A MAN Latin
America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, recebeu
esta semana, pela primeira vez, em sua fábrica em Resende (RJ) alguns dos
principais encarroçadores argentinos para apresentar em detalhes seu portfólio
Euro 5. A nova legislação de emissões entra em vigor no país vizinho em 2014 e
a ideia é antecipar sinergias e oportunidades de parceria para aumentar a
participação dos chassis Volksbus no mercado argentino.
A exemplo do que
já realiza no Brasil, a montadora vê esse relacionamento próximo como fator
crucial para o sucesso em vendas de seus ônibus, uma vez que amplia o
alinhamento dos projetos do chassi ao da futura carroceria, beneficiando o
cliente. A estratégia contribui para esse maior intercâmbio de informações e
facilita a comercialização de ambos os produtos.
Esse esforço
inédito já mostrou seu potencial e expandiu o leque de oportunidades entre a
montadora e encarroçadores. “A iniciativa é muito importante e pertinente para
que possamos conhecer melhor a operação da MAN Latin Ameirca e de seus
produtos, identificando futuras possibilidades de parceria na Argentina. A
carroceria não é nada sem o chassi e vice-versa”, ressalta Héctor Rossi, da
Carrocerias Lucero SRL e um dos participantes do encontro.
Em 2013, a MAN
Latin America comemora 15 anos de presença de produtos Volkswagen e MAN no
mercado argentino. E a montadora vem dedicando cada vez mais esforços para
continuar a crescer sua participação no país vizinho.
Transição ao
Euro 5 exige investimento também nas carrocerias
Pelo texto atual
da legislação, os encarroçadores argentinos devem seguir o mesmo modelo adotado
no Brasil. Ou seja, para cada novo veículo ou motorização, cumprirão o processo
completo de homologação do projeto da carroceria. Esse desenvolvimento requer
investimento e planejamento prévio e a parceria com a MAN Latin America vem
para somar, suavizando a transição para essas empresas.
Encarroçadores
reconhecem diferenciais do chassi VW
Entre as
novidades apresentadas da linha Volksbus Euro 5, um dos destaques ficou por
conta da motorização própria. O MAN D08, produzido no Brasil pela MAN Latin
America, equipa alguns dos novos chassis e traz como grande diferencial o
sistema de tratamento de gases EGR (de Recirculação de Gases de Exaustão), no
qual não é necessária a adição do Arla 32 e não há interferência no
encarroçamento do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário