Com a estratégia de investir em ações nas redes sociais
para divulgar seus produtos e engajar consumidores, a montadora alemã Audi é
primeira marca automotiva premium no Brasil a atingir 1 milhão de fãs na sua
página no Facebook, criada há um ano.
A fan page da empresa, atualizada diariamente, leva aos
internautas todas as informações do “Mundo Audi”: lançamentos de veículos,
competições esportivas, fotos, vídeos, eventos e informações do blog do Guto
Kleien, um personagem-avatar criado pela empresa para personificar o cliente da
marca.
A companhia também promove ações digitais como o Gift
Day, que oferece brindes de sonhos aos fãs da marca. Quem curte a página no
Facebook pode ganhar produtos com a grife Audi, como bonés e camisetas, e até
ficar com um Audi durante um final de semana. Cursos de pilotagem e viagens
para a fabrica da Audi na Alemanha já foram oferecidos aos internautas.
Além do Facebook, a importadora de veículos também foi a
primeira marca premium a trabalhar com o Instagram, rede social de
compartilhamento de fotografias. A importadora anda mantém contas ativas no
Twitter e no YouTube e alimenta o blog do personagem Guto Kleien.
Apesar da forte presença virtual, a Audi também busca o
engajamento com os consumidores no mundo real. No Salão do Automóvel de São
Paulo, em 2010, a empresa foi a primeira a deixar todos os carros do estande
abertos para o público. Em 2012, foi a vez de oferecer um test drive com quatro
modelos top de linha para os visitantes do evento que quisessem experimentar
veículos que chegam a custar mais de R$ 1 milhão (Audi R8 GT Spyder).
“O brasileiro gosta muito da marca Audi graças ao apelo
esportivo, qualidade e design dos produtos. Esforçamos-nos para ter a marca
premium mais desejada e acessível do País”, conta o sueco Jonas Calson, gerente
de marketing da Audi Brasil.
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