A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula
Truck vai marcar uma estreia internacional. Alex Caffi, italiano 49 anos, será
o quinto ex-piloto de Fórmula 1 a tomar parte da competição nacional. Sua
primeira participação acontecerá na prova de 19 de maio no Autódromo
Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), que valerá também como segunda
etapa do Sul-Americano. Caffi vai disputar todo o restante da temporada com um
caminhão Iveco.
Os contatos iniciais de Caffi com a Fórmula Truck aconteceram nas duas etapas
finais da temporada de 2012. “O lado profissional da categoria foi minha grande
motivação. A Fórmula Truck tem um grande público, tem uma presença forte na
televisão em todo o país e muito destaque na imprensa, algo que não se vê na
Itália, ou mesmo em toda a Europa, fora da Fórmula 1”, comparou. “O nível de
profissionalismo que encontrei aqui é impressionante”.
Tais predicados trouxeram-no ao Brasil. “Percebi a dimensão da Truck e a
repercussão que um evento desse tamanho poderia ter na Europa. Aí entrei em
contato com a direção e negociei com a senhora Neusa”, elencou, citando a
presidente da categoria, Neusa Navarro. Sua participação foi viabilizada por
patrocinadores chilenos e argentinos. Seu Iveco terá o número 21. “É um dos
meus números favoritos, usei o 21 em duas temporadas da F-1”, lembrou.
Antes mesmo da estreia, Caffi já manifesta a repercussão da novidade. “A
imprensa italiana já está me procurando, veículos importantes já estão em busca
de informações sobre o campeonato, veículos de outros países querem instruções
sobre como obter imagens e querem saber se as imagens podem ser mostradas na
Europa”, enumerou. “São vários detalhes que preciso discutir com a organização
da Fórmula Truck para saber o que pode ser feito”.
Alex Caffi vai disputar a Fórmula Truck pela equipe Dakarmotors, que tem sede
na cidade paranaense de Maringá e é chefiada por Carlos Alberto de Assis.
Conhecido nos bastidores da Fórmula Truck pelo apelido “Paraguai”, Assis
acumula 16 anos de experiência na categoria. O caminhão com que Caffi vai
disputar a temporada de 2013 batizado como V3. “Demos esse nome por ser o
terceiro caminhão feito pela nossa equipe”, explicou Assis.
A experiência acumulada na construção de outros dois Fórmula Truck é um dos
trunfos da Dakarmotors. “O caminhão do Alex tem com a receita pronta dos outros
dois. Além disso, fizemos modificações que devem melhorar ainda mais o
rendimento do equipamento”, falou . “Estamos fazendo investimentos na estrutura
da equipe, no caminhão, e contamos com o apoio da Iveco. Vamos trabalhar para
andar na frente o quanto antes”, acrescentou.
O caminhão de Caffi terá no layout as logos de Iveco, Streparava, OIIR,
Casamia, Themac, Skanparts, Robiel, BR-Group, ZF, BorgWarner e Metal Leve. “Vai
ser uma temporada de familiarização à categoria, de muitos testes. Depois da
corrida em Caruaru deveremos fazer testes em Brasília”, antecipou. “Vai ser um
ano de experiência e aprendizado. Só fiz 18 voltas guiando um Truck, tudo vai
ser uma primeira vez para mim em Caruaru”, finalizou.
SEIS ANOS NA F-1
Caffi disputou o Mundial de F-1 de 1986 a 1992. Estreou pela Osella. Em 1988,
transferiu-se para a Dallara-Scuderia Italia, onde ficou por dois anos. Em,
1990, foi piloto da Arrows, que no ano seguinte virou Footwork e representou,
em termos práticos, sua última equipe na categoria. Em 1992, sem conseguir
classificar o carro da Andrea Moda para o grid e com problemas financeiros, foi
substituído na equipe pelo brasileiro Roberto Moreno.
A partir de 1993, Caffi direcionou sua carreira às corridas de longa duração,
com protótipos, e de gran turismo, com atuações na América do Norte e em vários
países da Europa. Desde 2011, vem dedicando-se às competições de rali. O
contato inicial com a Truck deu-se após a penúltima etapa de 2012, em Curitiba,
onde completou cinco voltas com um Mercedes-Benz. Em Brasília, após a corrida
final do campeonato, deu 13 voltas com um Ford.
Caffi será o quinto ex-piloto de F-1 a atuar na Truck. Os outros foram Chico
Serra, que pilotou um Ford em 2008; Gáston Mazzacane, argentino que competiu em
2008 e 2009 com caminhões Mercedes-Benz e Ford; Cristiano da Matta, que pilotou
um Iveco em 2010; e Christian Fittipaldi, que participou de duas etapas em 2012
com Mercedes. É o segundo piloto europeu na categoria, depois do austríaco Egon
Allgauer, que correu em 2009 com um MAN.
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