domingo, 28 de abril de 2013

Equipamentos da Indy chegam ao Anhembi



As máquinas da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé chegarão ao Brasil nesta segunda-feira (29). Os dois aviões fretados que trarão as cerca de 230 toneladas de equipamentos desembarcam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na parte da manhã e os comboios seguem para São Paulo.

O primeiro voo está marcado para chegar às 4h25 da manhã e o segundo às 11h30. A chegada dos equipamentos do primeiro comboio ao Circuito do Anhembi deve acontecer a partir das 10h30 e do segundo a partir das 16h30.

As equipes já devem começar a montagem de suas estruturas a partir de terça-feira (30). O trabalho será concluído até sexta-feira, já que no sábado os carros entrarão na pista para a realização dos treinos livres e o classificatório, que definirá a posição dos pilotos no grid de largada.

No próximo dia 5, São Paulo sedia a quinta etapa da temporada 2013 da IZOD IndyCar Series, que terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e Bandnews FM.

Após o sucesso dos últimos três anos, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé já é considerada a segunda melhor etapa da temporada, perdendo apenas para as 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. O evento brasileiro é tido como modelo para todas as provas disputadas em circuitos urbanos (de rua) do campeonato mundial.

Neste ano, o Brasil terá três representantes no Circuito Anhembi. Helio Castroneves, da Penske, desembarca no país como líder do campeonato - fato inédito na história da prova brasileira. Tony Kanaan, da equipe KV Racing, e Bia Figueiredo, da Dale Coyne, completam o esquadrão nacional em São Paulo.

SERVIÇO
Evento: chegada dos equipamentos da Indy ao Anhembi
Dia: Segunda-feira - 29/04
Horário: a partir das 10h30
Local: Circuito do Anhembi, em São Paulo

Cummins lança novo motor, mais leve e potente, no Rio Boat Show



A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel, apresenta novidades para o mercado brasileiro ao colocar um novo motor em sua linha de produtos destinada ao segmento marítimo de lazer e recreação. Trata-se do novo QSB 6.7, agora mais leve, menor e mais potente, que será lançado durante o Rio Boat Show, maior evento náutico da América Latina, que acontece entre os dias 25 de abril e 01 de maio, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com Antonio Colares, gerente de negócios Marine e Óleo e Gás da  Cummins Vendas e Serviços (CVS), nomeada como canal direto de vendas dos produtos para o segmento com unidades espalhadas em todo o território nacional, o novo motor, agora com 550 hp, é uma evolução na linha Cummins. “Ele chega para substituir o QSB 5.9 de 480 hp e, além de ser mais potente, tem o mesmo tamanho que seu antecessor”, afirma o gerente.

Produzido em Charleston, nos EUA, o novo motor Cummins QSB 6.7, pode equipar embarcações de até 50 pés e foi projetado para ser aplicado nas configurações Zeus®, o mais avançado sistema de propulsão que possibilita alta manobrabilidade e controle da embarcação, o convencional Inboard, motor com reverse, hélice e eixo e o Sterndrive, , conhecido motor de rabeta com hélice fixo e direcionamento do barco por meio do leme.

Ainda de acordo com Colares, o Rio Boat Show é uma excelente oportunidade para colocar um produto no mercado, divulgá-lo e ainda estreitar o relacionamento com os clientes e novos estaleiros que estão se estabelecendo e entrando no mercado brasileiro. “Hoje, o mercado está mais aquecido no Brasil, nossos barcos estão mais valorizados e trata-se de um momento bom para investir em novos produtos e abastecer com qualidade este segmento”, afirma.

Em setembro do ano passado, ao anunciar o fim da joint-venture com a Mercruiser, estabelecida em 1992, a Cummins Brasil deu continuidade em sua metodologia independente de oferecer motores Diesel e passou a abastecer o mercado brasileiro com produtos para o segmento marítimo de lazer e recreação. Atualmente oferece gama de motores com potências que variam de 230 hp a 715 hp, a maioria destinada para embarcações com a partir de 30 pés.

E para atender com a competência Cummins e suportar as embarcações que inclusive já navegam pelo litoral brasileiro, a fabricante de motores Diesel nomeou Postos de Serviço no litoral do País para prestação do suporte técnico necessário, com treinamento aos dealers no quesito engenharia de aplicações, serviços e estoque de peças sobressalentes.

Fibrafort lança Focker 265 Open na Rio Boat Show



A Fibrafort apresenta as suas novidades para os amantes do mundo náutico em seu estande na Rio Boat Show 2013, um dos principais eventos do segmento, que acontece de 25 de abril a 01 de maio no Pier Mauá, Rio de Janeiro.
O principal lançamento do estaleiro catarinense é a lancha Focker 265 Open, - uma variação do bem-sucedido modelo day cruiser Focker 265 Cabin -, que destaca o conceito “diversão na proa”, com soluções de design que visam o aproveitamento máximo da parte frontal da lancha.

Sempre em busca de detalhes funcionais para incrementar a experiência a bordo, a Fibrafort equipou a proa do modelo 265 Open com assento conversível em mesa de centro, com sistema automatico, banheiro, geleira, porta auto-falantes, guarda-sol, paiol porta-trecos, apoio de braço auxiliar.
Mantendo o design arrojado e o moderno cockpit da Focker 265 Cabin, o novo modelo Open reúne acessórios que consolidam a área externa como espaço de diversão, em contato direto com o mar e a natureza em passeios para até 10 passageiros.

Uma proposta que agrega conforto e desempenho na medida certa, numa lancha de tamanho intermediário, que prioriza o aproveitamento máximo do espaço, com requinte nos acabamentos e muitos itens de série.

Além deste lançamento, a Fibrafort também irá levar ao Rio Boat Show os demais modelos de lanchas de 16 a 31 pés da linha Focker, que conquistaram milhares de consumidores ao longo da última década.
Com sede em Itajaí (SC), a Fibrafort é hoje a maior fabricante de lanchas da América Latina em unidades vendidas, com mais de 11 mil embarcações da marca navegando em águas do Brasil e do exterior.

"Circuito do Anhembi é um orgulho para São Paulo", diz Haddad


Na manhã deste sábado (27), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, realizou a vistoria oficial da montagem do circuito do Anhembi, que se prepara para receber a quarta edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, no dia 5 de maio. 

Haddad acompanhou os trabalhos finais da pista, situada na região norte da capital paulista, e ouviu explicações sobre as obras e as principais mudanças para a edição de 2013 - incluindo o alargamento da tomada da curva do "S do Samba", ao final da longa reta do Sambódromo, que deverá diminuir o número de acidentes no local. 

"Soube que é uma das pistas mais bem avaliadas do calendário da Fórmula Indy e uma das mais bem avaliadas entre os circuitos de rua em geral, independentemente da categoria. Isso orgulha São Paulo. Para nós, será uma satisfação receber a Indy mais uma vez. Estaremos todos bem acomodados", confia Haddad. 

"Eu já vinha acompanhando o trabalho da SPTuris, que é sempre muito competente. Toda a equipe está de parabéns. Acho que teremos uma grande corrida, segura, já que houve uma pequena alteração no traçado para deixar a pista ainda mais segura."

O prefeito ressaltou os grandes benefícios trazidos pelo evento para a cidade, o que o motiva ainda mais para manter a corrida no calendário da Fórmula Indy. "Todos esses grandes eventos contam com o recurso tesouro do municipal, mas trazem um impacto para a economia que é maior que o investimento. Ou seja, o retorno para a cidade é sempre superior, então, obviamente, tem valido a pena."

Sobre os acontecimentos na pista, Haddad evitou fazer previsões, mas mostrou desejo em ver Will Power, vencedor de todas as três edições realizadas até então, perder a sua hegemonia no Brasil. "No que depender de torcida, vamos torcer para os brasileiros. Mas quem sabe uma mulher não ganha?", disse. Duas mulheres participarão da prova em São Paulo: Simona de Silvestro, da equipe KV, e a brasileira Bia Figueiredo, da Dale Coyne. 

Caio Luiz de Carvalho, diretor geral da Enter, empresa do Grupo Bandeirantes e organizadora da prova, afirmou que a corrida do Anhembi dá uma visibilidade ainda maior para a cidade de São Paulo perante o mundo. "Este evento, que o Grupo Bandeirantes apoia ao lado da prefeitura e de outros parceiros, faz com que São Paulo seja a única cidade do mundo a receber um Grande Prêmio de Fórmula 1 e um Grande Prêmio da Indy. Isso é muito importante para uma cidade que tem tanta tradição no automobilismo", pontua. 

"O evento atrai muita gente para a cidade e que, durante essa semana, terá cerca de 5 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente. No dia da corrida, deverá haver 40 mil pessoas de todo o Brasil e do exterior, com as imagens sendo levadas para 200 países, especialmente para o mercado americano, que é muito importante para São Paulo. A cidade é o principal destino para o turista americano na América do Sul, e é justamente aquele turista que vem e mais dinheiro gasta", salienta. 

Carvalho destacou que o circuito estará em excelentes condições para receber o grande público na semana da corrida. "A infraestrutura está cada vez melhor. Teremos um novo formato de garagem nos pavilhões para que todos os que vierem assistir à corrida possam chegar perto dos mecânicos e dos pilotos. Teremos também o Indy Village, com um palco de shows, além do Indy Run, no sábado à noite. Será um fim de semana de muita festa na cidade de São Paulo." 

A etapa brasileira da Fórmula Indy está marcada para o dia 5 de maio, às 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e do canal por assinatura BandSports. Três brasileiros participarão da prova: Hélio Castroneves, que lidera o campeonato, Tony Kanaan e Bia Figueiredo.

sábado, 27 de abril de 2013

Desafio duplo: Augusto Farfus disputa 24 horas de Nurburgring e etapa do DTM no mesmo fim de semana


Prestes a iniciar sua segunda temporada no DTM, Augusto Farfus também se prepara para um grande desafio no próximo mês. Pela quinta vez, o curitibano vai disputar as tradicionais 24 horas de Nurburgring, no circuito de Nordscheleife, que tem mais de 20 quilômetros de extensão, nos dias 19 e 20 de maio. Como se não fosse o bastante, ele ainda participa da segunda etapa do DTM, em Brands Hatch, na Inglaterra, no mesmo fim de semana.

Farfus tem boas lembranças do traçado longo da pista de Nurburgring, conhecido como "Green Hell". Ele acumula dois triunfos nas 24 horas, um em 2008 na categoria Diesel e a vitória na categoria principal em 2010. Há duas semanas, ele participou da abertura do VLN Endurance - competição de provas de longa duração no circuito alemão - e venceu a corrida. Neste ano, o brasileiro representará o Team Schubert com uma BMW modelo Z4 GT3, ao lado dos alemães Dïrk Müller, Jörg Muller e Uwe Alzen. 


A temporada do DTM começa no próximo dia 5 de maio em Hockenheim. A segunda etapa acontece no circuito inglês de Brands Hatch, entre os dias 17 e 19 de maio. Após a corrida no início da tarde de domingo (horário europeu), Augusto segue para Nurburgring para assumir o trecho nas 24 horas, que se encerram na segunda-feira (feriado nacional na Alemanha). 

Neste sábado (27), Augusto disputará a segunda etapa do VLN Endurance, visando a preparação para prova no fim de maio. 

Augusto Farfus:

"Vai ser um grande desafio físico e mental fazer as duas corridas no mesmo fim de semana. A etapa de Brands Hatch é uma das mais duras fisicamente da temporada do DTM, e logo depois da corrida já pego o avião para Nurburgring. As 24 horas de Nurburgring é uma prova duríssima mentalmente pelas características da pista e a quantidade de carros, mas conheço muito bem meus companheiros de equipe e isso é fundamental. Tenho certeza que vai ser uma experiência única e muito especial"

AÇÃO DA FORD CONVIDA O PÚBLICO A PASSAR 24 HORAS COM O NEW FIESTA HATCH


A Ford colocou no ar mais uma ação de pré-lançamento do New Fiesta Hatch, com o conceito de 24 horas. Criada especialmente para o Facebook, ela é composta de um aplicativo que convida o público a participar de um vídeo contando como seria passar 24 horas com o New Fiesta, no link www.newfiesta24horas.com.br, e de um vídeo com a apresentadora e atriz Tatá Werneck.

O aplicativo está disponível para qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook. Ele coleta os dados do usuário e monta automaticamente um vídeo adequado ao seu perfil, personalizado com seu nome e fotos dos amigos. Para garantir a privacidade, o vídeo não pode ser visto por outras pessoas, mas o usuário pode compartilhar as imagens em sua timeline. A ferramenta conta com nove diferentes vídeos, com temas que incluem família, cultura, moda, tecnologia, gastronomia, natureza, aventura e paixão por automóveis.


Para quem quiser compartilhar histórias e comentários, há uma área na home do aplicativo onde todos são convidados a descrever o que fariam durante 24 horas com o New Fiesta. A interação nesse espaço pode ser feita também por meio de smartphones e tablets.

Vida moderna
A atriz Tatá Werneck gravou o seu depoimento em pontos conhecidos da cidade de São Paulo. O seu roteiro incluiu desde tocar bateria em cima do elevado Costa e Silva (Minhocão) e cantar em um karaoke no bairro da Liberdade até conversar com as amigas usando o comando de voz do sistema SYNC. O resultado poder ser conferido neste link: http://on.fb.me/ZLfqIW

"O objetivo da ação é mostrar o design, o conforto e as tecnologias avançadas do New Fiesta, um carro que combina com o estilo de vida moderno e urbano", diz Maurício Greco, gerente de Comunicação de Marketing. "Por isso mesmo, ela já nasceu com plataforma digital e dentro de um conceito global."

Outro modo de acessar o aplicativo é por meio da página da Ford no Facebook, no www.facebook.com/fordnewfiestabrasil.

Mitsubishi e AutoDuo fazem show car da L200 Triton Savana



Um modelo único e exclusivo já pode ser visto em eventos, feiras e exposições por todo o país. Em parceria com a empresa AutoDuo, especializada em preparação de veículos, a Mitsubishi desenvolveu um show car da aventureira L200 Triton Savana, e deixou essa picape ainda mais impressionante.

Batizada de L200 Triton Savana ADX, essa picape não quer modéstia e gosta de ser olhada, admirada e fotografada. Não é à toa. Com os incrementos que recebeu, está mais alta e cheia de mimos, que vão deixar qualquer apaixonado babando de inveja. Para se ter uma ideia, a caçamba está a cerca de 1,5 metro de altura do solo.

O visual da L200 Triton ADX surpreende logo a primeira vista. A começar pelos pneus Scorpion ATR aro 20", que são um show a parte e deixam essa picape ainda mais impressionante. Para suportar uma roda com essas dimensões, foi instalada uma suspensão de 2,5", que elevou o veículo. Flares nas caixas de rodas completam o visual e não deixam o pneu ficar para fora da estrutura.

A AutoDuo também equipou essa fera com um guincho dianteiro especial Come-up Seal DS 9.5, da Auto4, com controle remoto wireless e cabo sintético de kevlar. Além de ficar com um aspecto ainda mais off-road, é extremamente útil em diversas situações fora de estrada, podendo até rebocar outros veículos.

Mas não para por aí. Um guincho elétrico KT-3000 foi colocado na caçamba, auxiliando na colocação de diversos materiais. Para aumentar a capacidade de carga, foi instalado um extensor, que garantiu 40 cm a mais na caçamba, deixando a Savana ADX pronta para transportar maiores volumes.

Para a comodidade no trânsito e na hora de estacionar, foram instalados sensores dianteiro e traseiro, além de uma câmera de ré de última geração da Dalgas Precision Equipments.

Para deixar a visão do motorista ainda melhor, par de faróis auxiliares de 8" da Ironman 4x4 garantem mais segurança nas estradas e trechos com pouca ou nenhuma iluminação. Reforçando o visual, um conjunto com quatro faróis de 6" foi colocado no teto. Sem dúvida, luz é o que não falta para L200 Triton Savana ADX.

A primeira exibição da L200 Triton Savana será na Adventure Sports Fair, de 1 a 5 de maio, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo. Depois, fique de olho: essa fera pode cruzar com você pelas ruas.

Especificações técnicas - L200 Triton Savana ADX
Pneus - 325-65R20 Scorpion ATR
Rodas - 20x9,5
Suspensão - Off-Road com Lift de 2,5" 
Guincho Frontal - DS 9.5
Cabo Kevlar 8mm x 30m
Guincho Caçamba - KT3000 com controle wireless
Cabo Kevlar 5mm x 15m
Faróis PCI - 8" VEGA 220
Faróis Defletor Teto - 6" W-650
Faróis Ré - 2x4" ATV 
Body Lift 4,7"
Estribo Rock-Slider laterais e traseiros
Sensores dianteiro, traseiro e câmera - Dalgas Precision Equipments

sexta-feira, 26 de abril de 2013

KS recebeu mais de 5.000 visitantes na Automec 2013



Nos cinco dias de duração da 11ª Automec (Anhembi, São Paulo), maior feira de autopeças da América Latina encerrada na semana passada, a KS recebeu em seu stand mais de 5.000 visitantes entre distribuidores, varejistas, proprietários de oficinas e mecânicos.
A Automec também foi importante para a KS estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, tanto os nacionais como, também, os da América Latina que estiveram presentes na feira, e reafirmar sua transparência comercial.

Em moderno stand foram expostas as linhas de pistões, anéis, camisas, kits de motor, válvulas, bielas, bronzinas, filtros e bombas. Entre os produtos expostos destacaram-se os pistões articulados para os  motores diesel Scania DC 12 e Volvo TD123 e D12 C/B/D fabricados entre 1999 e 2005. Também foram expostas as bronzinas Sputter, de maior durabilidade, e uma linha de filtros com 32 novos itens.

* Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Service Brasil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

F-Truck: Alex Caffi estreia na categoria na etapa de maio em Caruaru



A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai marcar uma estreia internacional. Alex Caffi, italiano 49 anos, será o quinto ex-piloto de Fórmula 1 a tomar parte da competição nacional. Sua primeira participação acontecerá na prova de 19 de maio no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), que valerá também como segunda etapa do Sul-Americano. Caffi vai disputar todo o restante da temporada com um caminhão Iveco.

Os contatos iniciais de Caffi com a Fórmula Truck aconteceram nas duas etapas finais da temporada de 2012. “O lado profissional da categoria foi minha grande motivação. A Fórmula Truck tem um grande público, tem uma presença forte na televisão em todo o país e muito destaque na imprensa, algo que não se vê na Itália, ou mesmo em toda a Europa, fora da Fórmula 1”, comparou. “O nível de profissionalismo que encontrei aqui é impressionante”.

Tais predicados trouxeram-no ao Brasil. “Percebi a dimensão da Truck e a repercussão que um evento desse tamanho poderia ter na Europa. Aí entrei em contato com a direção e negociei com a senhora Neusa”, elencou, citando a presidente da categoria, Neusa Navarro. Sua participação foi viabilizada por patrocinadores chilenos e argentinos. Seu Iveco terá o número 21. “É um dos meus números favoritos, usei o 21 em duas temporadas da F-1”, lembrou.

Antes mesmo da estreia, Caffi já manifesta a repercussão da novidade. “A imprensa italiana já está me procurando, veículos importantes já estão em busca de informações sobre o campeonato, veículos de outros países querem instruções sobre como obter imagens e querem saber se as imagens podem ser mostradas na Europa”, enumerou. “São vários detalhes que preciso discutir com a organização da Fórmula Truck para saber o que pode ser feito”.

Alex Caffi vai disputar a Fórmula Truck pela equipe Dakarmotors, que tem sede na cidade paranaense de Maringá e é chefiada por Carlos Alberto de Assis. Conhecido nos bastidores da Fórmula Truck pelo apelido “Paraguai”, Assis acumula 16 anos de experiência na categoria. O caminhão com que Caffi vai disputar a temporada de 2013 batizado como V3. “Demos esse nome por ser o terceiro caminhão feito pela nossa equipe”, explicou Assis.

A experiência acumulada na construção de outros dois Fórmula Truck é um dos trunfos da Dakarmotors. “O caminhão do Alex tem com a receita pronta dos outros dois. Além disso, fizemos modificações que devem melhorar ainda mais o rendimento do equipamento”, falou . “Estamos fazendo investimentos na estrutura da equipe, no caminhão, e contamos com o apoio da Iveco. Vamos trabalhar para andar na frente o quanto antes”, acrescentou.

O caminhão de Caffi terá no layout as logos de Iveco, Streparava, OIIR, Casamia, Themac, Skanparts, Robiel, BR-Group, ZF, BorgWarner e Metal Leve. “Vai ser uma temporada de familiarização à categoria, de muitos testes. Depois da corrida em Caruaru deveremos fazer testes em Brasília”, antecipou. “Vai ser um ano de experiência e aprendizado. Só fiz 18 voltas guiando um Truck, tudo vai ser uma primeira vez para mim em Caruaru”, finalizou.


SEIS ANOS NA F-1
Caffi disputou o Mundial de F-1 de 1986 a 1992. Estreou pela Osella. Em 1988, transferiu-se para a Dallara-Scuderia Italia, onde ficou por dois anos. Em, 1990, foi piloto da Arrows, que no ano seguinte virou Footwork e representou, em termos práticos, sua última equipe na categoria. Em 1992, sem conseguir classificar o carro da Andrea Moda para o grid e com problemas financeiros, foi substituído na equipe pelo brasileiro Roberto Moreno.

A partir de 1993, Caffi direcionou sua carreira às corridas de longa duração, com protótipos, e de gran turismo, com atuações na América do Norte e em vários países da Europa. Desde 2011, vem dedicando-se às competições de rali. O contato inicial com a Truck deu-se após a penúltima etapa de 2012, em Curitiba, onde completou cinco voltas com um Mercedes-Benz. Em Brasília, após a corrida final do campeonato, deu 13 voltas com um Ford.

Caffi será o quinto ex-piloto de F-1 a atuar na Truck. Os outros foram Chico Serra, que pilotou um Ford em 2008; Gáston Mazzacane, argentino que competiu em 2008 e 2009 com caminhões Mercedes-Benz e Ford; Cristiano da Matta, que pilotou um Iveco em 2010; e Christian Fittipaldi, que participou de duas etapas em 2012 com Mercedes. É o segundo piloto europeu na categoria, depois do austríaco Egon Allgauer, que correu em 2009 com um MAN.

Grupo Fiat Chrysler homenageia os melhores fornecedores de 2012


Mais de 500 pessoas se reuniram nesta sexta-feira, dia 26 de abril, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, para o Qualitas Awards, que premiou os melhores fornecedores do Grupo Fiat Chrysler na América Latina em 2012. Com o tema “Mãos no presente, olhos no futuro”, esta é a 24ª edição do prêmio, que reconhece o desempenho em qualidade, inovação, competitividade e nível de serviço dos fornecedores.


Nesta edição, o  Qualitas Awards premiou sete empresas na categoria “Materiais Metálicos e Powertrain”, cinco na categoria “Materiais Químicos”, três em “Materiais Elétricos”, uma em “Logística” e uma em “Otimização do Valor do Produto”.

Já o Qualitas 5 Estrelas,  a categoria mais importante da premiação, reconhece os fornecedores que conquistaram o prêmio Qualitas por cinco anos consecutivos.  A Sumidenso e a NGK  receberam o prêmio máximo entre os fornecedores do grupo.Outros dois fornecedores foram reconhecidos com Destaque no Qualitas Awards em Logística, dois em Peças e Acessórios, e dois em Atendimento ao Programa de Produção Fiat Chrysler. 

Inovação
Em seu discurso, o presidente da Fiat Chrysler na América Latina, Cledorvino Belini, citou a importância de investir fortemente em inovação para melhorar a competitividade da indústria. “Ainda ocupamos uma posição muito modesta nos rankings internacionais que relacionam inovação e competitividade. Se quisermos continuar como uma das maiores economias do mundo, não há outro caminho: temos que investir em tecnologia e em pessoas”.Belini citou também a relevância de toda a cadeia produtiva automotiva neste momento de transformação do setor promovido pelo Inovar-Auto. “Este programa tem o foco na cadeia de produção, o que nos compromete com inovação em produtos, pesquisa e desenvolvimento de materiais, processos, tecnologias e soluções inventivas para o mercado”, explicou.

Ao se referir ainda à cadeia de fornecedores, o presidente da Fiat Chrysler mencionou o World Class Manufacturing (WCM), processo contínuo de melhoria de manufatura, redução de perdas e ampliação da competitividade e qualidade. “Nosso objetivo é levar aos clientes sempre os melhores produtos com o máximo de qualidade. Clientes satisfeitos comprarão mais produtos, consequentemente mais peças e serviços serão necessários, em um círculo virtuoso que precisamos manter”, acrescentou.
Escala global
O diretor mundial de Compras da Fiat Chrysler, Vilmar Fistarol, em seu discurso durante a cerimônia, destacou a importância cada vez maior de se ter fornecedores em escala global. “É preciso empenho e investimento na globalização de produtos e serviços, com agilidade em relação ao volume, qualidade em nível mundial, time to market, alta competitividade, ótimos serviços e rapidez na solução de problemas”, afirmou Fistarol.Ele lembrou que “não adianta esperar melhores condições estruturais, tributárias ou logísticas para começar a qualificação do parque de fornecedores, pois o tempo é agora”. Neste sentido, destacou que é crucial que Fiat Chrysler e seus fornecedores estejam alinhados em termos de processo e qualidade. “Os nossos juízes são os nossos clientes. Estamos atentos e monitorando a satisfação dos consumidores”, acrescentou.

Eis os premiados no Qualitas Awards:

Categoria 5 Estrelas
NGK
SUMIDENSO
Categoria Elétrico
MTA
NGK
SUMIDENSO
Categoria Metálico/Powertrain
AETHRA
ARCELOR MITTAL
AUTOCAM
JOHNSON MATTHEY DA ARGENTINA
MAHLE MIBA
MAXION WHEELS
METALKRAFT
Categoria Químico
3M
DUPONT PERFORMANCE COATINGS VENEZUELA
L’EQUIPE MONTEUR
PIRELLI
PRODUFLEX 
Categoria Logística
FEMSA TRANSPORTADORA
Categoria Materiais Indiretos
CEMIG
GEDORE
LEO BURNETT
PROVEST
Categoria OVP
AETHRA
Categoria  Destaque atendimento do programa de produção Fiat Chrysler
MAXION WHEELS
SKF
Categoria Destaque Logística
CASAMASSIMA
VIADUTO REBOCADORES
Categoria Destaque P&A
AXION COMPONENTES AUTOMOTIVOS
NGK


FORD EXIBE O FUTURO CARGO EXTRAPESADO E PROMOVE TEST-DRIVE DE CAMINHÕES E PICAPES NA AGRISHOW 2013



A Ford preparou uma das maiores exibições de sua história na Agrishow, a principal feira do agronegócio brasileiro, de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto. Além da exposição e test-drive da Nova Ranger, os caminhões Ford Cargo são grandes destaques da mostra deste ano. O futuro Cargo Extrapesado poderá ser visto no estande e, pela primeira vez, os visitantes poderão participar de um test-drive de caminhões e ver uma demonstração do veículo em operação de colheita.


Ford Cargo em ação
Na pista de test-drive de caminhões, especialmente preparada, os visitantes poderão dirigir os modelos Cargo 2629 e Cargo 2429, na configuração 6x4 e implementados com caçamba basculante. O percurso com cerca de 1 km e piso de terra reflete condições normalmente encontradas na atividade agrícola. Em uma área ao lado, será possível ver o Ford 2629 6x2 com basculante em uma demonstração de campo, participando da colheita de soja, milho e cana junto com uma colheitadeira. As exibições serão feitas no período da manhã, durante os cinco dias da feira. Além disso, será exposto um motor Cummins para mostrar o funcionamento do sistema de pós-tratamento Euro 5.

A Transit Chassi exposta na Agrishow traz novo motor Duratorq 2.2 de 125 cv, com turbo de geometria variável. Ela pode ser implementada com baú de até 20,3 m3 e, como os demais modelos da linha, já vem equipada com controle de estabilidade, freios ABS, airbag do motorista e travamento automático das portas.

Nova Ranger
Na área de picapes, como já é tradição, será possível dirigir a Nova Ranger em uma pista com vários tipos de obstáculos. No estande, estarão expostos sete modelos da picape, nas versões Flex e Diesel e com cabine simples e dupla. Para mostrar a tecnologia e inovação da Nova Ranger, foram criadas instalações que mostram o veículo cortado em "raio X", com seus equipamentos de segurança, e o funcionamento do eixo com diferencial traseiro blocante, um dos responsáveis pelo seu excepcional desempenho.

Outros displays mostram os seus dois motores, os mais potentes da categoria - o Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e o Duratec 2.5 Flex de quatro cilindros, com 173/168 cv. A linha mais completa e avançada de picapes médias conta também na versão diesel com novas transmissões de seis velocidades, automática e manual, e equipamentos como ar-condicionado digital de dupla zona, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freios ABS com EBD e seis airbags.

Para as equipes, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé já começou




O GP de Long Beach mal acabou e as equipes da Fórmula Indy deram início a uma corrida paralela: a de embalar, organizar e enviar todos os equipamentos necessários ao Brasil, para a disputa da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, marcada para o dia 5 de maio.

Serão enviadas quase 200 toneladas em equipamentos em dois aviões 747-400F cargo para São Paulo, em uma viagem superior a 8 mil quilômetros entre Indianápolis e a cidade de Campinas, onde fica o Aeroporto de Viracopos, onde os aviões pousarão. Isso sem contar os pneus Firestone, peças da Dallara e outros equipamentos, enviados por via marítima.



Um dos chefes de logística da equipe Andretti Autosport, Paul Harcus comenta um pouco sobre este trabalho: "É um grande procedimento ter tudo empacotado. Primeiro, existem os alimentos: você precisa ter certeza de que está levando o suficiente sem desperdiçar. Somos organizados e já fizemos isso algumas vezes no Brasil e no Japão", destaca Harcus.

Com 25 inscritos para a prova - todos correram em Long Beach -, a organização trabalha com a data limite de 26 de abril para despachar todo o equipamento restante via aérea. Cada carro inscrito pode levar no máximo 400 kg de equipamento, o que demanda uma economia por parte de cada um.

Para Harcus e a equipe Andretti, por exemplo, este trabalho acaba ganhando um adicional que exige uma logística dobrada: a preparação para as 500 Milhas de Indianápolis, no fim do mês de maio. "Temos algumas pessoas que ficarão na fábrica finalizando o trabalho para as 500 Milhas. E elas estarão prontas quando o equipamento chegar de volta, em torno de 7 de maio. Estamos à frente neste jogo", brinca.

Os equipamentos da Indy chegam no Brasil entre domingo e segunda em Viracopos, e serão transportados para o Anhembi até a terça-feira. Contudo, as equipes só poderão abrir as caixas com estes equipamentos a partir de quinta-feira, de acordo com uma norma estabelecida pela categoria.

Parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o Senai forma alunos de comunidades pacificadas do Rio




Como parte da filosofia de que não basta apenas pacificar, é preciso estimular e oferecer opções para o desenvolvimento profissional da população das comunidades carentes do Rio de Janeiro, foi realizada a formatura dos alunos do curso de Eletromecânico Automotivo do Senai, oferecido em parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o Programa Sesi Cidadania. Este curso técnico reuniu jovens das comunidades da Providência e do Borel, ambas já pacificadas, que tiveram a oportunidade de fazer as aulas teóricas no Senai e as práticas em concessionárias da marca Peugeot do Rio, sempre com monitoramento de profissionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da PSA Peugeot Citroën.

A cerimônia aconteceu na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro, e reuniu os 21 formandos, seus familiares, professores e representantes do Senai, da Firjan e da PSA Peugeot Citroën. Monice de Souza Santos, Diretora de Recursos Humanos e Informática América Latina da PSA Peugeot Citroën, e Carlos Mariani Bittencourt, Vice-Presidente da Firjan, destacaram no evento a parceria que possibilitou a formação dos jovens.
“A PSA tem como um de seus eixos estratégicos a responsabilidade social. Nós acreditamos em iniciativas como esta parceria com o Senai como fator de transformação da sociedade”, afirma Monice de Souza Santos, Diretora de Recursos Humanos e Informática América Latina da PSA Peugeot Citroën
O curso começou em 2011. A Firjan, por meio do Senai, ofereceu toda a parte teórica do curso em suas unidades da Tijuca e de Jacarepaguá, enquanto um grupo de oito concessionárias da marca Peugeot no Rio recebeu os jovens por oito meses para uma formação prática, que foi concluída agora. No total, se formaram quatro mulheres e 17 homens com idades entre 16 e 21 anos.

Citroën C4 Pallas tem preço promocional de R$ 49.990,00




A Citroën do Brasil realiza em toda a sua rede de concessionárias uma ação promocional com seu sedan C4 Pallas, que passa a ser oferecido por R$ 49.990,00 em sua versão 2.0 GLX 16V FLEX BVM. Equipada com câmbio manual, ela apresenta como principais atributos a excelente dirigibilidade, o amplo espaço interno e a grande oferta de conteúdos tecnológicos de série, como o volante com comandos fixos, o display do painel translúcido, motor 2.0 16V flexível de 151 cv, freios ABS + REF + AFU, dois airbags, ar condicionado digital bi-zone, rodas de liga leve com pneus 215/55 R16, limitador e regulador de velocidade, CD Player com MP3 e comando no volante, faróis de neblina dianteiros, acendimento automático dos faróis, entre outros.

  Já a versão 2.0 GLX BVA 16V FLEX, que soma à versão anterior o câmbio automático sequencial (que se adapta perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização), tem preço promocional de R$ 52.990,00.

Complementando a estratégia comercial da marca, a versão top 2.0 EXCLUSIVE BVA 16V FLEX, também equipada com câmbio automático, passa a ser oferecida por R$ 58.000,00, trazendo itens diferenciados como seis airbags (frontal, lateral e cortina), detectores de obstáculo dianteiro e traseiro, revestimento dos bancos e volante em couro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, ponteira do escapamento cromada, acabamento Exclusive, entre outros.

Conforto é item de série
Com mais de 60 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro, o C4 Pallas destaca-se pela elegância de seu estilo, graças à silhueta com linhas claras e alongadas, e às suas dimensões (comprimento: 4,77 m; largura: 1,77 m; altura: 1,51 m; entre-eixos de 2,71 m), que assegura conforto e status de segmento superiores - diferencial importante na hora da decisão de compra.  

Dispõe, além disso, de um volume de porta-malas com 580 litros de volume total, que pode ser ampliado para 1.215 litros com o rebatimento do encosto do banco traseiro (dividido em 2/3-1/3).

Internamente, o bem-estar a bordo do C4 Pallas é reforçado pela presença de equipamentos totalmente inovadores, como o volante com comandos centrais fixos (que agrupa ao alcance da mão as principais funções de conforto e de ajuda à direção), o display translúcido que exibe informações de direção (velocidade do veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel, e alguns equipamentos reservados a veículos de segmentos superiores, como faróis de xenônio direcionais de dupla função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade, detector de chuva, retrovisor interno eletrocromo, entre outros.

O Citroën C4 Pallas possui 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. Outro ponto importante é o plano de manutenção com Preços Fixos, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km.

BMW Série K chega aos 30 anos e apresenta série especial do modelo BMW K 1300 S.




Em 1983, quando muitos fabricantes de motocicleta ainda apostavam em motores em linha refrigerados a ar, os motores de quatro cilindros refrigerados a água representavam o mais alto nível de tecnologia de construção de motocicletas. Ao invés de recorrer aos padrões convencionais de motor, os engenheiros da BMW Josef Fritzenwenger e Stefan Pachernegg conseguiram desenvolver um novíssimo conceito técnico voltado para o futuro, que posteriormente foi aprimorado até atingir uma qualidade de produção regular. Nascia a Série K da BMW Motorrad, que mostrou-se extremamente inovadora e versátil em termos técnicos e em praticamente todos os outros aspectos.


E para comemorar uma história de três décadas de sucesso, a BMW Motorrad apresenta a K 1300 S – edição especial 30 anos, com características únicas, a começar pelo conceito de cor especial em Branco Alpino / Preto Safira Metálico e Vermelho Racing em conjunto com um pára-brisa fumê. A motocicleta é equipada com: ESA II (ajuste de suspensão eletrônico) e um pacote de segurança, que inclui RDC (controle de pressão dos pneus) e ASC (controle de tração), além do ABS de série, o qual está presente em todos os produtos da marca. Assistente de troca de marcha HP (High Performance - Alto Desempenho), pedaleiras ajustáveis para melhorar o caráter esportivo, sistema de escape com silenciador Akrapovic para dar um som ainda mais esportivo ao motor de 4 cilindros, além do conforto das manoplas aquecidas e computador de bordo, completam os destaques deste modelo especial.

A BMW K 1300 S – Edição especial 30 anos está disponível nas concessionárias autorizadas BMW Motorrad com preço sugerido de R$ 82.900,00.

Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé abre bilheteria oficial no Anhembi



A bilheteria oficial da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, marcada para o dia 5 de maio na capital paulista, já está aberta e funcionando no Anhembi, onde está montado o traçado urbano que recebe a prova anualmente desde 2010.

Comprando o ingresso diretamente na bilheteria oficial do Anhembi, o público pode adquirir as entradas sem a taxa de conveniência; lá também será possível retirar os tíquetes comprados pela internet. Os guichês se encontram no Portão 19, localizado na Avenida Olavo Fontoura. O horário de funcionamento será das 12 às 19h de segunda, quarta e sexta; das 15 às 19 de terça e quinta; das 11 às 17h no sábado e das 8 às 13 no domingo.

Já as vendas nas cinco lojas Centauro se encerram neste sábado, dia 27, às 19h. A partir desta data, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria oficial, no site www.tkt1.com.br ou nos pontos listados abaixo (apenas até sexta-feira, dia 3 de maio).

Postos Ipiranga
Auto Posto Band 1: Av. Bandeirantes, 3245, Campo Belo; Tel: (11) 5543-4205
Auto Posto Anália Franco: Av. Regente Feijó, 1111, Anália Franco; Tel:(11) 2671-8794
Centro Automotivo Gravatinha: Av. Portugal, 1756, Santo André; Tel:(11) 4437-7377
Centro Automotivo Portal das Perdizes: Rua Dr. Franco Da Rocha 664 c/ Av Sumaré; Perdizes

Outros pontos:

Trevo de Ouro:
R. Guaiaúna, 174 no final da Celso Garcia, Penha; Tel.: (11) 2296-2144

Galeria Nova Barão: R. Barão de Itapetininga, 37 - lj. 77 - Galeria Nova Barão, Centro - São Paulo / SP; Tel.: (11) 3258-4897

Megashop: R Augusto Carlos Bauman, 851, Prédio da Subprefeitura, Itaquera; Tel.: (11) 2205-8126 / 2280-0133

Lojas Centauro (Atendimento até as 19h de sábado)

Unidade Shopping Anália Franco: Av. Regente Feijó, 1739 - Ljs 61 a 63; CEP 03342000 - Tatuapé - São Paulo /SP; Tel: (11) 6672-5431

Unidade Shopping Bourbon Pompéia: Rua Turiassú, 2.100 - 124-125; CEP 05005900 - Pompéia - São Paulo /SP; Tel: (11) 3868-2983/3868-4352

Unidade Shopping Eldorado: Av. Rebouças, 3970 - Loja 317; CEP 05402600 - Pinheiros - São Paulo /SP; Tel: (11) 2108-8100 / 2108-8102 / 2108-8103

Unidade Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669 - Lj E1; CEP 06460030 - Tamboré - Barueri /SP; Tel: (11) 2166.9759

Unidade Shopping Center Norte: Travessa Casalbuono, 120 - SUC 500; CEP 02089900 - Vila Guilherme - São Paulo /SP; Tel: (11) 2221-1771 / 2221-4533 / 2221-1661

VOLARE APRESENTOU MODELO WL LIMOUSINE NA 1ª WORLD TRAVEL MARKET LATIN AMERICAN 2013



A Volare apresentou o veículo WL Limousine na 1ª edição do World Travel Market Latin America, principal evento mundial do setor de viagens e turismo, realizado entre 23 a 25 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Lançado recentemente, o maior e mais sofisticado modelo da marca foi desenvolvido com as mais inovadoras tecnologias mundiais.

Segundo Mateus Ritzel, gerente de vendas da Volare, é importante apresentar novidades para o setor de fretamento e turismo, que cresce a cada dia. “O modelo WL Limousine, o primeiro veículo do segmento brasileiro com sanitário, é um produto com importantes diferenciais. Além da grande capacidade de passageiros, inovamos e incluímos um banheiro, assim como nos grandes ônibus rodoviários. Isso proporciona maior conforto e praticidade aos usuários e um grande diferencial para os frotistas”, explica o executivo.

Com a maior capacidade para transportar passageiros do mercado, o Volare WL tem como diferenciais o espaço interno, o design, a funcionalidade e a versatilidade. Considerado a solução ideal para quem opera com grandes grupos no segmento de fretamento e turismo, o novo modelo acomoda 36 pessoas, mais motorista, com a leveza e a mobilidade de um veículo pequeno.

O Volare WL Limousine utiliza componentes em plásticos de engenharia 100% recicláveis, que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental. O modelo possui poltronas Executivas Soft, com 940 mm de largura, revestidas de couro preto, apoio para a cabeça em espuma viscoelástica, material capaz de se adaptar à estrutura e à altura do passageiro, acomodando-o com o máximo de conforto. A poltrona conta ainda com porta-copos, descansa-pés integrados e tomadas 110 Volts para permitir uso e carregamento de equipamentos eletrônicos, como laptops.

Outro destaque do Volare WL é seu bagageiro traseiro, com 4.000 litros de capacidade, e maior vão de acesso, proporcionando comodidade e facilidade aos passageiros. O compartimento de bagagens conta com uma grande porta traseira com abertura até a base da carroceria, facilitando o carregador ao levantar peso, e tampas de acesso laterais que permitem melhor acomodação dos volumes.

O Volare WL otimiza o aproveitamento do espaço do salão de passageiros e tem a proposta de oferecer a melhor relação custo-benefício. O modelo possui novo desenho na parte traseira e novas lanternas (sinaleiras), porta-pacotes maior e mais abrangente, que se prolonga até a última fileira de poltronas, bagageiro na parte inferior (entre-eixos), salão de passageiros em dois níveis de altura e painel do motorista exclusivo e ainda mais ergonômico. Outra novidade é a nova meia-parede de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros.

COPA TROLLER: 170 VEÍCULOS T4 ABREM A TEMPORADA 2013 EM ÁGUAS DE LINDÓIA



O rali de regularidade Copa Troller inicia a temporada 2013 com força total: nada menos do que 170 veículos T4 estão inscritos na prova do Campeonato Sudeste 2013. Com o recorde de participantes desde a criação da categoria, a prova, no próximo sábado (27 de abril), terá largada em Águas de Lindóia, passando também por Itapira, Lindóia e Serra Negra, no interior de São Paulo.

Promovida há 11 anos pela Troller, marca do grupo Ford, a competição tem uma fórmula de sucesso entre os ralis de regularidade do País porque, independentemente da graduação do piloto, leva integração e experiências off-road para os fãs do utilitário Troller T4. Para os inscritos na categoria Passeio, por exemplo, a prova alcançou o limite máximo de incrições e já conta com fila de espera.


O rali de abertura da Copa Troller, com cerca de 4 horas de duração, tem equipes em cinco categorias: Master (voltada a pilotos muito experientes), Graduados (para pilotos e navegadores experientes), Turismo (para duplas que já conhecem o funcionamento de um rali de regularidade), Expedition (voltada a iniciantes) e Passeio (realizada em comboio e sem a necessidade de competição).


"Circuito das Águas"
Além de possuir desafiantes trilhas para esse tipo de rali, a região formada pelo "Circuito das Águas" foi escolhida por proporcionar belíssimas paisagens para os competidores. "Serão três etapas, dentro de canaviais e piso de terra, com vários tipos de desafios", explica Weiner Moreira, diretor de prova da Copa Troller.

O trajeto inclui estradas vicinais, trilhas e uma parada no Morro Pelado, famoso ponto turístico da região. Localizado a 1400 metros de altitude, ele permite avistar as cidades de Águas de Lindóia, Monte Sião, Lindóia e Serra Negra.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fernando Calmon - Alta Roda - Opulência Chinesa

Alta Roda nº 731/81 - 25/04/2013

Fernando Calmon
Como tudo na China é grandioso, o Salão do Automóvel de Xangai, maior cidade do país mais populoso, não poderia ser diferente.A começar pelo número de marcas locais desconhecidas no mundo ocidental e focadas no mercado local. Apenas para citar algumas: Baojun, Bestern, Dongfeng, Emgrand, Englon, GAC, Haima, Haval, Hauwtai, Icona, Oley, SouEast, Zinoro e Zotye. Na maioria dos estandes as informações se limitavam a folhetos em chinês e sem informações em inglês para imprensa estrangeira. A exposição termina na 2ª. feira, dia 29.

Explosiva demanda na China – vendas crescerão 7% este ano para em torno de 20 milhões de veículos leves e pesados, cinco vezes mais que o Brasil – leva a situações inusitadas. Numa tentativa de controlar a procura e a nuvem de smog que envolve Xangai, leiloam-se placas para carros novos e podem alcançar até U$14.000/R$ 28.000. Por isso modelos pequenos e baratos não compensam tal investimento. Quem tem dinheiro quer conforto e mesmo automóveis médio-grandes contam com versões de entre-eixos alongados.



Além de o mercado chinês ser o maior do mundo, até 2020 deve alcançar 2,7 milhões de carros de luxo por ano, o que desbancaria também os EUA nesse segmento de topo. Portanto, soa natural eleger o Salão de Xangai para lançamentos como revitalização do Porsche Panamera, novo Maserati Ghibli ou Lamborghini Aventador 720-5, edição especial de 50 anos da marca. São lá as estreias do sedã A3 e dos conceituais crossovers (quase prontos) BMW X4, Mercedes-Benz GLA, este candidato à produção no Brasil, e Citroën DS4 X, apelidado de Wild Rubis por sua cor especial.

Para compensar os 17 novos produtos que a GM lançará este ano, além da tradicional ofensiva da VW que lidera entre automóveis, a Ford apresenta o carro-conceito Escort, originado de um Focus sedã anabolizado, específico para o mercado local. Honda exibiu o Crider, evolução do conceito C, mais próximo da nova geração do Civic que chega em quatro anos. Curioso é reestreia de uma marca americana de carro elétrico, Detroit Electric, que já produziu esse tipo de veículo de 1907 a 1939 (apenas 13.000 unidades).

Chinesas que constroem fábricas de automóveis no País também apresentam novidades. JAC A20, equivalente ao hatch J3, mostra dimensões semelhantes ao futuro modelo a ser feito em Camaçari (BA). Mas o carro será específico para o Brasil, inclusive versão sedã Turin, em estratégia semelhante à Hyundai Brasil com o HB20. Já o sedã A30 será importado em 2014, como J4. No total, há cinco lançamentos da marca e três modelos-conceito.

Chery também tem novidades. Além do novo QQ, subcompacto que será produzido em Jacareí (SP), ao lado do Celer, apresenta dois protótipos Alfa 7 (sedã) e Beta 5 (SUV), além do modelo futurístico @Ant.


RODA VIVA

CONFORME esperado, novo Fiesta, alinhado ao modelo europeu e início de produção apenas seis meses depois, começa a ser vendido em maio sem motor de 1 litro, inicialmente (depois chegará o 3-cilindros). Compacto estreia motor de duplo comando de válvulas variável, 1,5 litro/115 cv, nas versões mais baratas, e 1,6 litro/130 cv. Ambos dispõem da maior potência específica do mercado e partida sem gasolina em dias frios, ao usar etanol.

CONSUMO em cidade/estrada com 130 cv e câmbio manual: 1 L/7,9 km e 1L/9,9 km (etanol) e 1L/11,4 km e 1L/13,9 km (gasolina). Com 115 cv: 1 L/7,8 km e 1L/9,6 km (etanol) e 1L/10,8 km e 1L/13,7 km (gasolina). Na média, motor mais potente é mais econômico, ao contrário do ocorrido no passado.



PREÇOS partem de R$ 38.990, pouco abaixo da maioria dos concorrentes de peso, e sobem até R$ 54.990, na versão Titaniun, que inclui sete airbags e câmbio automatizado de embreagem dupla, seis marchas. Ford investiu, ainda, em segurança ativa ao adicionar, aos modelos de maior cilindrada, controle eletrônico de trajetória e tração.

FIESTA apresenta, agora, estilo marcante: adotou nova grade frontal de identidade da marca e manteve tradicionais lanternas traseiras elevadas para melhor visibilidade. Interior também é novo e se nivela aos compactos “premium” do mercado brasileiro. Por enquanto, conviverá com Fiesta Rocam que continua com motor de 1 litro e preço menor.

SAVEIRO recebeu mesma frente de Gol e Voyage, na linha 2014. Assim tem condições de avançar em participação de mercado frente à líder Strada, que apresenta linhas já cansadas, mas não a ponto de lhe tomar a dianteira. Faltam motor mais forte (continua o de 1,6 l/104 cv como única e incômoda oferta) e preço competitivo, apesar de conjunto tecnicamente superior e estilo mais atual. Começa em R$ 33.490 (cabine simples) e R$ 36.610 (cabine estendida).

VERSÃO Cross, da picape compacta da VW, é a mais equilibrada do segmento. Combina tradicional espírito aventureiro, sem resvalar para o exagero e gosto duvidoso. De novo, seu preço atrapalha ao iniciar em R$ 48.990. Evolução em relação à Saveiro anterior aparece, com nitidez, exatamente nessa versão.



PERFIL
   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon