápida, que carregam completamente a bateria em até 30
minutos. Estes postos estão instalados nos estacionamentos das concessionárias
Nissan nos bairros da Lapa, Tatuapé, Vila Guilherme, Vila Olímpia e Vila
Prudente. Os taxistas continuarão a ter acesso aos carregadores instalados nas
sedes das empresas de táxi e que levam até 8 horas para ter a carga completa.
“O Nissan LEAF
marcou a história da indústria automotiva por ser o primeiro veículo 100%
elétrico no mundo vendido em larga escala. Hoje, em São Paulo, o Nissan LEAF
marca história mais uma vez, comprovando sua viabilidade às necessidades
diárias de mobilidade do brasileiro dentro da maior cidade do país. Estamos
muito felizes de contribuir para o desenvolvimento do projeto que poderá mudar
a forma como o brasileiro vê e utiliza os carros no cotidiano. Sem dúvida, esta
é mais uma iniciativa da Nissan que demonstra o fortalecimento da companhia no
país, assim como a construção da nossa nova fábrica no país e nosso patrocínio
aos Jogos Olímpicos Rio 2016”, explica François Dossa, vice-presidente de
Administração e Finanças da Nissan do Brasil. “Temos certeza que o Projeto
Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo irá colaborar ainda mais nos planos de
criação de incentivos para a comercialização do veículo elétrico no país, já
que este modelo certamente corresponderá a 20% da frota mundial em 2020”, completa
Dossa.
Resultados
parciais da primeira fase
O Projeto
Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo teve início no dia 6 de junho e é um dos
primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado em junho
de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES
Eletropaulo, e que conta também com a Adetax. Na época, a cidade de São Paulo
foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo desse tipo.
Até o mês de
novembro, o projeto teve duas unidades do Nissan LEAF disponíveis para a
população no ponto de táxi da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Nesse
período foram transportados 2.400 passageiros. Cada veículo percorreu cerca de
10.000 km, rodando em média 6 horas por dia, de segunda à sexta-feira.
Considerando
que o custo do carregamento da bateria é de R$ 0,0537 por Km rodado, conforme
dados da AES Eletropaulo, cada veículo teve o gasto aproximado de R$ 537,00
para reabastecimento durante toda a primeira fase do projeto. Se comparado ao
preço de outros combustíveis, como a gasolina, o custo de abastecimento subiria
para R$ 2.291,66*, mais de 320%. Em comparação ao etanol, o custo seria de R$
2.125,00**, quase 300% a mais que o custo da eletricidade.
Nissan LEAF
Com
autonomia de 160 km com uma única carga, o Nissan LEAF foi projetado desde o
início para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna. Ele oferece
espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir
poluentes que contribuem para o efeito estufa, além de não fazer nenhum barulho.
O mais importante nessa iniciativa é o numero de passageiros que passam a conhecer os eletricos, e serão potenciais compradores no futuro.
ResponderExcluirConcordo com você!
ResponderExcluirAos poucos os mitos sobre os carros elétricos são se diluindo e quando houver algum incentivo que baixe o preço,ainda muito alto,muitos podem se interessar em possuir um.