sábado, 21 de outubro de 2017

FCA INAUGURA PRIMEIRO CENTRO DE SIMULAÇÃO DE DINÂMICA VEICULAR DA AMÉRICA LATINA


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em parceria com a PUC Minas, inaugurou hoje (18) o SIMCenter, primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina. Localizado no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, o SIMCenter oferece o que há de mais avançado na tecnologia mundial de simulação e tem como objetivo gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.

Os investimentos da FCA superaram R$ 18 milhões, resultado da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O sistema, primeiro do gênero da FCA no mundo, é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.

Por meio das simulações, é possível definir as características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que determinam a sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios e barras estabilizadoras. Uma vez definidas nas simulações, essas características tornam-se especificações técnicas para a construção de peças físicas que irão compor o veículo. No SIMCenter, é possível avaliar, por exemplo, diferentes geometrias da suspensão em tempo real, num ambiente totalmente controlado, sem ter que ir a uma pista de teste.

Com tecnologia de ponta, o SIMCenter possibilita uma imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir. Dentro de um Jeep Renegade ou qualquer outro veículo, o piloto pode ser “teletransportado” para qualquer circuito do mundo, como o campo de provas da FCA em Balocco na Itália, em um dia de neve. Basta configurar essa realidade e pronto! Já é possível ter nos computadores uma variedade de dados do comportamento do veículo e do condutor nesse ambiente.

O grande diferencial é a interação do motorista. Grande parte das simulações é feita em “ambiente offline”, isto é, no computador, sem a presença do piloto real. Já no SIMCenter, o conceito aplicado é do driver-in-the-loop, que permite ao condutor, em tempo real, avaliar o comportamento do veículo à medida que as variáveis são ajustadas.

No SIMCenter, o foco não é apenas a simulação de sistemas automotivos. Por meio dos sinais de telemetria como velocidade, aceleração, ângulo do volante, marcha inserida, torque e potência do motor, além das reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do automóvel e do ecossistema onde ele está inserido. Dessa forma, a tecnologia aplicada no Centro permite gerar dados sobre o comportamento dos condutores em diferentes estímulos, como distração por cansaço e efeito de bebidas alcoólicas; interação homem-máquina e ergonomia; infraestrutura viária com avaliação de sinalizações e traçados de rodovias que ainda não foram construídas, sempre em ambiente controlado e seguro.


Criado em um ambiente colaborativo e multidisciplinar, o SIMCenter será utilizado em parceria por profissionais do grupo FCA, alunos e pesquisadores de diferentes disciplinas da PUC Minas, como Engenharia, Arquitetura, Medicina, Psicologia, Ambientes Virtuais, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário