O novo Ford Fusion conquistou a classificação mais alta
de segurança, o "Top Safety
Pick+", em um novo teste de colisão dianteira com sobreposição parcial
realizado pelo Institute for Highway Safety (IIHS), organização independente de segurança do trânsito dos Estados
Unidos. O novo Ford Fusion 2013 já
havia recebido em novembro o selo "Top Safety Pick".
Para merecer a graduação "mais" do "Top
Safety Pick", os veículos precisam apresentar bons índices de proteção
para os ocupantes em pelo menos quatro das cinco avaliações do IIHS, com nota
não inferior a "razoável". O instituto classifica os veículos com as
notas "bom", "razoável", "fraco" e
"ruim", com base no desempenho em testes de colisão dianteira
moderada e pequena, com sobreposição parcial, além de impacto lateral,
capotamento e proteção dos bancos e apoios de cabeça contra danos ao pescoço em
colisão traseira.
"A Ford está muito satisfeita em receber essa nova
distinção de segurança, a mais alta disponível no IIHS", diz Steve Kenner,
diretor global de Segurança Automotiva. "O Fusion é um exemplo do empenho
da Ford em criar e produzir veículos que atendem os requisitos mais altos de
segurança."
Proteção contra
impactos
O novo Ford Fusion conta com um sistema de segurança
pessoal que inclui novas tecnologias de cintos de segurança e airbags
dianteiros e laterais. O sistema é formado por uma rede de componentes que
atuam juntos para adequar o disparo dos airbags em colisões dianteiras. O
módulo de controle de contenção (RCM) processa as informações coletadas pelos
sensores de impacto dianteiro, de afivelamento dos cintos de segurança, posição
do banco do motorista e peso do ocupante do banco do passageiro.
Usando esses dados, o RCM ativa os pré-tensionadores dos
cintos de segurança e determina a estratégia de acionamento dos airbags de
duplo estágio. Esse disparo sob medida é projetado para oferecer a proteção
mais eficiente aos ocupantes, de acordo com o seu tamanho e posição dos bancos.
Os airbags laterais, montados nos bancos, são projetados
para proteger a área da bacia com uma nova tecnologia de insuflamento. O seu
canal de ventilação é alinhado com a área dos ombros do ocupante. Nos
passageiros maiores, essa saída do gás é bloqueada pelo ombro, aumentando a
resistência. Nos passageiros menores, o efeito é oposto: o ombro fica abaixo da
abertura e o gás tem passagem livre.
O airbag do motorista conta com um sistema de amarração
em formato de curva, formando uma bolsa na parte inferior que reduz a força
sobre o peito e as costelas do motorista em impactos frontais. O airbag de
joelho do motorista é acionado ao mesmo tempo, ampliando a proteção.
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