O sábado promete
ser um dia especial para os amantes de carros antigos e história da indústria
automobilística. Para comemorar o 33º aniversário do Auto Union DKW Club do
Brasil, a Audi e os sócios do clube estão organizando o 1º Raid São
Paulo-Jundiaí, que será realizado no próximo sábado, 15, a partir das 8:30
horas.
Cerca de 20
modelos da marca DKW, fabricados no Brasil entre 1956 e 1967, vão seguir em
comboio até o Centro de Peças e Competência Tecnológica da Audi Brasil, em Jundiaí.
O ponto de encontro inicial é na Praça Panamericana, na Zona Oeste da capital
paulista, com saída marcada entre 8:30 e 9:00 horas.
A segunda saída
está agendada para as 10 horas, no primeiro posto da Rodovia dos Bandeirantes,
altura do Km 28 (bandeira Petrobras). A carreata segue até Jundiaí, onde os
participantes serão recebidos no centro tecnológico da Audi. Ali, haverá um
café de boas-vindas e visitação às instalações do local.
Para alegria dos
participantes apaixonados por automóveis, a Audi irá montar uma exposição com
modelos especiais. Os associados do clube e familiares vão poder ver de perto o
Audi RS3, o Audi RS5, o Audi A5 e o Audi A1. O consultor da Audi, Luis Bouças
fará uma palestra técnica sobre as novidades tecnológicas da marca nas salas de
treinamento. O passeio promete ser imperdível para quem quer saber mais sobre
inovação e tecnologia de ponta.
O Auto Union DKW
Club do Brasil, que completa 33 anos no dia 20 de dezembro, faz parte de uma
legião de fãs da marca alemã em todo mundo. “A paixão não é só nossa. É
mundial. Na Inglaterra, o clube do DKW tem 70 anos. Existem entidades também
nos Estados Unidos, Japão, Argentina, entre outros países”, destaca Eduardo
Pessoa de Mello, fundador e presidente do clube no Brasil. Entre as qualidades
da marca destacadas por Mello estão: ótimo desempenho nas pistas de corrida,
agilidade e leveza dos automóveis. “Em 1999, na pista de Laguna Seca, nos
Estados Unidos, os DKW Malzoni integraram o time Auto Union, da Audi, e andavam
mais rápido que Ferrari”, conta.
A história do
DKW está ligada à instalação da indústria automotiva no Brasil. O modelo
começou a ser produzido no País em 1956 e pode ser considerado o primeiro
automóvel de passeio fabricado em território nacional.
Curiosidades
O nome DKW
apareceu em 1916, quando J.S. Ramussen construiu um carro a vapor. Daí o nome
Dampf Kraft Wagen (DKW) ou Carro de Propulsão a Vapor. Mas por que o DKW tem no
seu símbolo as quatro argolas como os Audi modernos?
Em 1932, os
reflexos da depressão dos Estados Unidos alcançaram a Europa e, mais
fortemente, a Alemanha. Tentando se salvar de sérios problemas financeiros,
quatro das mais proeminentes fabricantes de automóveis da época uniram-se,
formando a Auto Union.
Estas empresas –
DKW, Audi, Horsh e Wanderer -, juntas, dispunham de 134 anos de experiência e
escolheram como símbolo desta união as quatro argolas entrelaçadas, onde cada
elo representa uma das companhias do grupo.
No Brasil, com o
apoio do então presidente Juscelino Kubitscheck, a empresa Vemag começou a
fabricar o seu automóvel tipo caminhoneta DKW, em 30 de julho de 1956. Em 19 de
novembro do mesmo ano, a Vemag lançou o DKW no Brasil, com uma nacionalização
de 60% do seu peso final. Considera-se este realmente o primeiro automóvel de passeio
fabricado no Brasil.
Durante os anos
seguintes, os veículos DKW foram sempre evoluindo, de 900 cc para 1000 cc e
depois motores mais potentes. Os modelos ficaram famosos no Brasil pelo motor
de dois tempos e ruído característico, mas também pela confiabilidade,
desempenho e grande sucesso nas pistas de corrida.
A produção
destes veículos no Brasil foi encerrada em 1967.
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