O que
acontece quando uma empresa reinterpreta um design, como no caso do Fusca? A
garrafa da Coca-Cola, o Ray Ban Aviator, o Porsche 911, Leica M9 e o Fusca - é
possível reinventar um design tão forte e independente? A resposta é sim. Mas é
preciso entender o produto e a marca: assim, funciona! O departamento de Design
do Grupo Volkswagen "entendeu" os conceitos do produto e da marca e
fixou como objetivo para o novo Fusca: "Criar um novo original!" O
Fusca é um novo original. O novo modelo chega às concessionárias da Volkswagen
no Brasil em novembro por R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e por R$
80.990, com transmissão DSG de dupla embreagem.
O design do Fusca – único
Os designers tinham que partir de um ícone que, em termos de
suas formas exclusivas, só é comparável, entre os carros alemães, ao Porsche
911. Eles sabiam que queriam desenvolver melhor o perfil do Fusca original do
que haviam feito com o New Beetle 1998. Voltar às raízes do carro. Uma
prioridade foi o dinamismo acentuado das proporções do carro. Um aspecto
interessante é que vários membros da equipe eram donos de Volkswagen originais,
refrigerados a ar. Ele é objeto de culto entre os jovens designers da
Volkswagen.
Tributo
Foi assim que o design final do Fusca foi criado em Wolfsburg –
um carro do presente e ao mesmo tempo um tributo de design à semente automotiva
de todo um grupo corporativo. E realmente inconfundível: Se alguém colocar o
primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto,
observando suas silhuetas, verá linhas quase idênticas na parte traseira.
Claramente, o novo Fusca traz referências de estilo fundamentais do carro
original. Tudo como deve ser.
Dimensões
O novo carro tem 1.808 mm de largura (mais 84 mm), 1.486 mm de
altura (12 mm menor) e 4.278 mm de comprimento (mais 152 mm). São proporções
totalmente novas. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse mais
estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção dianteira pudesse
seguir o contorno do Fusca original. O novo ponto chave é a coluna C.
Paralelamente, a equipe de desenvolvimento aumentou as bitolas e a distância
entre-eixos do carro. Tudo isso dá ao novo Fusca uma aparência de força e tensão
muscular.
DNA Volkswagen - estilo para o nosso tempo
Apesar de sua individualidade, o estilo do carro segue o DNA de
design da Volkswagen. Ele se expressa claramente na imagem horizontal criada
pelo para-choque dianteiro, a entrada de ar frontal, linhas retas nas bordas do
capô, a precisão da linha entre as colunas “A” e “C” e o estilo das lanternas
traseiras. O Fusca de hoje traz o design do ícone para o presente.
Carro de passeio
Onde o Fusca original
tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente
com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita bagagem (310 a 905
litros). À direita e à esquerda da tampa traseira ficam as lanternas. Como em
todos os Volkswagen, elas têm um visual noturno inconfundível, em forma de “C”.
E, como no Fusca e no New Beetle, suas formas básicas se integram ao design dos
para-lamas salientes. As lanternas têm tom vermelho escuro, exceto por duas
pequenas áreas brancas, do indicador de direção e luz de ré.
No Fusca as rodas de liga-leve "Spin" têm 17 polegadas
e cinco raios diferenciados. Esta roda é exclusiva do Fusca, que ainda pode ser
equipado com as rodas “Twister” – também com cinco raios, mas com a parte
interna de alumínio claro e a externa em preto fosco. Há, ainda, a opção de
equipar o modelo com rodas de liga-leve 18”.
11 cores – para combinar com cada estilo de
vida
As cores do Fusca – 11 diferentes tonalidades – tornam a vida
diária mais colorida. Há cores que deixam o carro “divertido” e o tornam tão
exclusivo como uma digital. As cores sólidas são "Branco Cristal",
“Preto Ninja”, "Amarelo Saturno", "Vermelho Tornado" e
"Azul Denim". As cores metálicas são "Azul Reef",
"Marrom Toffee", "Cinza Platinum", "Prata Sargas"
e "Prata Moon Rock". E ainda há uma cor perolizada: "Preto
Mystic".
Segurança – proteção efetiva
Indo direto ao ponto: com o Fusca, a Volkswagen criou um dos
carros mais seguros neste segmento. O controle de estabilização eletrônica
(ESC) é de série, assim como um eficiente conjunto de airbags frontais e
laterais que protegem os passageiros. Naturalmente, a carroceria – em sua maior
parte soldada a laser e galvanizada – tem um dos melhore índices de rigidez
torcional da categoria, 26.000 Nm/º.
Original também por dentro
"O design interior é tão singular quanto inconfundível e
tem muito do design do Fusca, como o estilo externo", resume Klaus
Bischoff, Chefe de Design da Volkswagen. O espaço interno é marcado pelo amor
pelo detalhe, é um claro tributo ao Fusca e mescla elementos clássicos com alta
tecnologia. Acima de tudo, o interior se harmoniza perfeitamente com o carro e
é diferente de tudo o que atualmente é oferecido no mundo automotivo.
Formas – um interior que é a soma de suas
partes
Os muitos detalhes do interior do novo Fusca o tornam
inovador
amente único. Começa pelo para-brisa dianteiro recuado, que remete ao
mundo dos carros clássicos. E o painel de instrumentos, fazendo jus ao nome,
que combina tecnologias inovadoras e comandos com as superfícies pintadas e um
porta-luvas no estilo do Fusca original. O carro oferece muito espaço e
conforto para quatro pessoas e leva até 905 litros de bagagem. Também há formas
que não foram criadas apenas pela aparência. Por exemplo, o formato do painel,
que remete à época do primeiro Fusca e, mesmo assim, não é retrô. No Fusca o
painel conta com acabamento simulando fibra de carbono, além de painéis das
portas pretos e detalhes no volante pintados na cor "Dark Metal".
Iluminação ambiente com três cores
No novo Fusca, à esquerda do volante fica um dispositivo para
regular a intensidade da iluminação dos instrumentos, mas também uma segunda,
com uma escala mostrando "0", "r", "w" e
"b". Este comando serve para controlar
as cores do novo sistema de iluminação ambiente da Volkswagen. Vermelho,
branco e azul. A iluminação indireta fica nos painéis de acabamento das portas,
ao mesmo tempo em que a direta aparece como anéis luminosos ao redor dos
alto-falantes das portas.
Controles – o Fusca era e continua sendo
intuitivo
Independentemente da
iluminação, os motoristas poderão encontrar todos os detalhes internos com
os olhos fechados. E não apenas os atuais donos de Volkswagen, mas qualquer
condutor. Isso apesar de tudo ter sido redesenhado ou reposicionado. Frente ao
motorista, três instrumentos redondos (conta-giros, velocímetro e indicador do
nível do tanque) fornecem todas as informações importantes. No velocímetro, ao
centro, há um display multifuncional. Da mesma forma, os sistemas de áudio e
navegação, que são localizados dentro do campo de visão do motorista no painel,
são ladeados por duas saídas de ar. Logo abaixo fica o painel de controle do
ar-condicionado, também redesenhado, o interruptor das luzes de emergência e,
finalmente, a alavanca de câmbio com o botão de partida do motor (opcional) à
sua esquerda.
Ergonomia e qualidade
Uma característica do Fusca de terceira geração é que sua
ergonomia interna e equipamentos são baseados em parâmetros totalmente novos.
Tudo é acessado com facilidade: a mão que agarra o volante automaticamente
acima do raio horizontal encontra com facilidade o interruptor das luzes que
está ligeiramente deslocado. Como num carro esporte, a alavanca do câmbio fica
numa posição idealmente intuitiva para a outra mão. Comparado ao do New Beetle,
o espaço ao redor da alavanca de câmbio
foi aumentado, simplificando seu uso na direção esportiva e para trocas rápidas
de marchas.
Para viajar
O porta-malas agora tem maior capacidade, 310 litros, contra 214
do New Beetle. Quando o banco traseiro é rebatido, a capacidade de carga cresce
até 905 litros e o acesso é facilitado pela ampla tampa traseira. As bitolas e
a largura interna do porta-malas também aumentaram. A largura disponível é de
960 mm. O comprimento do compartimento é de 737 mm com o banco traseiro na
posição normal, chegando a 1.493 mm com o rebatimento. Isso indica que nada a
bordo do Fusca o impede de enfrentar longas viagens. Aliás, práticos ganchos
nas laterais do porta-malas ajudam a levar pequenos e grandes objetos.
Diga seu nome!
Nessa nova era do Fusca,
a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o
nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua
história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no
passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No
Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados,
reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.
Interior, funcionalidade e segurança
Por dentro, o Fusca oferece o painel dianteiro com aparência de
fibra de carbono, iluminação ambiente, assentos dianteiros esportivos com apoio
lombar, volante de três raios com acabamento de couro, alavancas do freio de
mão e do câmbio com acabamento de couro, soleiras das portas e pedaleiras com
acabamento de alumínio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado,
painéis das portas pintados de preto e tapetes de carpete. Também são de série
os faróis de neblina com luzes de curva estáticas.
Opcionais – a alta tecnologia encontra o
carro cult
O Fusca pode ser equipado com vários opcionais. Tais como:
Faróis bi-xenônio e luzes diurnas com LEDs
Teto solar panorâmico
Ele é transparente e pode ser inclinado ou aberto. É 80% maior
(área envidraçada) do que no modelo anterior. O vidro com isolamento térmico
bloqueia 99% da radiação ultravioleta e 92% da energia térmica. O teto
panorâmico não reduz a altura interna do Fusca, pois se abre para o exterior.
Quando o teto é aberto, um defletor protege o interior do carro da turbulência
do ar
Radio e sistema de navegação
O New Beetle só dispunha de sistemas de som especialmente
desenhados para ele. E não havia opção de sistema de navegação. O Fusca conta
com o sistema de áudio RCD 510, com acumulador de CDs, interface para cartão SD
e tela sensível ao toque e, opcionalmente, pode receber o sistema de rádio RNS
315 com navegação integrada.
Sistema de som Fender...
Quem conhece o mundo do rock certamente está familiarizado com
grandes nomes como Jimi Hendrix e Eric Clapton. O primeiro tocava guitarras
Fender, o outro, continua tocando. Agora, o legendário fabricante americano de
guitarras e amplificadores, juntamente com a Panasonic, está compartilhando seu
know-how de forma exclusiva com a marca Volkswagen. Um sistema de som Fender
opcional é oferecido para o Fusca.
Keyless Access
O sistema Keyless Access de comando das portas e partida do
motor está aparecendo no Fusca pela primeira vez. Ele opera as portas sem
necessidade da chave. Quando uma das
maçanetas é tocada, o sistema identifica a autorização de acesso eletrônica
emitida pelo transmissor da chave, carregado pelo motorista no bolso e/ou em
uma bolsa, destravando o carro e permitindo dar a partida por meio de um botão
localizado à frente da manopla do câmbio. O trancamento do carro também é
ativado ao tocar numa das duas maçanetas das portas: nesse caso, porém, é usada
uma superfície especialmente demarcada.
Instrumentos auxiliares
Outro elemento clássico: os instrumentos auxiliares, temperatura
de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo, ficam sobre o
sistema de áudio no painel central.
ParkPilot – sensores de aproximação de obstáculos dianteiros e traseiros
Com o sistema ParkPilot, o motorista tem o estacionamento
facilitado por um mostrador visual na tela do rádio. A imagem na tela mostra
uma vista de cima do carro que indica potenciais obstáculos à frente e atrás do
carro. Além disso, há um alarme sonoro, um som intermitente cuja frequência
aumenta à medida que o carro se aproxima do obstáculo, até tornar-se contínuo.
Revestimento de couro e bancos esportivos
A elegante forração Native de série é disponível em dois tons:
preto ou bege. Há a opção de revestimento de couro Vienna nas cores preta ou
bege e as combinações bicolores: vermelho & preto ou preto & azul.
Motor 2.0 TSI com 200 cv
A Volkswagen está implementando o 2.0 TSI no Fusca no mundo inteiro. Este motor desfruta de status de
cult, pois
oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. O TSI
oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é
atingido já a partir de 1.700 rpm. Com transmissão DSG de dupla embreagem, o
Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 2 km/h (controlada eletronicamente) e
acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Nova suspensão traseira com construção leve
O Fusca é equipado com suspensão dianteira tipo MacPherson com
molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Na traseira, uma nova suspensão
mais leve foi desenvolvida para contribuir com o excepcional comportamento
dinâmico do carro. O Fusca 2.0 TSI é oferecido globalmente com uma suspensão
traseira tipo four-link, capaz de lidar com as altas cargas dinâmicas do motor
topo de linha. Além disso, as forças transversais são administradas por uma
barra antirrolamento. O equipamento também proporciona excelente estabilidade
com o carro completamente carregado.
Bloqueio do diferencial - XDS
Para garantir que a versão mais potente do Fusca passe sua força
para o solo de forma adequada em curvas fechadas, o modelo vem de série com o
bloqueio eletrônico do diferencial XDS, que é uma extensão do conhecido sistema
EDS. O XDS melhora a dirigibilidade em curvas rápidas e faz o carro
comportar-se de forma mais segura. Para isso, utiliza os freios seletivamente
para evitar que a roda interna na curva deslize em falso, aumentando também a
tração.
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