Ford Ecoboost 1.0 |
A Ford conquistou os principais prêmios
internacionais em 2012 com a tecnologia EcoBoost, que introduziu um novo padrão de
eficiência e economia nos motores a gasolina. Desde
o lançamento do EcoBoost em meados de 2009, a Ford já vendeu mais de 520.000
veículos com esses motores em todo o mundo. A família global é composta dos
modelos 1.0 de três cilindros, 1.6 e 2.0 de quatro cilindros e V6 3.5,
combinando turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável.
O
motor Ford EcoBoost 2.0 venceu pelo segundo ano consecutivo o cobiçado prêmio "10 Best Engines" nos Estados
Unidos, promovido pela revista WardsAuto World. Produzido em Valencia, na
Espanha, ele conta com turbo e injeção direta e equipa hoje vários modelos no
mundo. Além do novo Fusion vendido no Brasil e na América do Norte, está
presente no Taurus, Focus ST e Edge, no Falcon vendido na Austrália e em vans
na Europa. No Brasil, o
EcoBoost 2.0 também venceu o Prêmio Abiauto, da Associação Brasileira de Imprensa
Automotiva, como "Melhor Motor de 1.401 cc a 2.500 cc".
O EcoBoost 1.0
também venceu o prêmio de "Motor
Internacional do Ano", considerado o principal da área de tecnologia
automotiva, promovido pela revista Engine Technology International com um júri
formado por 76 jornalistas de 35 países, incluindo representante do Brasil. Ele
conquistou ainda os títulos de "Melhor Motor Novo" e "Melhor
Motor até 1.0 Litro", somado a maior pontuação já registrada na história
do prêmio.
O motor EcoBoost
1.0 estreou este ano no Focus
europeu e em breve vai equipar os modelos C-MAX e B-MAX. Ele também será
oferecido em 2013 em veículos da Ford nos Estados Unidos, Ásia-Pacífico e
África.
Eficiência e
economia
Ford Ecoboost 2.0 |
"Quando
iniciamos o projeto do motor EcoBoost, nós estabelecemos metas incrivelmente
altas", diz Joe Bakaj, vice-presidente Global da Ford. "O objetivo
era entregar uma economia de arregalar os olhos, um desempenho surpreendente,
silencioso e refinado. O resultado é um divisor de águas para os motores a
gasolina em todo o mundo", completa.
A tecnologia
EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer excelente desempenho com
máxima economia e menores emissões. Ela combina injeção direta de combustível,
turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável para
gerar a mesma potência de um motor maior, com a economia de um bloco pequeno. A
construção em alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o
desempenho.
Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível,
ele reduz em até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com um
desempenho forte e suave, disponibilizando o seu torque máximo em uma
faixa ampla de rotações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário