A DAF Caminhões Brasil entra no segmento off road e lança
no mercado nacional os modelos CF85 e XF105 para operações de cana e madeira.
Os novos caminhões são produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e
chegam às concessionárias em 2018.
A montadora já está comercializando os novos
produtos na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas,
por meio do time das 23 revendas distribuídas pelo Brasil.
“Estamos entrando em um segmento com grande potencial
comercial e nivelado pela qualidade e pelo baixo custo operacional. Os novos
CF85 e XF105 superaram a expectativa dos nossos clientes durante os testes, com
excelente performance, agregando alto torque e consumo de combustível abaixo da
média. Com a qualidade do nosso produto e o relacionamento dos nossos
concessionários, tenho a convicção que a linha off road será um sucesso. Somado
a isso, estamos trazendo também o XF105 4x2 para os segmentos de cegonha,
químico, baú e sider”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
O CF85 off road está disponível em três opções de
cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a
Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção
maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam
maior visibilidade durante operações noturnas em campo.
A linha XF105 off road está disponível em duas opções de
cabine, Comfort Cab e Space Cab, ambas com cama e agregando todos os opcionais
e diferenciais da linha CF. Os dois modelos também contam com o primeiro degrau
de acesso à cabine reforçado, aumentando sua durabilidade.
O modelo florestal pode ser equipado também com sistema
de exaustão vertical.
Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de
12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.
O propulsor tem bloco em ferro fundido vermicular, seis
cilindros em linha e também é fabricado na unidade de Ponta Grossa. A embreagem
Sacks Heavy Duty e a transmissão ZF ASTronic automatizada de 16 marchas, são
preparadas para uso severo.
Os modelos contam também com seletor Dual Driving com
modos de condução On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor
desempenho. O eixo trativo Meritor tem redução nos cubos em relações de 4,55:1
ou 5,41:1.
Ambos os modelos têm PBTC de 125 toneladas e CMT de até
175 toneladas.
O chassi foi redesenhado, recebendo reforço para
aplicações severas, com maior quantidade de carga. Há a possibilidade dos
modelos virem equipados com reforço frontal para reboque, mais comum em
operação florestal.
Todos os modelos vêm com proteção de radiador. O padrão
florestal conta também com proteção do cárter de óleo, e o padrão cana com
redutor de nuvens de poeira para proteção do motor. A quinta roda de 3,5’’
também é adequada às aplicações, com rampa auxiliar para acoplamento e
desacoplamento do implemento.
A linha off road ainda passou por testes de durabilidade
acelerada em pistas especiais antes de seguir para campo em operações de
grandes clientes. Atualmente, são quatro caminhões, na Cevasa-Cargil e Biosev,
duas das maiores processadoras de cana de açúcar do país; e na Klabin e
Expresso Nepomuceno, em duas operações de madeira.
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