Com estreias mundiais e vários lançamentos e novidades, a
Daimler Buses marcou forte presença na Busworld Europe, maior feira mundial de
ônibus, realizada em Kortrijk, na Bélgica, entre 20 e 25 de outubro. Suas
marcas Mercedes-Benz e Setra apresentaram novos veículos para
transporte de passageiros e sistemas de segurança novos e exclusivos,
juntamente com serviços para clientes da marca oferecidos pela Omniplus.
O ônibus urbano Citaro híbrido
da Mercedes-Benz fez sua estreia mundial na Busworld Europe. Assim, a
marca avança em novas áreas: o trem de força híbrido está disponível, como
opcional, em grande número de versões dessa linha campeã de vendas, mesmo para
o Citaro NGT movido a gás.
Juntamente com a nova direção eletro-hidráulica, a versão
híbrida reduz ainda mais o consumo de combustível do Citaro, que já é famoso
por sua eficiência, em até 8,5%. Benefícios da propulsão híbrida: toma pouco
espaço; os contornos externos, como os do compartimento de passageiros,
continuam inalterados; pouco peso adicional. As operadoras de transportes se
beneficiam com sua rápida amortização, enquanto que a sociedade e o meio
ambiente se beneficiam pelo menor consumo de combustível e emissões.
Outra estreia da Mercedes-Benz na Busworld
Europe é o novo Tourismo RHD, que substitui o High Decker campeão de
vendas da Europa. Um portfólio ampliado de versões de equipamentos e de motores
faz com que o novo veículo atenda a uma gama excepcionalmente ampla de
utilizações. Seus campos de aplicação incluem transporte rodoviário e turismo
de longas distâncias, além de traslados, excursões e até serviços em rotas
entre cidades. Assim, o Tourismo RHD emerge como uma nova estrela no
segmento de ônibus rodoviários de turismo.
Na Busworld Europe, a Mercedes-Benz também
lançou a versão com volante à esquerda do miniônibus Sprinter City 45,
que, graças ao balanço mais longo, oferece 13 bancos na traseira. Além disso,
há lugar para até nove passageiros em pé na área do piso entre os eixos, bem
como espaço para uma cadeira de rodas ou carrinho de bebê e bancos dobráveis.
Setra lança o TopClass
S 531 DT Double Decker
Com muita eficiência, flexibilidade, conforto no mais
alto nível e excelência em segurança, o novo ônibus rodoviário Setra
S 531 DT Double Decker, da linha TopClass 500, estabelece novos
padrões em sua categoria. Com aerodinâmica superior, o ônibus de turismo foi
preparado para estabelecer novos recordes de eficiência no consumo de
combustível em seu segmento. O consumo reduz em torno de 7%, quando comparado
ao modelo anterior, dependendo do tipo de uso.
Com seu versátil piso inferior, o Setra
S 531 DT Double Decker cobre uma vasta gama de utilizações: viagens
de fins de semana, rotas de longo percurso, serviços entre cidades e vários
outros. Com escadas totalmente redesenhadas e toalete acessível a cadeira de
rodas, o interior impressiona por seu conforto.
O primeiro sistema de
assistência de frenagem ativo do mundo com detecção de pedestres para ônibus
rodoviários
A Daimler Buses e suas marcas Mercedes-Benz e
Setra tradicionalmente desempenham um papel pioneiro quanto se trata de
sistemas de segurança e de assistência. Na Busworld Europe, um novo capítulo se
abriu com a estreia mundial do Active Brake Assist 4 (ABA 4) com
detecção de pedestres. Este é o primeiro sistema de assistência ativa de
frenagem do mundo em um ônibus rodoviário que freia automaticamente para
pedestres.
O ABA 4 avisa o motorista, visualmente e
acusticamente, de uma eventual colisão com pedestre, enquanto, ao mesmo tempo,
inicia automaticamente uma frenagem parcial. Isso deixa o motorista com todas
as opções abertas sobre qual ação adotar. Baseado em radar, o sistema consegue
detectar pedestres até uma distância de 80 metros. O ABA 4 estará
disponível na primavera de 2018 para o novo Mercedes-Benz Tourismo, e
os ônibus Setra ComfortClass 500 e TopClass 500.
Com o Sideguard Assist (Assistente de Vigilância
Lateral), o novo Setra TopClass S 531 DT Double Decker fez outra
estreia mundial para ônibus. A fim de combater o ponto cego, o Sideguard Assist
usa sensores de radar para monitorar a área à direita próxima ao ônibus, ao
longo do veículo inteiro. O sistema avisa o motorista quando há pedestres,
ciclistas ou obstáculos parados na área monitorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário