segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Volkswagen Fusca chega ao Brasil com novas proporções e mais esportividade



O que acontece quando uma empresa reinterpreta um design, como no caso do Fusca? A garrafa da Coca-Cola, o Ray Ban Aviator, o Porsche 911, Leica M9 e o Fusca - é possível reinventar um design tão forte e independente? A resposta é sim. Mas é preciso entender o produto e a marca: assim, funciona! O departamento de Design do Grupo Volkswagen "entendeu" os conceitos do produto e da marca e fixou como objetivo para o novo Fusca: "Criar um novo original!" O Fusca é um novo original. O novo modelo chega às concessionárias da Volkswagen no Brasil em novembro por R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e por R$ 80.990, com transmissão DSG de dupla embreagem.

O design do Fusca – único
Os designers tinham que partir de um ícone que, em termos de suas formas exclusivas, só é comparável, entre os carros alemães, ao Porsche 911. Eles sabiam que queriam desenvolver melhor o perfil do Fusca original do que haviam feito com o New Beetle 1998. Voltar às raízes do carro. Uma prioridade foi o dinamismo acentuado das proporções do carro. Um aspecto interessante é que vários membros da equipe eram donos de Volkswagen originais, refrigerados a ar. Ele é objeto de culto entre os jovens designers da Volkswagen.

Tributo
Foi assim que o design final do Fusca foi criado em Wolfsburg – um carro do presente e ao mesmo tempo um tributo de design à semente automotiva de todo um grupo corporativo. E realmente inconfundível: Se alguém colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verá linhas quase idênticas na parte traseira. Claramente, o novo Fusca traz referências de estilo fundamentais do carro original. Tudo como deve ser.

Dimensões
O novo carro tem 1.808 mm de largura (mais 84 mm), 1.486 mm de altura (12 mm menor) e 4.278 mm de comprimento (mais 152 mm). São proporções totalmente novas. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse mais estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção dianteira pudesse seguir o contorno do Fusca original. O novo ponto chave é a coluna C. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento aumentou as bitolas e a distância entre-eixos do carro. Tudo isso dá ao novo Fusca uma aparência de força e tensão muscular.

DNA Volkswagen - estilo para o nosso tempo
Apesar de sua individualidade, o estilo do carro segue o DNA de design da Volkswagen. Ele se expressa claramente na imagem horizontal criada pelo para-choque dianteiro, a entrada de ar frontal, linhas retas nas bordas do capô, a precisão da linha entre as colunas “A” e “C” e o estilo das lanternas traseiras. O Fusca de hoje traz o design do ícone para o presente.


Carro de passeio
Onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita bagagem (310 a 905 litros). À direita e à esquerda da tampa traseira ficam as lanternas. Como em todos os Volkswagen, elas têm um visual noturno inconfundível, em forma de “C”. E, como no Fusca e no New Beetle, suas formas básicas se integram ao design dos para-lamas salientes. As lanternas têm tom vermelho escuro, exceto por duas pequenas áreas brancas, do indicador de direção e luz de ré.
No Fusca as rodas de liga-leve "Spin" têm 17 polegadas e cinco raios diferenciados. Esta roda é exclusiva do Fusca, que ainda pode ser equipado com as rodas “Twister” – também com cinco raios, mas com a parte interna de alumínio claro e a externa em preto fosco. Há, ainda, a opção de equipar o modelo com rodas de liga-leve 18”.

11 cores – para combinar com cada estilo de vida
As cores do Fusca – 11 diferentes tonalidades – tornam a vida diária mais colorida. Há cores que deixam o carro “divertido” e o tornam tão exclusivo como uma digital. As cores sólidas são "Branco Cristal", “Preto Ninja”, "Amarelo Saturno", "Vermelho Tornado" e "Azul Denim". As cores metálicas são "Azul Reef", "Marrom Toffee", "Cinza Platinum", "Prata Sargas" e "Prata Moon Rock". E ainda há uma cor perolizada: "Preto Mystic".

Segurança – proteção efetiva
Indo direto ao ponto: com o Fusca, a Volkswagen criou um dos carros mais seguros neste segmento. O controle de estabilização eletrônica (ESC) é de série, assim como um eficiente conjunto de airbags frontais e laterais que protegem os passageiros. Naturalmente, a carroceria – em sua maior parte soldada a laser e galvanizada – tem um dos melhore índices de rigidez torcional da categoria, 26.000 Nm/º.

Original também por dentro
"O design interior é tão singular quanto inconfundível e tem muito do design do Fusca, como o estilo externo", resume Klaus Bischoff, Chefe de Design da Volkswagen. O espaço interno é marcado pelo amor pelo detalhe, é um claro tributo ao Fusca e mescla elementos clássicos com alta tecnologia. Acima de tudo, o interior se harmoniza perfeitamente com o carro e é diferente de tudo o que atualmente é oferecido no mundo automotivo.


Formas – um interior que é a soma de suas partes
Os muitos detalhes do interior do novo Fusca o tornam inovador
amente único. Começa pelo para-brisa dianteiro recuado, que remete ao mundo dos carros clássicos. E o painel de instrumentos, fazendo jus ao nome, que combina tecnologias inovadoras e comandos com as superfícies pintadas e um porta-luvas no estilo do Fusca original. O carro oferece muito espaço e conforto para quatro pessoas e leva até 905 litros de bagagem. Também há formas que não foram criadas apenas pela aparência. Por exemplo, o formato do painel, que remete à época do primeiro Fusca e, mesmo assim, não é retrô. No Fusca o painel conta com acabamento simulando fibra de carbono, além de painéis das portas pretos e detalhes no volante pintados na cor "Dark Metal".

Iluminação ambiente com três cores
No novo Fusca, à esquerda do volante fica um dispositivo para regular a intensidade da iluminação dos instrumentos, mas também uma segunda, com uma escala mostrando "0", "r", "w" e "b". Este comando serve para controlar as cores do novo sistema de iluminação ambiente da Volkswagen. Vermelho, branco e azul. A iluminação indireta fica nos painéis de acabamento das portas, ao mesmo tempo em que a direta aparece como anéis luminosos ao redor dos alto-falantes das portas.

Controles – o Fusca era e continua sendo intuitivo
Independentemente da iluminação, os motoristas poderão encontrar todos os detalhes internos com os olhos fechados. E não apenas os atuais donos de Volkswagen, mas qualquer condutor. Isso apesar de tudo ter sido redesenhado ou reposicionado. Frente ao motorista, três instrumentos redondos (conta-giros, velocímetro e indicador do nível do tanque) fornecem todas as informações importantes. No velocímetro, ao centro, há um display multifuncional. Da mesma forma, os sistemas de áudio e navegação, que são localizados dentro do campo de visão do motorista no painel, são ladeados por duas saídas de ar. Logo abaixo fica o painel de controle do ar-condicionado, também redesenhado, o interruptor das luzes de emergência e, finalmente, a alavanca de câmbio com o botão de partida do motor (opcional) à sua esquerda.

Ergonomia e qualidade
Uma característica do Fusca de terceira geração é que sua ergonomia interna e equipamentos são baseados em parâmetros totalmente novos. Tudo é acessado com facilidade: a mão que agarra o volante automaticamente acima do raio horizontal encontra com facilidade o interruptor das luzes que está ligeiramente deslocado. Como num carro esporte, a alavanca do câmbio fica numa posição idealmente intuitiva para a outra mão. Comparado ao do New Beetle, o espaço ao redor da alavanca de câmbio foi aumentado, simplificando seu uso na direção esportiva e para trocas rápidas de marchas.

Para viajar
O porta-malas agora tem maior capacidade, 310 litros, contra 214 do New Beetle. Quando o banco traseiro é rebatido, a capacidade de carga cresce até 905 litros e o acesso é facilitado pela ampla tampa traseira. As bitolas e a largura interna do porta-malas também aumentaram. A largura disponível é de 960 mm. O comprimento do compartimento é de 737 mm com o banco traseiro na posição normal, chegando a 1.493 mm com o rebatimento. Isso indica que nada a bordo do Fusca o impede de enfrentar longas viagens. Aliás, práticos ganchos nas laterais do porta-malas ajudam a levar pequenos e grandes objetos.

Diga seu nome!
Nessa nova era do Fusca, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.

Interior, funcionalidade e segurança
Por dentro, o Fusca oferece o painel dianteiro com aparência de fibra de carbono, iluminação ambiente, assentos dianteiros esportivos com apoio lombar, volante de três raios com acabamento de couro, alavancas do freio de mão e do câmbio com acabamento de couro, soleiras das portas e pedaleiras com acabamento de alumínio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado, painéis das portas pintados de preto e tapetes de carpete. Também são de série os faróis de neblina com luzes de curva estáticas.

Opcionais – a alta tecnologia encontra o carro cult
O Fusca pode ser equipado com vários opcionais. Tais como:
Faróis bi-xenônio e luzes diurnas com LEDs

Teto solar panorâmico
Ele é transparente e pode ser inclinado ou aberto. É 80% maior (área envidraçada) do que no modelo anterior. O vidro com isolamento térmico bloqueia 99% da radiação ultravioleta e 92% da energia térmica. O teto panorâmico não reduz a altura interna do Fusca, pois se abre para o exterior. Quando o teto é aberto, um defletor protege o interior do carro da turbulência do ar

Radio e sistema de navegação
O New Beetle só dispunha de sistemas de som especialmente desenhados para ele. E não havia opção de sistema de navegação. O Fusca conta com o sistema de áudio RCD 510, com acumulador de CDs, interface para cartão SD e tela sensível ao toque e, opcionalmente, pode receber o sistema de rádio RNS 315 com navegação integrada.
Sistema de som Fender...
Quem conhece o mundo do rock certamente está familiarizado com grandes nomes como Jimi Hendrix e Eric Clapton. O primeiro tocava guitarras Fender, o outro, continua tocando. Agora, o legendário fabricante americano de guitarras e amplificadores, juntamente com a Panasonic, está compartilhando seu know-how de forma exclusiva com a marca Volkswagen. Um sistema de som Fender opcional é oferecido para o Fusca.

Keyless Access
O sistema Keyless Access de comando das portas e partida do motor está aparecendo no Fusca pela primeira vez. Ele opera as portas sem necessidade da chave. Quando uma das maçanetas é tocada, o sistema identifica a autorização de acesso eletrônica emitida pelo transmissor da chave, carregado pelo motorista no bolso e/ou em uma bolsa, destravando o carro e permitindo dar a partida por meio de um botão localizado à frente da manopla do câmbio. O trancamento do carro também é ativado ao tocar numa das duas maçanetas das portas: nesse caso, porém, é usada uma superfície especialmente demarcada.

Instrumentos auxiliares
Outro elemento clássico: os instrumentos auxiliares, temperatura de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo, ficam sobre o sistema de áudio no painel central.
ParkPilot – sensores de aproximação de obstáculos dianteiros e traseiros
Com o sistema ParkPilot, o motorista tem o estacionamento facilitado por um mostrador visual na tela do rádio. A imagem na tela mostra uma vista de cima do carro que indica potenciais obstáculos à frente e atrás do carro. Além disso, há um alarme sonoro, um som intermitente cuja frequência aumenta à medida que o carro se aproxima do obstáculo, até tornar-se contínuo.

Revestimento de couro e bancos esportivos
A elegante forração Native de série é disponível em dois tons: preto ou bege. Há a opção de revestimento de couro Vienna nas cores preta ou bege e as combinações bicolores: vermelho & preto ou preto & azul.

Motor 2.0 TSI com 200 cv
A Volkswagen está implementando o 2.0 TSI no Fusca no mundo inteiro. Este motor desfruta de status de cult, pois oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. O TSI oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é atingido já a partir de 1.700 rpm. Com transmissão DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 2 km/h (controlada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

Nova suspensão traseira com construção leve
O Fusca é equipado com suspensão dianteira tipo MacPherson com molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Na traseira, uma nova suspensão mais leve foi desenvolvida para contribuir com o excepcional comportamento dinâmico do carro. O Fusca 2.0 TSI é oferecido globalmente com uma suspensão traseira tipo four-link, capaz de lidar com as altas cargas dinâmicas do motor topo de linha. Além disso, as forças transversais são administradas por uma barra antirrolamento. O equipamento também proporciona excelente estabilidade com o carro completamente carregado.

Bloqueio do diferencial - XDS
Para garantir que a versão mais potente do Fusca passe sua força para o solo de forma adequada em curvas fechadas, o modelo vem de série com o bloqueio eletrônico do diferencial XDS, que é uma extensão do conhecido sistema EDS. O XDS melhora a dirigibilidade em curvas rápidas e faz o carro comportar-se de forma mais segura. Para isso, utiliza os freios seletivamente para evitar que a roda interna na curva deslize em falso, aumentando também a tração.

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