O Prius,
veículo híbrido mais vendido do mundo e que foi apresentando ao mercado
brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, já pode ser visto rodando
nas ruas da capital paulista. Isso porque, a Toyota entregou 20 unidades a
empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado
pela Prefeitura da cidade conforme decreto 53.223, de 19 de junho de 2012.
De acordo com
o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias
mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ofertar outros 96 carros,
totalizando 116.
Pelas regras municipais, as empresas interessadas serão
autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente
dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender
pessoas com necessidades especiais.
A iniciativa
da Prefeitura de São Paulo segue a tendência do que vem sendo feito em outras
capitais mundiais, que contam com veículos híbridos em suas frotas de
transporte público.
Sobre
o Prius
Lançado em
1997, o Prius foi o primeiro veículo da história equipado com motores a
gasolina e elétrico, utilizando a tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive, a ser
produzido em escala comercial e suas vendas, ao longo desses anos, já
ultrapassaram a marca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo, sendo mais de
1,2 milhão apenas nos Estados Unidos. Tais números tornaram o Prius um ícone
entre os veículos com tecnologia sustentável. O modelo chega ao Brasil em sua
terceira geração.
O modelo é
equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em
linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente
desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.
O motor
elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica
alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para
potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o
veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega
ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico
funcionando juntos) de 138 cv.
Durante o
processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de
energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se
perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do
sistema híbrido, que abastece o motor elétrico. A tecnologia Toyota Hybrid
Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor
elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia e que
reúne as seguintes qualidades:
- Dispensa
carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica
Nenhum comentário:
Postar um comentário