A Audi continua crescendo na casa dos dois dígitos. Em
novembro, as vendas mundiais da empresa totalizaram 10,9% sobre o mesmo mês de
2011 com 123.600 automóveis entregues. Desde janeiro, a fabricante do segmento
Premium vendeu 1.344.750 veículos (12,7% a mais do que 2011). Portanto, em 11
meses já superou o recorde de vendas do ano passado. Em 2011, as vendas
chegaram a 1.302.659 unidades.
Em meio a condições difíceis de mercado, a Audi encerrou
as vendas do mês passado na Europa com um nível ligeiramente abaixo de novembro
de 2011 (-1,9%). Mesmo assim, o total de vendas da Audi na Europa neste ano foi
de 3,5% a mais no período de janeiro a novembro. Em todas as outras regiões, a
fábrica alemã apresentou crescimento significativo em novembro, principalmente
na China (+25,9%) e Estados Unidos (+24,4%).
“Estamos passando por uma forte demanda nos Estados
Unidos: a Audi tem crescido claramente mais rápido do que o mercado dos EUA
como um todo, especialmente na classe Premium”, afirma Luca de Meo,
vice-presidente mundial de marketing e vendas da AUDI AG. “Vamos expandir, nos
Estados Unidos, nossos modelos a diesel no próximo ano, com versões TDI clean
diesel do A6, A7 e A8”, completa o executivo. Uma versão TDI do Audi Q5,
modelo muito popular entre os clientes dos Estados Unidos, estará à venda em
2013. Desde 2009, esta eficiente tecnologia já está disponível nos Estados
Unidos para o Audi A3 e Q7. Atualmente, cerca de um terço dos usuários do Q7 e
metade dos usuários do A3 dos Estados Unidos escolhem um TDI – representando
números de vendas muito mais elevados do que o previsto no momento de seu
lançamento no mercado.
A Audi Americana, entre janeiro e novembro, teve um
aumento total de vendas, em todos os modelos, de 18,6% (124.469 veículos). Para
os modelos A6, A7 Sportback, A8 e Q7 full-size, a taxa de crescimento acumulada
atingiu 42%. O aumento nas vendas em novembro da marca dos quatro anéis foi de
24,4% (12.067 unidades), resultado da alta demanda da família A4, A5 e Q5. A
nova geração do SUV, incluindo o Q5 quattro híbrido, ficou disponível para a
comercialização no mercado dos EUA, pela primeira vez, em novembro.
O desempenho de vendas em novembro no Canadá (+29,6% para
1.630 carros) e no México (+30,1% para 976 carros) confirmou que essas são as
duas regiões com a maior taxa de crescimento da Audi na América do Norte.
Na China, a Audi teve o mês de maior sucesso de vendas da
história, com 37.600 automóveis comercializados. As entregas, com 25,9% de
aumento quando comparadas ao ano anterior, foram impulsionadas principalmente
pelos modelos Q5 e A6 L. Nos primeiros onze meses do ano, as vendas da
montadora alemã na China subiram 30,7% (370.559 carros). Novembro também trouxe
taxas de crescimento de dois dígitos em muitos outros mercados da região
Ásia-Pacífico como, por exemplo, no Japão (+26,1% para 2.050 carros), Coréia do
Sul (+57,6% para 1.418 carros) e especialmente na Índia, onde a fabricante
alemã iniciou a produção do Q7 no início do mês. A empresa, com sede em
Ingolstadt, vendeu 805 automóveis do segmento Premium para clientes na Índia,
89,4% a mais comparando com o ano passado.
No mercado alemão, a Audi não chegou a atingir o forte
nível de vendas do ano anterior, com uma queda de 4,3% (24.023 carros). Em
novembro de 2011, a apresentação da nova família A6, após o lançamento do
Avant, proporcionou às vendas da Audi na Alemanha um crescimento elevado.
Cumulativamente, a Audi vendeu 246.250 veículos no mercado alemão ao longo dos
últimos 11 meses de 2012, ou seja, um aumento de 5,9% sobre o mesmo período de
2011.
Apesar da difícil situação econômica em importantes
mercados da Europa, o desempenho da marca em novembro nos mercados de
exportação europeus esteve igual ao mesmo mês do ano passado (-0.2%, 35 mil
carros). A Audi registrou crescimento, em especial no Reino Unido (+7,7%, para
8.178 carros), Bélgica (+9%, para 2.496 carros) e Rússia, onde as vendas
aumentaram 62,7%, desde o mesmo mês do ano anterior. As 2.930 unidades vendidas
para clientes russos em novembro levaram o total de vendas desde o início do
ano para 31.318 automóveis – a marca, consequentemente, quebrou a barreira de
30.000 unidades na Rússia pela primeira vez na história da AUDI AG.
Os números de vendas de novembro diminuíram na Espanha
(-14,3%, 2.389 carros) e Itália (-18,9%, 3.490 carros). Na França, também, a
situação econômica prejudicou a demanda por carros no mês passado, com as
vendas atingindo 4.983 unidades. O mês de novembro foi de menos 11% comparado
ao mesmo mês do ano anterior. Até a presente data, a marca dos quatro anéis
vendeu pouco mais de 57 mil carros na França, como no período correspondente de
2011, confirmando assim sua posição como a marca Premium líder no mercado.
Na Europa, a Audi experimentou uma pequena diminuição nas vendas de 1,9% em novembro, cerca de 58.750
unidades foram entregues. Mais uma vez, um desempenho estável em relação ao
mercado como um todo. Durante o período de janeiro a novembro, a Audi
contrariou a tendência do mercado europeu e
aumentou as vendas no seu país de origem em 3,5% (693.850 carros).
O aumento de vendas da Audi no mundo inteiro em novembro
foi impulsionado principalmente pelos modelos SUV da marca. Juntamente com o
Q3, Q5 e Q7, o novo A3 versão de três portas atraiu mais clientes para as
concessionárias. O modelo compacto, que foi colocado à venda em seus primeiros
mercados no final de agosto, melhorou no total de vendas do seu antecessor para
novembro de 2011 quase pela metade.
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