Os
ônibus urbanos “Superarticulados” Mercedes-Benz O 500 UDA “low entry”, de piso
baixo e alta capacidade de transporte de passageiros, entram em circulação, a
partir dessa semana, nos corredores da cidade de São Paulo. A VIP Transporte
Urbano Ltda. colocou em operação 30 unidades deste modelo para atuar em
corredores das Zonas Leste e Sul, como Estrada do M’Boi Mirim e avenidas Santo
Amaro, Nove de Julho e Ibirapuera.
“Nossa intenção
é ter um total de 70 veículos ‘Superarticulados’ O 500 UDA da Mercedes-Benz em
operação em nossa empresa até o fim desse ano”, informa Carlos de Abreu,
presidente do Grupo VIP.
Os 30 ônibus
“Superarticulados” adquiridos pela VIP receberam carroçaria Millenium BRT da
Caio. Com 23 metros de comprimento, cada veículo tem capacidade para 58
passageiros sentados e 112 em pé, contando com maior espaço entre os assentos e
áreas para cadeiras de rodas e cão guia.
“Estamos muito
satisfeitos com o início das operações dos ônibus Mercedes-Benz
‘Superarticulados’ na cidade de São Paulo. Esses veículos contribuem muito para
a melhoria do transporte público, conquistando assim a satisfação dos
usuários”, afirma Gustavo Nogueira, gerente da área Sistemas de Transporte
(BRT) da Mercedes-Benz do Brasil. “Eles ainda proporcionam maior conforto e
produtividade para os motoristas e garantem a rentabilidade operacional para as
empresas”.
Capacidade
para mais de 200 passageiro
O chassi O 500
UDA “low entry” foi lançado no mercado juntamente com o O 500 MDA de piso
normal. A grande novidade desses “Superarticulados” são seus 4 eixos, sendo o
último eixo na parte traseira direcional, o que possibilita a instalação de
carroçarias de até 23 metros, para o transporte de mais de 200 passageiros no
modelo O500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.
Estes veículos
trazem novas soluções para o segmento de alta capacidade de transporte de
passageiros, como os corredores exclusivos e especialmente o sistema BRT (Bus
Rapid Transit), que vem ganhando espaço no Brasil, principalmente nas cidades
que sediarão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Outro importante
diferencial desses veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante
todo o período de sua utilização e não apenas nos horários de pico, aumentando
assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de
transporte urbano de passageiros.
Destaque dos
chassis O 500 UDA e O 500 MDA é o último eixo traseiro móvel, com suspensão
independente. Instalado atrás do eixo de tração, ele reduz o arraste, melhora
as manobras e evita o desgaste dos pneus.
Com esse eixo
direcional, o raio de giro é reduzido. Isso proporciona maior facilidade de
operação nas estações e terminais de passageiros, garantindo com isso uma
pequena distância entre o veículo e a plataforma em qualquer situação. Os
planejadores dos Sistemas BRT também são beneficiados com o 4º eixo direcional,
pois eles passam a ter mais possibilidades nos projetos de terminais e estações
dos sistemas.
A padronização
de frota com chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz traz mais benefícios
para os clientes. Favorece, por exemplo, a intercambiabilidade de peças, os
trabalhos de manutenção e o treinamento de motoristas e mecânicos. Com exceção
do eixo traseiro direcional, todos os demais componentes do MDA e UDA são os
mesmos do MA e UA.
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