segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

A Triel-HT utiliza transmissões Allison nos seus veículos especiais


Aceleração mais rápida, melhor controle do veículo e facilidade de integração estão entre as razões pelas quais a Triel-HT - fabricante de veículos especiais - escolheu as transmissões totalmente automáticas Allison para equipar veículos de combate a incêndios que constrói para aeroportos e corpo de bombeiros.

Mais de 120 caminhões Scania equipados com uma Allison receberam equipamentos fabricados ou adaptados pela empresa. De acordo com Claudio Vicentini, executivo da Triel-HT, nove chassis diferentes da marca já foram adaptados para combate a incêndios em aeroportos, combate a incêndios industriais, defesa civil e transporte de explosivos especiais.

Entre os chassis Scania transformados pela Triel-HT estão os modelos P250, P310, P360 FF, P440 FF e G580. Esses caminhões já estão presentes em mais de 70 aeroportos e bases aéreas em todo o Brasil, incluindo unidades remotas em Manicore e Fonte Boa, no Amazonas, a Base Aérea de Alcântara, no Maranhão, e o recém-renovado aeroporto de Viracopos, em Campinas, estado de São Paulo.

Os caminhões recebem equipamentos que podem variar de roupas especiais, acessórios de coleta de répteis, bombas para lançamento de água com alta capacidade de fluxo e gerador de espuma líquida e equipamento de distribuição (LGE).

Nissan na CES 2019: Veja o Invisível


A Nissan volta à CES em 2019 com demonstrações que apresentam o futuro da direção e o potencial da eletrificação da Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para mover as pessoas para um mundo melhor.

O estande da Nissan na CES, localizado no Pavilhão Norte do Centro de Convenções de Las Vegas (6906, North Hall, Las Vegas Convention Center) terá como foco a Nissan Intelligent Mobility, e exibirá:
Uma nova plataforma de tecnologia para "Ver o Invisível" (See the Invisible), criando uma experiência de condução totalmente nova, por meio de mundos conectados

A estreia nos EUA da novíssima máquina de corrida Nissan LEAF NISMO RC, o esportivo equipado com um motor elétrico duplo e tração nas quatro rodas

Demonstrações das soluções de energia da Nissan (Nissan Energy) que criam um ecossistema totalmente integrado para veículos elétricos
Exibição do IMx KURO, conceito de crossover elétrico
Exibição e lançamento de novos veículos e o café elétrico

Siga as redes sociais globais da Nissan para acompanhar a cobertura da marca na CES 2019.
Hashtags: #Nissan #CES2019

Conrad Dietrich Magirus Award atrai interesse de bombeiros do mundo inteiro


Entre setembro e novembro, as equipes de combate a incêndios de todo o mundo puderam se inscrever no Conrad Dietrich Magirus Award, concurso realizado pela Magirus, marca da CNH Industrial líder em tecnologia de combate a incêndios e desastres. São três categorias em disputa:

Equipe Internacional de Combate a Incêndio do Ano
Equipe Nacional de Combate a Incêndios do Ano (apenas na Alemanha)
Prêmio Especial de Engajamento Social

Dois júris de especialistas de alto nível avaliaram todas as inscrições feitas pelas equipes de bombeiros e pré-selecionaram os finalistas abaixo para a votação online. Essa tarefa foi ainda mais exigente porque não apenas o número de inscritos em todas as categorias aumentou, mas também toda a gama de tipos de operação foi demonstrada de forma convincente.
Votação online

Até 27 de janeiro de 2019, qualquer pessoa pode participar do "Oscar da indústria de combate a incêndios" votando pelo site http://www.magirusgroup.com/award 


Para a “Equipe de Combate a Incêndios do Ano”, dez missões internacionais e dez nacionais (da Alemanha) podem ser escolhidas. Na categoria "Prêmio Especial para o Engajamento Social", seis equipes esperam votos em apoio a suas campanhas e projetos sociais. Os vencedores do título e da cobiçada estátua serão anunciados na cerimônia de premiação festiva em Ulm, na Alemanha, no dia 1º de março de 2019.

As duas equipes vencedoras da categoria "Equipes internacionais e nacionais de combate a incêndios do ano de 2018" ganharão uma viagem aos Estados Unidos. Mas o acesso aos bastidores do maior departamento de combate a incêndios urbano do mundo, o Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova York (FDNY) não é o único destaque. O vencedor do Prêmio Especial pode esperar um treinamento exclusivo de combate a incêndios pela Magirus Fire Fighter Academy.

Confira os finalistas:
Equipe Internacional de Combate a Incêndio do Ano
Berufsfeuerwehr Stadt Zürich - Zurique, Suíça
Comando Provinciale Vigili del Fuoco Napoli - Nápoles, Itália
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - Brasil
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí - Brasil
Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Brasil
Dobrovoljno vatrogasno društvo Žrnovnica - Split, Croácia
Freiwillige Feuerwehr Kritzendorf - Áustria
Hasičský záchranný sbor Libereckého kraje - Liberec, República Tcheca
Hasičský záchranný sbor hlavního města Prahy - Praga, República Tcheca
Heroico Cuerpo de Bomberos de la Ciudad de México –  México, México
Equipe Nacional de Combate a Incêndios do Ano (apenas na Alemanha)
Freiwillige Feuerwehr Bad Gandersheim (Lower Saxony)
Freiwillige Feuerwehr Böhmenkirch (Baden-Württemberg)
Freiwillige Feuerwehr Erbach (Hesse)
Freiwillige Feuerwehren Falkensee & Dallgow-Döberitz (Brandenburg)
Freiwillige Feuerwehr Oschatz (Saxony)
Freiwillige Feuerwehr Ostfildern (Baden-Württemberg)
Freiwillige Feuerwehr Tauberbischofsheim (Baden-Württemberg)
Freiwillige Feuerwehr Treuenbrietzen (Brandenburg)
Freiwillige Feuerwehr Übersee am Chiemsee (Bavaria)
Freiwillige Feuerwehr Waldaschaff & Weibersbrunn (Bavaria)
Prêmio Especial de Engajamento Social
Fire Brigade Chuncheon, Gangwon Fire and Rescue Service – Coreia do Sul
Freiwillige Feuerwehr Bergheim, Nordrhein-Westfalen - Alemanha
Freiwillige Feuerwehr Waltershausen - Alemanha
Jugendfeuerwehr Langenthal - Alemanha
SDIS Service Départemental d'Incendie et de Secours 45 du Loiret - Orleães, França
OSP Ochotnicza Straż Pożarna Lubin – Polônia

domingo, 30 de dezembro de 2018

Tarcísio Dias em Mecânica Online


Tendências para 2019: entender como a tecnologia está transformando o mundo

É muito recomendado sempre avaliar como foram os nossos passos e quais os novos caminhos que temos que percorrer em nossas vidas. E quando chega o final do ano sempre paramos para observar e revisar nossos objetivos, metas, o que deu certo, errado e como fazer para melhorar.

E com a indústria automotiva não é diferente. É preciso entender como a tecnologia está transformando o mundo e influenciando a mudança no comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida e sua relação entre o consumo e as empresas.

Uma pesquisa global em 14 países – incluindo o Brasil, realizada pela Ford, mostra as tendências para 2019, a influência da tecnologia e quais os caminhos que o consumidor espera dessa transformação.

87% das pessoas pesquisadas concordam que a tecnologia é a maior condutora das mudanças atualmente. No entanto as pessoas são cautelosas ou têm medo do que ainda não entendem. 79% das pessoas acreditam que a tecnologia é uma força para o bem.

“Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford. “Na Ford, estamos focados no design centrado no ser humano e comprometidos em encontrar soluções de mobilidade que melhorem a vida dos consumidores e da comunidade. Nesse contexto de mudança, temos de preservar o que consideramos mais valioso – a relação de confiança com os nossos consumidores.”

Entre os pontos interessantes apresentados no relatório da Ford, observamos que para 89% dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente.
Com relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que ele vai depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho.

Quanto aos carros autônomos, 55% dos brasileiros apostam que eles serão mais seguros que os motoristas humanos.

Futuro - O relatório da Ford ajuda a entender como os padrões de comportamento devem influenciar os consumidores e as empresas em todo mundo nos próximos anos. Veja sete tendências:

1 - A divisão da tecnologia: mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e acreditam que ela é uma força do bem e as que não têm acesso.
Na Ford, a tecnologia é usada para tornar a mobilidade mais inteligente, segura e conveniente para as pessoas em todo o mundo.

2 - Desintoxicação digital: embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line.
A Ford descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral e está usando isso para aprimorar a experiência de direção.

3 - Recuperando o controle: em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas.

Como parte do seu processo de design centrado no ser humano, a Ford usa as pesquisas para entender melhor as necessidades e os hábitos das pessoas e desenvolve tecnologias como o Ford Copiloto 360, que assume tarefas estressantes para o motorista e torna a direção mais confiante.

As muitas faces do eu: as mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia.

A Ford entende que o carro é um reflexo da identidade do motorista, por isso trabalha para desenvolver modelos que ajudem a projetar quem eles realmente são.

4 - O trabalho da vida: o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas estão inovando na oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de enriquecimento intelectual.

A Ford acredita que o talento é fortalecido quando as pessoas são encorajadas a experimentar o mundo e a dar uma retribuição para a comunidade.

5 - Eco momentum: mudar hábitos arraigados é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano.

A sustentabilidade é essencial para a saúde do meio ambiente e para os negócios da Ford. A empresa também busca a redução de emissões de CO2, consistente com o Acordo de Paris – investindo para lançar 40 veículos elétricos e híbridos até 2022.

Em 2030, um terço dos carros no mundo será plug-in ou totalmente elétrico, e outro terço será híbrido. 63% dos brasileiros pesquisados consideram em suas compras os custos ambientais.

6 - Caminho fácil: mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho.

Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, são 321 horas no carro por ano, principalmente nos deslocamentos, e apenas 120 horas de férias, em média, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem.

A Ford acredita que os carros autônomos vão facilitar e ampliar o acesso ao transporte de pessoas e mercadorias. E está trabalhando em programas piloto de testes com empresas como Walmart e Postmates.

Números - Para 67% dos pesquisados, a tecnologia está tornando os deslocamentos menos estressantes. 69% concordam que os carros autônomos e caronas compartilhadas vão reduzir a procura por vagas privadas de estacionamento.

Entre os que acreditam que os carros autônomos serão mais seguros que os motoristas humanos, 64% dos pesquisados na Índia e Oriente Médio concordam. No Brasil o índice é de 55%. 67% dos pesquisados entre os adultos, prefere que seu filho ande num carro autônomo do que com um estranho.

Os resultados do relatório Ford de Tendências 2019 baseiam-se em 13.012 entrevistas on-line feitas em 14 países, com a população geral, com 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índica, Itália, México, Arábia Saudita, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unidos e Estados Unidos.

Com as tendências lançadas e as expectativas das pessoas, estamos prontos para iniciar um novo período de tecnologias, inovações e muitos lançamentos automotivos. Que 2019 nos reserve muita saúde, amor, paz e conquistas. Que sejamos felizes. Feliz Ano Novo!

PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

COLUNA DO FERNANDO CALMON

Alta Roda nº 1025/375– 28/12/2018


Fernando Calmon

Indústria faz apostas audaciosas

O ano de 2018 termina e 2019 começa ainda sob influência das maiores incertezas que já se abateram sobre o futuro da indústria automobilística mundial. Não existem dúvidas em relação à importância dos quatro temas principais repetidos a toda hora: eletrificação, conectividade, direção autônoma e compartilhamento. Cada um deles, porém, tem seus próprios desafios.


Grandes grupos de fabricantes ao redor do planeta apresentam uma visão algo mais ou algo menos corajosa sobre esses temas. Eles surgiram quase ao mesmo tempo, muitas vezes influenciados por decisões políticas ou estímulos de governos. 

Torna-se preocupante e pode levar a um rumo perigoso a gigantesca exigência de capital para investimento. Haverá dinheiro suficiente para desenvolver simultaneamente quatro frentes? Conectividade e direção autônoma apresentam alguma interatividade. As outras duas, menos. 

Compartilhamento é um campo em que colaboração e parceria podem conter gastos. Agora mesmo, arquirrivais como BMW e Mercedes-Benz anunciaram a aprovação de autoridades americanas e europeias para um plano de juntar forças numa única empresa em cinco iniciativas: mobilidade multimodal sob demanda; compartilhamento de veículos em cidades; serviços de carona em carros particulares ou táxis por aplicativos; estacionamentos conectados para agilizar o uso, diminuindo o tempo de procura por vagas; construção de uma rede integrada de recarrega de baterias. 

Tudo isso parece insuficiente para resolver todos os desafios. Continua a falta de consenso e mesmo convergência tecnológica sobre como mover e abastecer ou recarregar carros elétricos. O automóvel em si não apresenta segredos. Pode ser até mais barato projetá-los e fabricá-los. Mas a reciclagem de baterias ainda é um sério problema em aberto. Veículos autônomos podem receber propulsão clássica ou elétrica, embora os custos ainda se mostrem estratosféricos. 


Nos EUA, segundo maior mercado do mundo e mais rico do que qualquer outro, as estratégias de curto e médio prazo diferem entre GM, Ford e FCA. A primeira decidiu apostar todas as fichas apenas em elétricos puros, descartando híbridos e desacelerando o mais rápido possível investimentos em motores a combustão. Ford e FCA agem de modo cauteloso, sendo que a FCA só este ano anunciou um plano de médio prazo focado em transição conservadora. 


Para inflamar as discussões, Jack Baruth, colaborador da revista americana Road & Track, escreveu instigante artigo sobre táticas empresariais ligadas ao futuro. Ele defende não aplicar nenhum centavo nessas novas tecnologias até aparecer uma solução real e prática. Preconiza, ao contrário, despejar dinheiro para melhorar muito os carros e motores convencionais, o que daria grande vantagem competitiva nos próximos anos. E quando chegar a hora de mudar, não serão dois ou três anos de atraso que farão diferença. 

Para Baruth, qualquer bateria ou novos avanços em motopropulsão até 2025 não seriam disruptivos o suficiente para agitar o mercado de verdade e, de forma rápida, tornar-se universal. “Então por que gastar agora bilhões de dólares em busca do ‘Santo Graal’ se, mais adiante, a tecnologia pode ser comprada quando começar a cair de preço?”, pergunta. 

Trata-se de tese audaciosa. As coisas podem não acontecer de modo tão simples porque há pressões políticas envolvendo aspectos do meio ambiente e utilização de automóveis nos grandes centros urbanos. Embora possa se aplicar aos EUA e, curiosamente, também aos países em desenvolvimento (como o Brasil), esperar para ver passa longe de ser ideia descartável. 


PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


RECALL: Porsche Panamera


A Porsche está solicitando que a atual geração de veículos modelo Panamera seja levada às oficinas. A unidade de controle da direção elétrica dos veículos afetados deve ser reprogramada. No mundo inteiro, há 74.585 veículos afetados, todos produzidos entre 21 de março de 2016 e 6 de dezembro de 2018, no Brasil foram 256 veículos.

Um erro no software de controle pode possibilitar que a assistência elétrica da direção fique indisponível por um período limitado. Caso isso ocorra, é preciso usar mais força para virar o volante. Para evitar que isso aconteça, a unidade de controle associada precisa ser reprogramada com um registro de dados atualizado, como medida de precaução. 

Os clientes afetados estão sendo contatados por escrito e solicitados a comparecer aos seus Porsche Centres assim que possível. A visita à oficina tomará cerca de uma hora e não incorre em custos para os clientes.

Mais informações podem ser obtidas através do link: 
https://my.porsche.com/brazil/pt/accessoriesandservice/porscheservice/onlineservicerequest/

FORD MUSTANG É O CARRO ESPORTIVO MAIS RÁPIDO DO ANO NO TESTE FOLHA-MAUÁ


O Ford Mustang somou mais um título à sua extensa galeria de estreia no mercado brasileiro: foi o esportivo mais rápido do ano no teste Folha-Mauá 2018, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Parceria entre o jornal Folha de São Paulo e Instituto Mauá de Tecnologia, o tradicional teste Folha-Mauá mede o desempenho dos carros na pista usando instrumentos de precisão e GPS.

O Mustang é equipado com motor V8 de 466 cv de potência e caixa automática de dez marchas com trocas rápidas “que fez diferença na pista”, segundo a publicação. O segundo e terceiro colocados foram, respectivamente, o Chevrolet Camaro (4,6 s) e o Jaguar F-Type (6,2 s). O “muscle car” da Ford foi igualmente superior na medição de retomada de 80 km/h a 120 km/h, que testa a elasticidade do motor, com a marca de 2,7 segundos.

O comparativo destaca ainda a folgada liderança do Mustang em vendas na categoria, com 928 unidades emplacadas até novembro, mais de cinco vezes à frente do segundo colocado, o Porsche 911, segundo dados da Fenabrave, que representa os revendedores de veículos.

Vendido pela primeira vez no Brasil em seus 54 anos de história, o Mustang conseguiu o feito raro de conquistar todos os prêmios da imprensa especializada dos quais participou em 2018. Foram nada menos que 15 títulos, incluindo: Americar, Car Awards Brasil 2019 da Car Magazine, Os Melhores do Jornal do Carro 2019, Prêmio Autodata 2018, Carro do Ano 2019 e Motor do Ano 2019 da Autoesporte, Prêmio UOL Carros 2018, Compra do Ano 2019 da Motor Show, L’Auto Preferita (categorias Premium/Luxo, L’Auto Preferita e Campanha Publicitária), Prêmio Carpress 2018 (Melhor Carro Premium e Escolha da Audiência), Prêmio Abiauto 2018 da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva e Top Car TV 2018.

FORD KA E MUSTANG SÃO ELEITOS “COMPRA DO ANO 2019” DA MOTOR SHOW


O Ford Ka foi eleito “Compra do Ano 2019” da revista Motor Show na categoria de hatches compactos, uma das mais concorridas da premiação, entre 12 concorrentes. Este foi o quinto ano da eleição, que analisou quesitos como qualidade, inovação, dirigibilidade e posicionamento de mercado dos 140 carros com lançamento ou modificações técnicas relevantes nos últimos dois anos no Brasil.

A chegada do Ka 2019 com mudanças importantes na oferta de motorização, câmbio e equipamentos, além da nova versão FreeStyle com suspensão elevada e estilo esportivo, consolidou a posição do modelo entre os mais vendidos do mercado brasileiro.

Uma das principais qualidades destacadas na avaliação do hatch da Ford foi a motorização. Além do bom 1.0 tricilíndrico na opção de entrada da gama, ele surpreendeu pela adoção do 1.5 Ti-VCT de três cilindros, que despeja 136 cv de potência. “Assim, tornou-se o hatch compacto mais potente do Brasil, à frente até de modelos turbo”, afirma a publicação.

O Ford Ka é oferecido em dez versões: 1.0 com câmbio manual (S, SE e SE Plus); 1.5 com câmbio manual (SE, SE Plus e FreeStyle); e 1.5 com câmbio automático (SE, SE Plus, FreeStyle e Titanium).

Na categoria de esportivos, o título de “Compra do Ano 2019” foi para o Ford Mustang, somando mais um reconhecimento à sua galeria. Com 15 prêmios conquistados no ano do seu lançamento, o “muscle car” se tornou o maior vencedor da indústria.

Scania vende o último caminhão PGR do Brasil e do mundo


Marcelo Hermes, 43 anos, foi convidado para um almoço na Scania e para sua surpresa recebeu o último caminhão da atual gama P, G e R do mundo, e que sai de cena no Brasil 10 anos depois de seu lançamento. Para substituir sua história de sucesso (foi a família que mais vendeu produtos da marca no Brasil), chegará a partir de fevereiro de 2019, a Nova Geração Scania, apenas dois anos após a estreia na Europa.

A Scania fez uma ação surpresa com a última unidade a ser entregue no Brasil das Séries P, G e R. A Casa Scania Brasdiesel fez um convite para Marcelo Hermes, da transportadora M.Hermes, vir até a fábrica nesta sexta (21) para um “almoço de negócios”. Sem desconfiar, o empresário embarcou para São Paulo vindo de Carazinho (RS). Após o almoço, o cliente foi convidado para uma visita à fábrica. E, achou que terminaria aí sua estada em São Bernardo do Campo (SP).

Inesperadamente, foi informado que seria o dono do último veículo das Séries P, G e R fabricado no país por Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil (representando a força de vendas e a rede Scania) e Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America (representando todos os coladoradores da fábrica).

Desde 1957, a Scania já vendeu cerca de 264 mil caminhões no Brasil. Desse total, 112.372 unidades (volume até novembro de 2018) foram de veículos das Séries P, G e R, lançadas em 2007. Dos 10 caminhões mais vendidos da história da marca em território brasileiro, quatro dela (modelos R 440 6x2 e 6x4, G 420 e G 380).

A empresa foi fundada em 2000. Mas, a história da família com os caminhões é mais antiga tendo Milton Hermes, pai de Marcelo, como caminhoneiro. Marcelo seguiu os passos e também trabalhou nas estradas. Desde então, a M.Hermes só vem colecionando sucesso. O primeiro Scania adquirido foi da Edição Especial Griffin Edition, modelo R 440 6x2, em 2015.

Hoje, o foco da M.Hermes está na transferência de grãos, por rodotrem, do Mato Grosso para o Pará, até o Porto de Miritituba. Cada caminhão roda em cada viagem (ida e volta) entre 2.000 a 2.400 km. Em janeiro de 2019, a empresa irá inaugurar sua filial no Mato Grosso.

CRESCE A BUSCA POR BARCOS PARA PESCA NO VERÃO 2018/2019


A estação mais quente do ano é um atrativo aos turistas para a prática de pesca esportiva. Eles encontram, no litoral brasileiro e nas vias navegáveis interiores, lugares paradisíacos para o esporte e o contato com a natureza.  

O diretor da fabricante Fishing Raptor afirma que é crescente a procura por embarcações que aliam a atividade da pesca com conforto para reunir a família e os amigos a bordo. "Para se ter uma ideia, tivemos um crescimento de 20% de compradores de barcos Fishing no segundo semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Um resultado que traz reflexos positivos para o turismo náutico no país, já que haverá um volume maior de barcos que navegam em águas brasileiras neste verão”, afirma.  

"Temos quase 8 mil quilômetros de litoral e mais de 41 mil quilômetros de vias navegáveis interiores o que demonstra um potencial enorme para lazer e esportes náuticos ainda a ser explorado", complementa o executivo.

Em termos de embarcação para a pesca, e que deve ser destaque no verão 2018/2019, está a Fishing 340WA. Um dos principais fatores da marca que atraem praticantes da pesca, inclusive a oceânica, é a resistência do casco em V profundo, alta tecnologia construtiva o que o torna insubmergível, segundo o fabricante.  

Isso significa a possibilidade de pescarias a longas distâncias com muito conforto, locais normalmente alcançados por barcos grandes, sem falar dos baixos custos de operação e manutenção.  O fator segurança é mais um diferencial da marca já que atende as normas marítimas nacionais e internacionais.  

A versatilidade da embarcação é mais uma característica que atrai os consumidores porque, além de ser ideal aos esportes náuticos, é um barco que pode ser usado para lazer e passeios em família. 

Tem mais de 10 metros de comprimento, capacidade para 6 passageiros para pernoite ou 12 para day trips.  O exterior conta com solário com bancos rebatíveis, áreas de armazenamento para a pesca e manipulação dos peixes, central de comando e espaços de convivência.  

No interior, além de cama de casal, conta com área de estar com sofás que podem se transformar em um segundo quarto. Banheiro e cozinha também são características de seu interior. 


Motorização pode ser personalizada, com 2 motores entre 250HP e 400HP. 


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Nissan faz funcionar o maior telhado solar coletivo dos Países Baixos


A Nissan iniciou o funcionamento do maior telhado solar coletivo dos Países Baixos, localizado em um armazém da empresa em Amsterdã.

Instalado no telhado da Nissan Motor Parts Center (NMPC), na capital dos Países Baixos, o teto solar consiste em quase nove mil painéis com energia fotovoltaica e produz energia renovável o suficiente para manter 900 lares anualmente. A ação também irá reduzir significantemente a produção de CO2 do armazém. Estima-se que o projeto reduzirá 1,17 milhões de quilogramas de CO2 por ano.

Com capacidade para produzir cerca de 70% de energia necessária por ano do Nissan Motor Parts Center, a instalação do telhado solar representa um marco histórico da montadora japonesa, que deseja fazer com que sua operação pela Europa seja mais sustentável. Além disso, a energia gerada por um dos painéis será alimentada diretamente para a rede de energia nacional do país.

O projeto é um resultado da primeira colaboração entre os moradores da região e a montadora japonesa e está sendo financiado por um esquema nacional de crowdfunding.

RECALL: FCA TROCA EIXO INTERMEDIÁRIO DA COLUNA DA DIREÇÃO


A FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda., convoca os proprietários dos veículos Fiat Argo, versões 1.0, 1.3 e 1.8 ano/modelo 2018, Cronos, versões 1.3 e 1.8 ano/modelo 2018/2019 e Mobi, versão 1.0 ano/modelo 2018/2019 para agendarem seu comparecimento em uma das concessionárias Fiat, a fim de que seja providenciada, gratuitamente, a substituição do eixo intermediário da coluna de direção elétrica dos veículos convocados.

Foi detectada a possibilidade de falha durante o processo de soldagem da referida peça, possibilitando o seu desacoplamento, com a eventual perda inesperada do controle da direção do veículo em movimento, aumentando o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

O tempo estimado de reparo é de uma hora. Solicitamos que agende sua visita previamente na concessionária Fiat de sua preferência.

Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.

VEÍCULO
ANO/MODELO
CHASSIS NÃO
SEQUENCIAIS
(ÚLT. 6 DÍGITOS)
UNIDADES ENVOLVIDAS
Argo
2018
H76627 a H89388
202
Cronos
2018 e 2019
020611 a 040484
519
Mobi
2018 e 2019
573942 a 574380
9


Embraer assina contrato com Air Kiribati para até quatro jatos E190-E2


A Embraer anunciou a assinatura de um contrato com o Governo de Kiribati, em parceria com a companhia aérea nacional, Air Kiribati, para um pedido firme para dois jatos E190-E2 e direitos de compra para duas aeronaves do mesmo modelo. Com o exercício de todos os direitos de compra, nos atuais preços de lista, o contrato tem valor de USD 243 milhões. O pedido será inserido na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do quarto trimestre de 2018.
Com entregas previstas para 2019, o E190-E2 possibilitará à companhia aérea da República do Kiribati, localizada na região central do Pacífico, voar rotas domésticas e internacionais mais longas do que as realizadas atualmente com a frota de turboélices. A Air Kiribati será a operadora de lançamento do E190-E2 na região da Ásia-Pacífico (excluindo a China). Este pedido ocorre após uma turnê de três semanas pela Ásia-Pacífico do E190-E2 com a pintura ‘Shark’, em outubro, que incluiu uma parada em Tarawa, capital do Kiribati. Abrangendo três fusos horários diferentes e composto por mais de 30 ilhas, o Kiribati é o único país no mundo a ter presença nos quatro hemisférios.

Nakata amplia ações para capacitação mecânicos


Com os diferentes canais disponíveis para promover capacitação profissional de mecânicos, a Nakata, fabricante de autopeças, implementou uma série de iniciativas, em 2018, para facilitar o acesso às dicas de aplicação de produtos que ajudam os profissionais de todo País na rotina de serviços nas oficinas.

Em homenagem ao Dia Nacional do Mecânico, comemorado no dia 20 de dezembro, a fabricante destaca as iniciativas que aproximaram a marca ainda mais dos profissionais. Além da ampliação de treinamentos e palestras gratuitas em várias regiões do País com programação anual realizada em parceria com distribuidores e varejo, participação no Rota do Reparador, curso de suspensão no Senai Ipiranga, a Nakata lançou catálogo eletrônico com sistema de busca ágil e prático que oferece várias opções de pesquisa de produtos, imagens e dicas de aplicação.

A novidade é o blog desenvolvido exclusivamente para mecânicos com informações sobre manutenção, capacitação e tecnologia, uma ferramenta de trabalho que visa ampliar o conhecimento dos profissionais, além de servir de apoio e suporte para atendimento ao cliente que pode tirar dúvidas e entender
melhor sobre a manutenção do veículo, ajudando na venda do serviço. O cliente quer saber o que vai ser feito e porque precisa fazer a troca de um componente. O conteúdo do blog terá informações que esclarecem essas questões.

A Nakata também conta com canal no YouTube que tem dicas de manutenção e também o EAD Vídeo Aulas Nakata, sistema por meio de plataforma digital de ensino a distância com certificado digital de conclusão. 

Em 2018, as ações voltadas à capacitação com a realização de palestras gratuitas em várias regiões do País alcançaram 11.327 profissionais e o curso de suspensão no Senai Ipiranga, com 13 edições, promoveu conhecimento técnico a 194 mecânicos.As informações abordadas tanto dos treinamentos presenciais como o conteúdo desenvolvido para os canais digitais partem das principais dúvidas de aplicações que chegam até a central de atendimento.