A Ford apresentou na Europa o conceito eWheelDrive,
desenvolvido em parceria com a Schaeffler sobre a plataforma do New Fiesta para
a pesquisa de novas soluções de mobilidade urbana, com foco na criação de
carros menores, mais ágeis e fáceis de estacionar. O veículo, impulsionado por
motores elétricos independentes em cada uma das rodas traseiras, oferece um
espaço sob o capô que é ocupado pelo motor e transmissão nos carros
convencionais, ou por um motor central nos modelos elétricos.
Essa tecnologia
pode contribuir no futuro para o desenvolvimento de um carro para quatro
pessoas que ocuparia o mesmo espaço de um carro atual de dois lugares. O
sistema de direção do eWheelDrive também permitiria ao veículo se mover
lateralmente nas vagas de estacionamento - uma grande inovação nas cidades cada
vez mais populosas e congestionadas.
Com os motores
acoplados nas rodas, os componentes necessários para a direção, desaceleração e
assistência ao motorista ficam instalados em uma unidade integrada ao cubo das
rodas - incluindo o motor elétrico e sistemas de freio e refrigeração.
A Ford se juntou ao projeto liderado pela Schaeffler,
fabricante e fornecedora líder de componentes automotivos com sede na Alemanha,
para pesquisar o potencial de futuros veículos que possam oferecer também
emissões zero e mais espaço para outras finalidades, como zonas adicionais de
proteção.
Os motores
elétricos integrados às rodas são vistos por muitos especialistas da indústria
automotiva como uma tecnologia com grande potencial, em um mundo que se torna
cada vez mais populoso e urbanizado. A projeção é que até 2050 o número de
pessoas vivendo nas cidades aumente de 3,4 bilhões para 6,4 bilhões globalmente
e a quantidade de carros seja quadriplicada.
A Ford vai trabalhar agora junto com a Schaeffler,
Continental, RWTH Aachen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg
para desenvolver, até 2015, duas unidades do chamado projeto MEHREN (Multimotor
Electric Vehicle withHighestRoom and Energy Efficiency), veículo elétrico
multimotor com maior espaço e eficiência energética. O objetivo é aumentar a
integração dos motores nas rodas, com foco em fatores como controle dinâmico do
veículo, frenagem, estabilidade e prazer de dirigir.
"Nós temos desafios que terão de ser enfrentados com
tempo, ideias e investimento", diz Sheryl Connelly, gerente de tendências
globais da Ford. "É começando a pensar agora em novas soluções, com
projetos de pesquisa como o eWheelDrive, que vamos garantir um futuro de opções
e não de restrições."
MECÂNICA ONLINE
Scania na Agrishow
– Apresenta seu novo modelo P 310 6x4 com redutor nos cubos e todas as
vantagens da nova linha Off Road 2013, com veículos indicados para soluções
fora de estrada e rodoviárias. A marca expõe em seu estande os caminhões G 480
6x4, G 440 6x4, P 250 6x4 e P 250 8x2; um chassi de ônibus F 250 4x2 NZ,
integrante da nova linha de motores dianteiros, um motor industrial DC 13 74A e
o R 620 6x2, o caminhão mais potente do Brasil, que está integrado ao
implemento transformado em trailer para recepcionar os clientes.
Honda PCX 150
- A partir de maio, a Honda traz para o mercado brasileiro o scooter mais
admirado do mundo: o PCX modelo 2014. A mais nova integrante da categoria
Family chama a atenção por sua contemporaneidade, liberdade e tecnologia. O
grande destaque fica por conta do sistema inédito “Idling Stop System”, que
permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos do scooter
parado e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no
Brasil, permite uma grande redução no consumo de combustível e na emissão de
poluentes.
QualitasAwards
- Durante a festa que homenageia os melhores fornecedores de 2012 - o
QualitasAwards, o presidente da Fiat Chrysler na América Latina,
CledorvinoBelini, citou a importância de investir fortemente em inovação para
melhorar a competitividade da indústria. “Ainda ocupamos uma posição muito
modesta nos rankings internacionais que relacionam inovação e competitividade.
Se quisermos continuar como uma das maiores economias do mundo, não há outro
caminho: temos que investir em tecnologia e em pessoas”.
Caminhões - A
volta da Fórmula Truck a Pernambuco no mês de maio vai movimentar toda a
matemática da disputa pelos títulos de 2013. Confirmada para dia 19, a corrida
no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, vai valer pela terceira
etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Será também a segunda etapa do
Campeonato Sul-Americano
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário