A Ford e a GM
anunciaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de uma geração
totalmente nova e avançada de transmissões automáticas de 9 e 10 velocidades
para automóveis, crossovers, utilitários esportivos e caminhões. A nova
transmissão, com aplicação em tração dianteira e traseira, terá como foco a
melhora no desempenho dos veículos, aumento da economia de combustível e
satisfação do cliente.
A parceria
permitirá às duas empresas projetar, desenvolver, testar e lançar carros com as
novas transmissões de maneira mais rápida e com menor custo do que se cada uma
trabalhasse de forma independente.
"Os times
de engenharia da Ford e GM já começaram o trabalho inicial de design dessas
novas trasmissões", diz Jim Lanzon, vice-presidente global de Engenharia
de Transmissões da GM. "Nós esperamos que essas novas transmissões
aumentem o padrão da tecnologia, desempenho e qualidade para nossos consumidores,
além de ajudar a melhorar o consumo de combustível dos próximos produtos de
ambas as marcas."
Parceria de
sucesso
Este novo acordo
representa a terceira colaboração, na última decada, envolvendo a Ford e a GM
no desenvolvimento de transmissões. Essas parcerias permitiram às duas marcas
entregar mais de 8 milhões de transmissões de 6 velocidades e tração dianteira,
com alta qualidade e durabilidade aos consumidores de todo o mundo.
A Ford utilizou
essa transmissão de 6 velocidades em alguns dos veículos mais vendidos dos
Estados Unidos, como o sedã Fusion, o crossover Edge e os utilitários
esportivos Escape e Explorer, enquanto a GM aproveitou a tecnologia em veículos
de alto volume, como Chevrolet Malibu, Chevrolet Traverse, Chevrolet Equinox e
Chevrolet Cruze. A parceria inicial serviu como modelo para este novo acordo.
Como antes, cada empresa vai fabricar suas próprias transmissões nas respectivas
fábricas, utilizando muitos componentes em comum.
"O
objetivo é manter a mesma tecnologia de transmissão na Ford e na GM. Isso
aumentará a padronização de peças e dará às duas companhias economia de
escala", diz Craig Renneker, engenheiro chefe da Ford. "No entanto,
cada empresa irá usar seu próprio software de controle para garantir que cada
transmissão seja cuidadosamente combinada de maneira individual com o DNA do
veículo de cada marca."
"Com a
transmissão automática de 6 velocidades que temos em produção hoje, já provamos
que os engenheiros de transmissão da Ford e GM trabalham muito bem
juntos", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Powertrain da
Ford. "Nossas transmissões de tração dianteira superaram as expectativas e
não há razão para acreditar que não teremos o mesmo sucesso com essas novas
transmissões."
"Este
acordo proporciona enormes benefícios para ambas as empresas e renderá grandes
dividendos para os nossos clientes e acionistas", acrescenta Lanzon.
"Ao compartilhar o desenvolvimento dessas duas novas famílias de
transmissões, GM e Ford serão capazes de utilizar com mais eficiência o capital
humano para desenvolver futuras transmissões ainda mais avançadas e trazê-las
ao mercado mais rapidamente do que se trabalhassem sozinhas."
Detalhes
técnicos e informações sobre a utilização das transmissões nos veículos serão
divulgados por cada montadora no momento adequado, antes do lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário