Coluna 4317 – 27.10.2017
edita@rnasser.com.br
|
Cronos, o Argo sedã
Fiat se aproxima do fechamento de ciclo para
renovação de produtos. Medida corajosa. No caso o veículo para tal movimento
era o conhecido até a manhã do dia ultimo dia 20, sexta feira, como Projeto
X6S. Logo em seguida, às 14h divulgou-se o nome oficial, Cronos. Coisa mítica,
o mais novo dos Titãs, filho de Urano, o céu, com Gaia, a Terra. É o Deus do
Tempo, regente dos destinos.
O Cronos quer integrar o processo de modernização da marca, quase
fechando o ciclo de mudanças iniciado pelo picape Toro, pelo Mobi e pelo hatch Argo.
Fiat desenvolve um arremedo de jipe pequeno, ausente em seu leque de produtos.
Produção será na fábrica de Ferreyra, Córdoba,
Argentina, após investimento de US$ 500 milhões para atualizá-la. O Cronos terá
concorrente bem próximo de suas medidas e características, o Virtus da
Volkswagen. No leque Fiat substituirá Gran Siena e Linea. No mercado em
fevereiro.
Mico antigomobilistico: Juíza apreende carro
falso no Autoclasica
Dra. Sandra Arroyo Salgado, juíza federal de San
Isidro, beiradas de Buenos Aires e em cujo hipódromo se realiza o Autoclasica,
maior encontro antigomobilista da América Latina, ao seu encerrar mandou apreender
uma de suas maiores atrações, um Cisitalia - falso.
Questão básica, o automóvel exposto pelo
proprietário não era autêntico e como indicado modelo 202 MM de 1947, mas
réplica construída em Mercedes, grande Buenos Aires. Juíza
determinou remoção a depósito público.
O crime
Constitui crime expor réplica de carro clássico?
Claro que não.
O bom sítio argentino Autoblog explica,
ante a estrutura legal do país vizinho, de conceito assemelhado no Brasil, o
crime de falsificação ocorre quando o proprietário não informa claramente
tratar-se de recriação de modelo antigo. Caracterizando a situação, o expositor
informou, nos cartazes e material sobre o evento, tratar-se de exemplar
construído na Itália há mais de meio século. Mas a réplica foi montada poucos
meses antes.
O processo deverá aclarar o responsável pelo
divulgar de informação falsa: o organizador do Autoclasica, o Club
de Automobiles Clasicos de Argentina ? O patrocinador Motul, fábrica
de lubrificantes, entregando ao proprietário identificação com os dados irreais?
Exibia o selo da FIVA, a Federação Internacional de
Veículos Antigos, certificando a nível internacional a originalidade dos
veículos expostos no evento. Os jurados de prestígio da FIVA aprovaram
essa falsificação? Ou o selo foi usado sem autorização? É outro ponto
a ser apurado pela Justiça.
No Autoclásica, é comum exibir e vender
réplicas de automóveis históricos, como bem o faz a Pur Sang, construtora de
réplicas de Bugatti e Alfa Romeo. E no evento há prêmio especial para as
melhores recriações de época para este tipo de veículos. Chamam-no "Artesanias
Argentinas".
Prêmio excita os jurados de tal forma que, muitas
vezes, se opõe ao gosto do público. Este ano, por exemplo, recompensaram um
carro esporte, o "Rubén García" (com motor Fiat 128 dos anos 1970).
Na cerimônia esqueceram de premiar ou mencionar o carro mais atrativo no show:
Ferrari ex Schumacher da Fórmula 1, cedido pela família Perez Companc. Uma
cópia original, é claro, não uma réplica. (Coluna passada
apontou o estranho comportamento e a aparente abrasão entre os dois maiores
colecionadores de lá).
Mas para serve uma réplica? Com
os preços elevados dos carros clássicos, esses artesanatos permitem
experimentar as sensações de condução transmitidas pelos veículos vintage.
É passatempo divertido, e não é crime.
A Lei proíbe, no entanto, sejam esses modelos
vendidos ou exibidos com informações falsas sobre origem ou fabricante. Para
ser claro: é bom vender um Ruben Garcia 2017, mas ilegal seria vendê-lo dizendo
ser García re encarnação de Enzo Ferrari. O uso de marcas registradas também é
penalizado sem a devida permissão do licenciado.
Cisitalia era famosa marca italiana no pós Guerra,
com projetos estão entre os mais puros e atraentes dessa época. Além disso,
brilhava nas competições, com pilotos como Tazio Nuvolari e Piero Taruffi.
Fundada pelo empresário italiano Piero Dusio, que
terminou casualmente seus dias na Argentina, direitos da marca pertencem à sua
filha. (sobre o texto de Carlos Cristófalo na Autoblog.com.ar)
Roda-a-Roda
Nova escrita -
Chinesa Geely adquiriu a sueca Volvo, surpreendeu o mundo crescendo vendas e
sinergia com sua co-irmã chinesa Geely, e apresentou o primeiro produto de nova
marca de luxo performático, a Polestar.
Como - Cupê 2+2, o Polestar I desenvolve
híbridos 592 cv e foca sobre alemão BMW I8 e norte-americano Tesla Model
S, o elétrico queridinho do momento. Contra a maior promessa da Tesla, o Model
3 haverá o Polestar 2. Construção na China sobre plataforma modular Volvo.
Refinamento - A nobre fibra de carbono reduziu 230
kg em relação ao modelo Volvo S90, sócio na mesma plataforma. Muita eletrônica,
Poderosos freios Akebono, com discos de 400 mm e pinças com seis pistões.
Outro nível - Apenas 500 unidades anuais. Sistema
comercial corajoso lembra o do automóvel mais exclusivo, imbatível em
refinamento construtivo, o mítico Bugatti Royale: não terá revendedores, e
comprador especificará e personalizará o produto direto à fábrica. Leasing por
dois ou três anos, sem entrada e juros contidos. A conservadores, 80
concessionários no mundo civilizado.
Novo tempo - Mudará imagem do carro chinês:
refinado e caro: R$ 550 mil. Lá.
Esperado – Honda trará do Canadá o Civic
Si. Conhecido por oferecer confiável performance, enzimatizada por nova
plataforma e motor turbo. Cupê, motor 1.500 cm3, turbo com injeção direta,
duplo comando de válvulas com abertura variável, 208 cv e 26,5 m.kgf de torque,
70% disponível a 2.300 rpm.
Fórmula – Aços mais leves, reduzem peso e
aumentam resistência à torção,uma alegria a quem busca esportividade. Segundo
semestre 2018. Sem preço.
Avanço – FCA – Fiat Chrysler Automobiles
ajustou-se com a PUC Minas no primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular
na América Latina. Fica no Campus da Universidade, em Belo Horizonte, o
SIMCenter reúne o pico da tecnologia mundial para pesquisas em segurança de
veículos, pessoas, vias.
Negócio – Para manter, conquistar e encantar
clientes Mercedes-Benz dá outro passo sedimentando a campanha Mercedeiros de
Verdade, atraindo usuários dos caminhões da marca. Aplica a crescente
conectividade com motoristas, frotistas, gestores com um programa de fidelidade
e recompensas.
Ocasião – Se tens recursos sem receio de
expô-los, e gosta de automóveis performáticos e quase exclusivos, incorporadora
BRG quer te dar um presente: um dos 14 exemplares do Aston Martin Vulcan cujo
valor, por construção, performance e marketing, é de US$ 2,3 milhões – uns
R$ 7,3 M.
Presente – Automóvel competente em
rendimento, 570 cv nascidos a 7.000 cm3 em motor V 12 e construção de materiais
leves como fibra de carbono, é homologado para andar apenas em circuitos.
Condição - Para tê-lo em garagem próxima
ao circuito de Homestead, a 55 km de Miami, basta apenas adquirir a cobertura
triplex na Aston Martin Residences, projetada pela marca inglesa e a brasileira
incorporadora G and G Business. Empreendimento visitável por agendamento em www.beyondrealtygroup.com.
Quanto ? Se perguntou não tens os US$ 50 M demandados...
Registro – Dia 20 marcou 90 anos do início de produção do
Ford Modelo A, carinhosamente dito Fordinho ou Fordeco. Missão inglória,
suceder o mítico Modelo T, responsável por dar rodas aos EUA, primeiro
automóvel mundial.
Confusão – Desenvolvimento atropelado, não programado, consequência da
cabeça dura de Henry Ford, insistindo nas limitações do T, em apavorante queda
de vendas, ante as exigências do consumidor por rendimento.
Corrida – Entre parar o T e iniciar fazer o A, a grande fábrica do Rouge
ficou fechada seis meses, muitos revendedores quebraram. A apresentação, às
vésperas do Natal juntou congeladas filas nas vitrines dos revendedores.
Padrão – Foi das melhores máquinas construídas no século passado,
confiável como o revólver Smith and Wesson, a máquina de datilografia
Remington, o isqueiro Zippo. Fizeram-se entre o final de 1927 e 1931, mais de 4
milhões de unidades – o T superou os 15M. É o retrato do automóvel antigo no
Brasil.
Novo Audi A8, pré autônomo
Audi Brasil iniciará importar ao início do ano o
novo A8. Recém apresentado no Salão de Frankfurt e de vendas iniciadas na
Europa, o maior dos sedãs da marca se assinala pela classificação de Nível 3 em
informatização. Na prática é o sedã mais completo em semi-independência. Na
escala aplicada à agregação de dotes o Nível 4 indica ser um Veículo Autônomo.
A par de constituir-se no ultimo degrau pré autonomia, deve ser visto sob
outros rótulos: bandeira tecnológica da marca; referência para a democratização
destes itens ao restante da gama de produtos – e dos carros sob o controle
da holding Volkswagen; sinal da evolução da Audi, de
fabricante de veículos a empresa de mobilidade.
A ampliação da interconectividade muito amplia o
conforto do uso. Há três grandes telas com comandos, maior delas digital, 31
cm, e duas outras para os passageiros do banco traseiro, e facilidades foram
incorporadas, como a capacidade se ser programado para cumprir um destino, de
oferecer informações sobre o que encontrar no caminho, sobre as vagas
disponíveis para estacionamento antes da chegada, permitindo parquear
autonomamente e, neste quesito outra evolução: nas vagas de ediíficos e torres
de estacionamento é capaz de identificar o espaço a ser utilizado, manobrar
para entrar e posteriormente sair por comando externo.
Mantém os sistemas já aplicados pela marca, capaz
de seguir um fluxo à velocidade de deslocamento, frear ante a proximidade de
obstáculos. De origem terá outras facilidades, entretanto operacionais apenas
nas vias com boa sinalização a ser lida pelos sensores do A8.
Duas versões em carroceria, com a L indicando maior
distância entre eixos, nitidamente um automóvel para chofer; disposição interna
para 4 ou 5 lugares, confortos como temperatura de bancos e massagem para
costas e pés; apurada vedação termo-acústica. Motores V6, com duplo comando de
válvulas, injeção direta de gasolina, 3.000 cm3, projetados 310 cv, monumentais
600 Nm de torque, transmissão automática de 8 velocidades e tração nas quatro
rodas.
Carroceria em alumínio e partes em fibra de carbono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário