quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TARCÍSIO DIAS -MECÂNICA ONLINE - O que vamos lembrar de 2012



Mais um ano que vai chegando ao fim. Nesses dias de dezembro que antecedem o novo ano muitas vezes aproveitamos para refletir sobre o que realmente de importante realizamos e que vai ficar registrado como marcas de 2012. No setor automotivo não poderia ser diferente e felizmente, temos muito que comemorar.
Com a chegada do Hyundai HB20 e seu prazo ampliado de garantia de cinco anos, já observamos que outras marcas começam a ampliar o prazo de garantia para seus veículos, como o recém lançado Chevrolet Onix e seus três anos. É bem possível que 2013 nos reserve mais veículos com maior prazo de garantia, principalmente nos segmentos de entrada, como já acontece com o Novo Clio, por exemplo.

Temos que anotar o Brasil como um novo integrante global no desenvolvimento de veículos. A Ford apresentou o EcoSport, da Bahia para o mundo. A General Motors do Brasil, assim como a Renault, investem ainda mais na participação da engenharia brasileira na construção dos novos produtos.
A Fiat continua a todo vapor seus investimentos no Nordeste para lançar em sua nova fábrica, em 2014, o primeiro veículo “Made in Pernambuco”. Até mesmo a chinesa JAC Motors fortaleceu seus investimentos na planta localizada em Camaçari (BA) e, imagine, um veículo da marca foi enterrado, como uma capsula do tempo. Será que isso dá sorte mesmo? Vamos acreditar que sim!
Como não lembrar da 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, onde só a Volkswagen apresentou 13 veículos inéditos no mercado brasileiro. Com a estreia de seis protótipos e o lançamento de sete modelos, que chegarão às mais de 620 concessionárias da marca no Brasil entre o fim deste ano e o início de 2013. A General Motors do Brasil renovou muitos de seus produtos no decorrer de 2012 e ainda aproveitou o salão para revelar ao público o Onix e a Trailblazer. Foi um ano arrojado para a marca no Brasil. Tivemos o salão mais internacional de todos os tempos.
Um ano que vai deixando suas marcas nas ruas brasileiras com a Nova Chevrolet S10 e Ford Ranger, 2ª geração do BMW Série 1, Novo Ford EcoSport, Fiat Grand Siena, Fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG), Novo Citroën C3, Toyota Etios, Hyundai HB20, Nova Mercedes-Benz Classe B, Novo Ford Fusion, Chevrolet Onix e até mesmo o retorno do Fusca, na função de segunda geração do New Beetle.
Agora, que possamos renovar nossa potência para o novo ano que chega, que acima de tudo tenhamos saúde para enfrentarmos os desafios e que novas soluções possam surgir para ampliar a segurança de todos no trânsito. Feliz 2013!


MECÂNICA ONLINE

Quatro equipes, nove vitórias, 839 pontos e dois títulos para a Renault na F1 em 2012. O título de Vettel é a 10ª conquista de um piloto guiando um carro equipado por um motor Renault. Oito outros pilotos ganharam o título com uma equipe parceria Renault: 1992, com Nigel Mansell (Williams), Alain Prost (1993, Williams), Michael Schumacher (1995, Benetton), Damon Hill (1996, Williams), Jacques Villeneuve (1997, Williams) e Fernando Alonso (2005 e 2006, Renault). Vettel venceu em 2010, 2011 e agora em 2012, com a Red Bull Racing.

A Volkswagen do Brasil – maior fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico brasileiro – atingiu em 2012 o marco histórico de 3 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior. A Volkswagen do Brasil exporta atualmente para cerca de 20 países da América Latina, sendo que Argentina e México são os principais mercados, respondendo por 64% e 22% das exportações, respectivamente.
13 tendências para 2013 foram destacadas no primeiro relatório desenvolvido pela Ford nessa área. Os tópicos que deverão influenciar os consumidores e marcas no próximo ano:Confiança está na moda; República dos consumidores; Seja verdadeiro; Caminhos pioneiros; Habilidades "faça você mesmo"; Ajude-me a me ajudar; Orgulho da economia local; Humanização da cidade; Desafiando a distração; Maximização do mínimo; Retorno aos sentidos; Sempre jovem e Pós-verde.

A Fiat acaba de incluir na lista de equipamentos de série do Novo Uno Vivace, 2 e 4 portas, o conceito HSD (High Safety Drive), composto por Air Bag duplo e freios ABS com EBD. Com isso, a partir de agora, toda a gama do Novo Uno conta com estes dois importantes itens de segurança de série, aumentando ainda mais  a competitividade do modelo e deixando-o ainda mais seguro. Para o HSD de série no Vivace teremos um acréscimo de apenas R$ 1.000 nos preços finais das versões 2 e 4 portas.


PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário