O primeiro Ford
Explorer acaba de sair da linha de montagem da fábrica da Ford Sollers Elabuga,
no Tartaristão, uma das Repúblicas da Federação Russa, exclusivamente para
atender o mercado russo. É a primeira vez que o SUV americano é produzido, em
larga escala, fora dos Estados Unidos.
O estímulo para
essa ação é que a joint venture Ford Sollers, vendeu mais de 400 unidades do
Explorer, no último mês de fevereiro, um recorde na Rússia, cujo mercado de
utilitários esportivos, representa cerca de 31 por cento dos veículos vendidos
naquele país, segundo pesquisa da agência russa Autostat.
Com uma
população de 143 milhões de habitantes (censo de 2010) e com economia baseada
na agricultura de cereais, pecuária, mineração e indústria que se destaca na
produção de alimentos, máquinas, siderurgia, química etc, se tornou país
emergente, com classe média em ascensão, que dá preferência aos SUVs por seu
estilo e desempenho em terrenos difíceis e também por enfrentar com sucesso as
intempéries comuns na região.
“No momento, a
Rússia caminha para se tornar o maior mercado da Europa, no segmento
automotivo, no qual apresenta uma enorme oportunidade de crescimento",
disse Ted Cannis, CEO da Ford Sollers, na solenidade do início da produção
local do Explorer. O SUV da Ford, que agora começa seu caminho na Rússia, é
produzido na fábrica de Chicago, nos Estados Unidos, e exportado para 64
países.
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