A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em parceria com a PUC
Minas, inaugurou hoje (18) o SIMCenter, primeiro Centro de Simulação de
Dinâmica Veicular da América Latina. Localizado no Campus Coração Eucarístico da
PUC Minas, em Belo Horizonte, o SIMCenter oferece o que há de mais avançado na
tecnologia mundial de simulação e tem como objetivo gerar inovações e pesquisas
com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.
Os investimentos da FCA superaram R$ 18 milhões,
resultado da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O sistema, primeiro do gênero da
FCA no mundo, é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de
um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de
áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma
tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados
às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista,
guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.
Por meio das simulações, é possível definir as
características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que
determinam a sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios
e barras estabilizadoras. Uma vez definidas nas simulações, essas
características tornam-se especificações técnicas para a construção de peças
físicas que irão compor o veículo. No SIMCenter, é possível avaliar, por
exemplo, diferentes geometrias da suspensão em tempo real, num ambiente totalmente
controlado, sem ter que ir a uma pista de teste.
Com tecnologia de ponta, o SIMCenter possibilita uma
imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir.
Dentro de um Jeep Renegade ou qualquer outro veículo, o piloto pode ser
“teletransportado” para qualquer circuito do mundo, como o campo de provas da
FCA em Balocco na Itália, em um dia de neve. Basta configurar essa realidade e
pronto! Já é possível ter nos computadores uma variedade de dados do
comportamento do veículo e do condutor nesse ambiente.
O grande diferencial é a interação do motorista. Grande
parte das simulações é feita em “ambiente offline”, isto é, no computador, sem
a presença do piloto real. Já no SIMCenter, o conceito aplicado é do driver-in-the-loop, que permite ao
condutor, em tempo real, avaliar o comportamento do veículo à medida que as
variáveis são ajustadas.
No SIMCenter, o foco não é apenas a simulação de sistemas
automotivos. Por meio dos sinais de telemetria como velocidade, aceleração,
ângulo do volante, marcha inserida, torque e potência do motor, além das
reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do automóvel e
do ecossistema onde ele está inserido. Dessa forma, a tecnologia aplicada no
Centro permite gerar dados sobre o comportamento dos condutores em diferentes
estímulos, como distração por cansaço e efeito de bebidas alcoólicas; interação
homem-máquina e ergonomia; infraestrutura viária com avaliação de sinalizações
e traçados de rodovias que ainda não foram construídas, sempre em ambiente
controlado e seguro.
Criado em um ambiente colaborativo e multidisciplinar, o
SIMCenter será utilizado em parceria por profissionais do grupo FCA, alunos e
pesquisadores de diferentes disciplinas da PUC Minas, como Engenharia,
Arquitetura, Medicina, Psicologia, Ambientes Virtuais, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário