A Audi expandiu para
outros países asiáticos a Audi R8 LMS Cup, que estreou com sucesso no ano
passado com provas realizadas apenas em pistas da China. O primeiro campeonato
exclusivo da marca disputado por modelos R8 em todo o mundo visitará circuitos
na Coreia do Sul, Malásia e Macau em 2013. Seguindo o crescimento da série, o
número de carros no grid também aumentou de 16 para mais de 20, o que resulta
em mais um incentivo da fabricante alemã ao desenvolvimento do esporte a motor
na Ásia.
"Para nós, a Audi R8 LMS Cup é um excelente embaixador
do gene esportivo da Audi e de nossa expertise tecnológica em um importante
mercado em crescimento da Ásia", disse Rene Koneberg, que comanda a Audi
R8 LMS Cup. A série é composta por doze corridas, divididas em seis rodadas
duplas. A etapa de abertura da temporada será nos dias 4 e 5 de maio em Zhuhai,
no Sul da China, e terá equipes de representantes Audi da Coreia do Sul, Taiwan
e Hong Kong.
"Teremos novos pilotos de grande nível técnico, o que
deve deixar a disputa pelas primeiras posições ainda mais competitiva neste
ano. A Audi tem estabelecido um novo padrão para o que chamamos de customer racing na Ásia com este campeonato", diz Koneberg.
Os novos nomes no grid da R8 LMS Cup incluem a ex-piloto da
DTM Rahel Frey e o chinês Congfu Cheng, que acumula vários anos de experiência
internacional. O campeão do ano passado, Marchy Lee, de Hong Kong, também está
confirmado, assim como o vice-campeão de 2012, Adderly Fong. O ex-piloto de
Fórmula 1 da Malásia, Alex Yoong, também é um dos nomes cotados para a vitória
na temporada de 2013. O cantor e ator de Hong Kong, Aaron Kwok, reconhecido por
ser um talentoso piloto em fase inicial de carreira, também estará no grid e
reforça a característica Pro-AM da R8 LMS Cup. O torneio tem como uma de suas
premissas permitir o ingresso de novos nomes ao esporte a motor, através do
confronto com pilotos mais experientes.
A R8 LML Cup começa a temporada com um kit de upgrade que
incluiu um motor mais potente e modificações aerodinâmicas. Além disso, o
acerto e os dados de telemetria de todos os carros estarão disponíveis para os
demais competidores. "Dessa forma, os pilotos menos experientes podem
aprender com os profissionais, e o conceito de customer
racing se beneficia como um todo", acrescenta Koneberg.
A versão de competição usada na LMS Cup tem mais de 50% de
suas características vindas do modelo de rua. A Audi Sports da China dá suporte
aos novos pilotos da série com tudo o que um novo competidor precisa para se
preparar para as provas - o que inclui cursos de pilotagem, carros de corrida
prontos para competição e uma completa estrutura organizacional.
Além da disputa pelo título de campeão geral da R8 LMS Cup,
há categorias para pilotos amadores e equipes - neste ano de 2013 foi criada
uma classe independente para distribuidores que competem com suas próprias
estruturas, incentivada pela Audi China. A segunda economia do mundo é o maior
mercado da marca dos quatro anéis ao redor do mundo. A Audi entregou em 2012
mais de 400 mil carros a seus clientes na China, o que caracteriza o melhor
resultado de vendas da marca no país.
Veja o calendário das corridas da Audi R8 LMS Cup em 2013:
04 e 05 de maio - Zhuhai International Circuit (China)
06 e 07 de julho - Ordos International Circuit (China)
03 e 04 de agosto - Inje Auto Theme Park (Coreia do Sul)
30 e 31 de agosto - Sepang International Circuit (Malásia)
26 e 27 de outubro - Xangai International Circuit (China)
09 e 10 de novembro - Guia International Circuit (Macau)
Nenhum comentário:
Postar um comentário