Enquanto no Brasil se discute, sem grandes avanços, a
importância do ônibus na mobilidade e também o seu peso na poluição ambiental e
no transporte sustentável, a partir do dia 20 de outubro, terá início em
Kortrijk, na Bélgica, a 24ª edição da Busworld Europe, a maior e mais
importante exposição e conferência mundial da indústria do ônibus. Este ano,
serão 376 expositores de 36 países, no Kortrijk Xpo, centro de convenção com
51.230 m² de área.
As principais empresas do setor em todo o mundo estarão
presentes e apresentarão as mais recentes novidades em produtos, serviços e em
soluções para o maior desenvolvimento e utilização do ônibus como meio de
transporte sustentável. Ao todo serão expostos 311 veículos, dos segmentos
micro-ônibus, urbanos e rodoviários de dois andares.
A edição deste ano marca uma significativa mudança na
indústria global do ônibus: a busca pela emissão zero e pela aplicação
comercial dos veículos autônomos. Existe em todos os países da Europa uma forte
demanda política pela adoção imediata de ônibus urbanos com emissões zero ou
muito baixas. As tecnologias são as mais variadas e dependem da estratégia dos
fabricantes, dos 100% elétricos aos híbridos, passando por movidos a gás,
entre outras alternativas limpas, e a sua utilização aumentará drasticamente
nos próximos anos.
A condução autônoma é outro tema muito mais real e
próximo do que se imagina na América Latina. Vários veículos serão apresentados
(com disponibilidade de test drive no evento) e existem diversos testes em
andamento em todo o mundo, como o ônibus autônomo Citaro que a Mercedes-Benz já
tem em utilização. A abertura contará com uma palestra Peter Hinssen,
empresário belga e autor do livro 'The Day After Tomorrow', que debate o amanhã
para a indústria de ônibus. Peter é um dos mais procurados líderes do pensamento
em inovação radical, liderança e impacto de todas as coisas digitais na
sociedade e nos negócios.
A edição 2017 da Busworld Europe também será a última
realizada, em Kortrijk. A partir de 2019, o evento será transferido para
Bruxelas por um motivo importante: o ônibus e o seu papel no transporte
sustentável ganham, a cada ano, mais relevância na Europa e nos principais
mercados do mundo, como a Ásia e a América do Norte. Mais de 70 empresas
deixaram de participar da edição deste ano por falta de espaço no Kortrijk Xpo.
São esperados mais de 35 mil visitantes de cerca de 100
países para conhecer os mais recentes lançamentos e tecnologias para tornar o
transporte coletivo por ônibus mais limpo, confortável, inteligente e,
principalmente, seguro e eficiente.
Além do ônibus 100% elétrico e dos motores
diesel limpos, o evento deste ano terá como destaque as tendências que estão em
evidência e testes avançados. Serão lançados aplicativos e tecnologias que
tornam mais fácil para os passageiros localizar e usar os serviços de ônibus e
pagar suas viagens. Dispositivos como cartões inteligentes e aplicativos de
telefones celulares tornarão mais rápido e fácil usar ônibus. Eles contribuem
de forma significativa para reduzir o tempo gasto nas paradas e na cobrança de
tarifas. Isso, por sua vez, torna os serviços de ônibus mais rápidos e
atraentes para os passageiros. Também os segmentos de equipamentos, componentes
e o setor de suprimentos apresentarão novos produtos, compatíveis com ônibus de
emissão baixa e zero.
Para nós, brasileiros, esse evento parece cada vez mais
utópico em razão do total descompasso nacional com o foco na mobilidade, os
sistemas de transporte inteligentes e eficientes e na contínua promoção,
investimento e direcionamento para o transporte individual, mesmo quando se
fala em veículos elétricos e híbridos.
A Bélgica investe em ônibus verdes e os dois maiores
operadores do país anunciaram que só renovarão suas frotas de serviços urbanos
e interurbanos com veículos de baixa emissão ou zero. Recentemente introduziram
mais de 300 unidades híbridas elétricas, todas com sistemas de carregamento
rápido. Em cada extremidade de uma rota os ônibus recebem uma carga rápida, de
aproximadamente cinco minutos, que corresponde a 60% da energia necessária para
o trajeto.
Enquanto isso, aqui nas maiores cidades do Brasil estamos
debatendo se iniciamos um programa para redução dos ônibus movidos a diesel,
tão nocivos à saúde e nos deparamos com a dura realidade de que se a qualidade
melhorasse, em São Paulo 80% das pessoas trocariam o veículo particular pelo
transporte público.
O levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo também
apontou que 47% dos entrevistados usam ônibus para se locomover, sendo o meio
de transporte mais utilizado na cidade. Apesar disso, a maioria deles relata
que a tarifa é alta e a qualidade dos veículos não atende as expectativas dos
passageiros. Lotação, tempo excessivo de viagem, de espera e as questões de
conforto e segurança são os maiores problemas e impeditivos.
O Busworld Europe (Kortrijk), a maior exposição de ônibus
do mundo é realizada desde 1971. É dedicado exclusivamente à indústria do
ônibus e não participam outros tipos de veículos comerciais ou outros modais de
transporte. Em 2015, a Busworld Europe recebeu 342 expositores, provenientes de
32 países. Eles foram visitados por quase 35 mil visitantes, provenientes de
118 países.
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