A maioria dos veículos importados no Brasil utilizam o
que há de mais recente em tecnologia para baterias – A AGM (Absorbent Glass
Mat), quem possuem aplicação ainda mais interessante para veículos com sistema
START-STOP. A partir desse mês o mercado de reposição ganha pela primeira vez
uma opção fabricada pela Johnson Controls, que tem entre seus principais
benefícios maior durabilidade e performance.
A marca que foi pioneira na produção de baterias com
tecnologia AGM em larga escala para motocicletas no Brasil, em 2005, destaca
que os sistemas START- STOP que usam baterias com tecnologia AGM podem reduzir
o consumo de combustível e as emissões de CO2 dependendo do tipo do
veículo.
O modelo também é indicado para automóveis de luxo com
alta demanda elétrica. A marca Heliar com tecnologia AGM chega ao mercado nos
modelos 60, 70, 80, 95 e 105 ampères, além de contar com 2 anos de garantia e
Socorro 24 horas para qualquer caso de pane elétrica.
Bateria convencional x AGM - Você sabe a diferença?
CONVENCIONAL - Chamamos de convencional as baterias que
são produzidas com a combinação de placas de chumbo positivas e negativas
mergulhadas em uma solução de ácido sulfúrico e água. Esta tecnologia é a mais
utilizada para produção de baterias automotivas em todo o mundo.
AGM - As baterias produzidas com a tecnologia AGM
(Absorbent Glass Mat), que em português significa separador de fibra de vidro
absorvente de líquido, também usam como componentes da reação química a
combinação de placas de chumbo positivas e negativas e uma solução de ácido e
água, porém se na tecnologia tradicional o ácido é livre e as placas são
mergulhadas na solução, na AGM toda a solução fica absorvida nestes separadores
de fibra de vidro. Portanto, bateria que não possui ácido livre.
Mas onde está o diferencial dessa tecnologia? O
separador é feito de fibras de vidro isolantes altamente absorventes, por isso
as baterias AGM podem ser instaladas em qualquer posição. Sem ácido livre, não
vazam. Além disso, estas baterias possuem maior resistência à vibração, pois
este conjunto de separadores de fibra de vidro também têm a função de
compressão interna das placas positivas e negativas, impedindo o deslocamento
de material ativo na vibração.
Importante: Não confunda a tecnologia AGM com a bateria
chamada de bateria de Gel.
No Brasil são encontradas com tecnologia AGM as Baterias
Optima para aplicações especiais e as baterias Heliar PowerSports e Extreme
para motocicletas.
MECÂNICA ONLINE
Nova Saveiro - Sob a carroceria, a picape compacta
da Volkswagen traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura
eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox
2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de
dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus
usuários. Alterações principalmente no design externo e no interior do modelo
garante mais modernidade.
Nordeste MotorShow 2013 – Tudo pronto para a
primeira edição onde empresários, fornecedores e apaixonados por automóvel,
motocicleta e veículos náuticos estarão reunidos entre os dias 25 e 28 de abril
no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para o Salão Internacional de
Veículos de Duas Rodas, Quatro Rodas e Náutico. Com a presença de cerca de 100
expositores nacionais e internacionais no evento que é promovido pela Reed
Exhibitions Alcantara Machado, são esperadas mais de 50 mil visitantes.
Distração - Um estudo inglês apontou que o GPS no
carro são mais distraídos, permanecendo 22% do tempo ao volante sem foco na via
– sendo que 12% do tempo total é dedicado exclusivamente a olhar para as
orientações da telinha. Segundo o estudo, em uma viagem de Londres a Brighton –
que dura cerca de 90 minutos –, o motorista passa 11 minutos só de olho no GPS.
Bicombustível - A Fiat ultrapassou a marca de 5
milhões de automóveis e comerciais leves produzidos com a tecnologia Flex Fuel.
Atualmente, 99% dos veículos produzidos para o mercado brasileiro pela empresa
em Betim, Minas Gerais, contam com a opção bicombustível, sendo equipados com
motores que funcionam com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os
combustíveis em qualquer proporção.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário